comitium

TESTE sapatos Specialized Rime Flat

Se usas pedais de plataforma, já deves saber que é necessário usar sapatos de boa qualidade, rígidos o suficiente para não dispersar a potência aplicada nos pedais, mas confortáveis o suficiente para permitir caminhar quando os trilhos são impraticáveis.

TESTE sapatos Specialized Rime Flat
TESTE sapatos Specialized Rime Flat

No BTT, nem todos usam pedais de encaixe. Quer seja porque praticam uma vertente mais agressiva que requer ter de retirar o pé do pedal com frequência, quer por gosto pessoal. Por isso mesmo, os pedais de plataforma evoluíram bastante, tal como os de encaixe. Além disso, os sapatos próprios para este tipo de pedais de plataforma deixaram de ter aquele aspeto gigante do passado.

A Specialized lançou recentemente no mercado os Rime Flat, que no fundo servem dois propósitos: serem o teu melhor aliado nos trilhos e passarem a ser o teu calçado favorito para relaxar logo após a barrigada de trilhos. Parece confuso? Eu explico. Estes Rime, ao contrário de uma boa parte dos sapatos específicos para pedais de plataforma, possui uma sola com uma parte dianteira flexível, o que permite caminhar sem esforço. Deste modo aliam os detalhes técnicos próprios para o BTT puro e duro ao estilo casual.

sapatos Rime 2
 

A cobertura é em TPU, com construção vulcanizada, para maior durabilidade. Deste modo, as costura são minimizadas. Além disso, este modelo inclui um acolchoamento XPEL hidrofóbico. Assim, mesmo que andes à chuva, a secagem será muito mais rápida do que noutro tipo de sapatos. E para limpar os sapatos basta passar com toalhetes húmidos e ficam impecáveis. 

A biqueira do sapato é reforçada e moldada por injeção, protegendo os nossos pés de imprevistos. Aliás, toda a parte interior é almofadada para proteger os tecidos moles e os ossos dos pés, com espuma EVA. Como não podia deixar de ser, inclui a tecnologia Body Geometry, com palmilha própria e a lista de características que visam reduzir o risco de lesões: arco longitudinal, cunha Varo e botão do metatarso. 

sapatos Rime 3
 

Mas é na sola que reside aquela que é - para mim - a característica principal. Esta sola utiliza a borracha SlipNot Super Tacky, com uma aderência difícil de igualar. É de longe a melhor que temos usado em pedais de plataforma, pois mantém eficazmente os pés nos pedais (quase como se usássemos pedais de encaixe) e em momentos de apuros - quando temos de apoiar o pé num tronco ou rocha - demonstram ter uma aderência e resistência muito elevada. 

O único senão é que esta aderência implica que quando caminhamos, estes têm a tendência de acumular a sujidade, quase como se tivessem um íman. Sobretudo pequenas pedras. Por isso mesmo, recomendamos descalçar os sapatos antes de entrar em casa ou no automóvel. 

Obviamente, o acolchoamento é bom por um lado (pois diminui a possibilidade de nos magoarmos em caso de pancada), mas é mau por outro, pois nos dias mais quentes sobreaquece o interior do mesmo. Recomendamos não usar meias grossas para evitar este problema, além de que a medida deste sapato segue a regra dos modelos de estrada e XCO.

sapatos Rime 4
 

A caminhar os Rime Flat cumprem a sua função. São maioritariamente rígidos, embora a sua sola tenha uma margem de flexão na parte dianteira, contudo não são propriamente os sapatos ideais para usares o dia inteiro a caminhar. São resistentes e disfarçam bem a sujidade (sobretudo aquela que normalmente surge na biqueira quando raspamos no pneu, ou a típica marca da corrente na parte interior do sapato do pé direito). 

Estilo não lhes falta e quando fores beber a cerveja no fim de um dia após uma série de descidas vais agradecer por teres estes Rime calçados em vez de uns sapatos mais rígidos do que uma tábua. 

Os Rime estão à venda do tamanho 41 ao 46 e custam 129,90 euros. Poderás saber mais clicando aqui

TESTE: sapatos Specialized S-Works Ares

Relacionado

TESTE: sapatos Specialized S-Works Ares

Teste: Chave dinamométrica digital Pro Team

Relacionado

Teste: Chave dinamométrica digital Pro Team

Teste rolo de treino interativo Zycle Smart ZPro

Relacionado

Teste rolo de treino interativo Zycle Smart ZPro

Teste Scott Addict eRide 10 (com vídeo)

Relacionado

Teste Scott Addict eRide 10 (com vídeo)

Novos sapatos Rime Flat da Specialized revelados

Relacionado

Novos sapatos Rime Flat da Specialized revelados

Os melhores videos