comitium

TESTE capacete Fox Rampage Pro Carbon

O RPC tem uma parte interior totalmente nova com sistema MIPS, mas há mais novidades. Neste artigo explicamos todos os detalhes...

Hector Ruiz

TESTE capacete Fox Rampage Pro Carbon
TESTE capacete Fox Rampage Pro Carbon

A Fox renovou o seu capacete integral Rampage Pro Carbon (RPC) ao substituir o anterior sistema Fluid Inside pelo conhecido MIPS. Assim, os anteriores discos semi-viscosos que estavam no interior, responsáveis pela dissipação das forças rotacionais, dão agora lugar à camada interna característica do MIPS. Esta última foi instalada da forma mais minimalista e ventilada possível, e na realidade é muito bem feita e tem grandes espaços para permitir a passagem do ar.

fox rampage
 

O revestimento interior também foi redesenhado e é mais arejado, com superfícies de malha maiores do que antes. Contudo, o acolchoamento da bochecha é mais generoso em espessura do que antes, o que é percetível quando pedalamos no Bike Park durante horas sem o tirar e a pressão na mandíbula aumenta. De série vem com 40 mm, embora existam alternativas de 35 e 45 mm.

De facto, é importante testar antes de comprar, pois o tamanho geral tende a ser pequeno e o tamanho M testado é quase um S em outras marcas. A ventilação é boa, não o achámos abafado, embora limitado para o tipo de capacete de DH que é. Estruturalmente, o seu tamanho é volumoso, um pouco mais que outros rivais no seu segmento (Troylee D3, 100% Aeronaves...) e não é particularmente leve, com 1.233 g no tamanho testado, embora cerca de 50 g a menos que a versão anterior.

interior do capacete
 

É por isso que não nos parece o mais adequado para a utilização em Enduro (especialmente quando comparado com o Fox Proframe), sobretudo em competições onde podemos passar mais de 4 ou 5 horas nas montanhas com ele, mas logicamente é uma opção válida se queremos o mais alto nível de proteção que se pode encontrar no mercado. 

dsc 0037
 

A sua construção, embora camuflada sob alguns tons muito marcantes (a cor branca tem partículas brilhantes ao sol), é feita de fibra de carbono, algo que gostaríamos que fosse deixado um pouco visível, embora não seja muito relevante. E por baixo da estrutura de carbono está o interior de dupla densidade EPS Varizorb, que dissipa muita da energia dos impactos, em caso de queda. Ao toque, sente-se muito robusto em toda a sua estrutura, incluindo a proteção do queixo (pressionar com força nos lados não o flete de todo), e é um capacete no qual podemos depositar toda a nossa confiança.

dsc 0089
 

A Fox aproveitou a oportunidade para melhorar alguns aspetos e o principal foi a pala. A anterior era completamente magnética, e embora se mantivesse firme, um golpe inesperado com um ramo de árvore poderia fazer-nos chegar ao fim da descida sem pala. É por isso que a nova é aparafusada nas laterais e encaixada na frente. Estes parafusos, no caso de um forte impacto - ou uma queda - são libertados para evitar o aumento das forças rotacionais.

dsc 0042
 

Outros detalhes também foram tratados, tais como os elásticos que envolvem as presilhas, ou aqueles que terminam a parte interior da proteção do queixo, agora com uma malha interna que impede qualquer coisa de entrar diretamente na boca, tais como uma pequena pedra ou uma mosca. Tem fivela dupla de carbono, um detalhe que hi-tech que demarca este capacete.

FICHA TÉCNICA:

Nota: 9

O melhor: Robustez e nível de proteção. Detalhes. 

A melhorar: Pressão no maxilar um pouco alta. Preço e peso.

Características: Carcaça de fibra de carbono. Estrutura EPS de dupla densidade. Sistema interno MIPS. Almofadas antibacterianas X-Static.

Opções: 4 tamanhos (S, M, L e XL). 5 opções de cor.

Peso: 1.233 g (tamanho M, 57-58 cm).

Preço: 499 euros.

Contato: www.foxracing.com

Arquivado em:

TESTE sapatos Specialized Rime Flat

Relacionado

TESTE sapatos Specialized Rime Flat

TESTE: nova Mondraker Raze

Relacionado

TESTE: nova Mondraker Raze

TESTE impermeável Rockrider ST 500

Relacionado

TESTE impermeável Rockrider ST 500

Nova Scott Patron eRide

Relacionado

Nova Scott Patron eRide

TESTE Pneus Specialized Butcher Grid Gravity T9 29 x 2,3" e Eliminator Grid Gravity T7/T9 29 x 2.3"

Relacionado

TESTE Pneus Specialized Butcher Grid Gravity T9 29 x 2,3" e Eliminator Grid Gravity T7/T9 29 x 2.3"

Os melhores videos