comitium

Teste: mini ferramenta Pro 13 funções (PRTL0099-EAN)

A Pro continuar a inovar, sempre na vanguarda em termos de tecnologias e soluções para todas as vertentes do ciclismo. Desta vez testámos uma engenhosa mini ferramenta com 13 funções que pode ser acoplada ao selim.

Teste: mini ferramenta Pro 13 funções (PRTL0099-EAN)
Teste: mini ferramenta Pro 13 funções (PRTL0099-EAN)

Esta mini-ferramenta (do tamanho de uma ponta e mola fechada), pesa 128 gramas (valor real pesado na nossa balança) e inclui 13 funcionalidades: chaves sextavada de 2, 2.5, 3, 4, 5 e 6mm; chaves T25 e T30; 2 chaves parafusos (Phillips e estrela); dois desmontas, saca-correntes e apoio para elo rápido.

A base é robusta, sendo fabricada em aço, enquanto os desmontas são em plástico resistente, com os restantes componentes em liga metálica.

Teste: mini ferramenta Pro 11 funções (PRTL0099-EAN)

 

As chaves sextavada e as T25 e T30 ficam bem apoiadas nas laterais da base, não havendo o perigo de se soltarem inesperadamente quando usamos a ferramenta (e ainda bem que assim é, pois são muito pequenas e nos trilhos, com vegetação, seria um suplício encontrá-las caso as perdessemos). Os próprios desmontas ficam bem conectados à base através de um clip, notando-se um cuidado especial na construção de todos os componentes desta ferramenta.

Tentámos exagerar na utilização dos desmontas para tentar perceber se são frágeis, mas mesmo abusando da força, é praticamente impossível dobrá-los ou parti-los.

Teste: mini ferramenta Pro 11 funções (PRTL0099-EAN)

 

Não é fácil retirar as cabeças das chaves (sextavada e T25/30), por isso sugerimos usar um dos desmontas como alavanca. Como o corpo da ferramenta tem um roquete embutido, basta colocar a chave no orifíco e aproveitar essa funcionalidade. Como não podia deixar de ser, a chave de roquete tem rotação para os dois lados, e para escolher o lado de rotação basta clicar na pequena guia colocada por baixo do encaixe.

O roquete funciona muito bem, contudo a chave que escolhermos fica muito justa, o que nem sempre é ergonómico quando temos de apertar, por exemplo, um parafuso de difícil acesso. Em todo o caso, nas restantes situações, o seu funcionamento é preciso e eficaz.

Quanto à chave de correntes, não é fácil de retirar da base (pelo menos a que testámos). Para a retirar da base é necessário carregar com um dedo em cada lado da base e, com outra mão, puxar a chave de correntes para o exterior. No nosso caso, só conseguimos retirar usando um dos desmontas a fazer pressão em cada lado, aos poucos, puxando para fora a chave de correntes. Depois de extraída, é fácil de usar e podemos apoiar-nos no efeito de roquete da base para mais rapidamente retirar os elos da corrente.

Teste: mini ferramenta Pro 11 funções (PRTL0099-EAN)

 

Uma das mais-valias desta ferramenta é a sua polivalência já que pode ser acoplada a um selim da marca PRO. Os selins da PRO têm umas furações na base e como esta ferramenta traz uns apoios compatíveis, basta montá-los e a ferramenta ficará devidamente alojada debaixo do selim, entre os carris, completamente imóvel. Trata-se de um sistema inteligente e prático de usar.

No cômputo geral, gostámos desta ferramenta e o seu preço - 49,95€ - é inferior ao que estávamos à espera. Numa altura em que todas as marcas estão a criar produtos que se complementam, esta PRTL0099 é uma lufada de ar fresco no mercado das ferramentas.

  • Peso: 128 gramas
  • Preço: 49,95€
  • Distribuidor: Sociedade Comercial do Vouga (www.scvouga.pt)

Arquivado em:

Os melhores videos