BUTCHER GRID GRAVITY READY T9 29 x 2,3"
Começando pelos Butcher, ideais para Trail, mas também para Enduro e All Mountain, sugerimos adotar uma pressão entre os 2 e os 2.5 bars, para serem mais flexíveis e aderentes. Na nossa opinião, devem ser colocados idealmente na roda traseira devido à sua borracha bem como aos tacos.
No que diz respeito à montagem, e por ter um talão mais duro, requer um esforço extra. De facto, tivemos de recorrer a dois desmontas para o conseguirmos colocar no aro. No entanto, após devidamente colocado, sela bem e não tivemos mais problemas posteriormente. Este pneu pesa 1.27 kg, um valor inferior ao que a marca apresenta no seu catálogo, e tem uma largura de 59 mm quando devidamente enchido com 2.5 bar.
O seu comportamento no terreno é heterogéneo, dependendo do tipo de piso. Ou seja, têm uma boa aderência geral, mas em terreno mais solto e seco, exigem cuidado redobrado. Por outro lado, em terreno compacto ou em terreno húmido, está como peixe na água. O tempo de resposta em travagem é razoável, sobretudo em linha reta, no entanto, em curva preferíamos ter um pouco de mais aderência.

A rolar, o pneu adere bastante bem, tal como em subida, fruto dos seus tacos sobredimensionados. Mas se quisermos rolar mais rápido notamos o atrito desta configuração dos tacos. No cômputo geral, isto significa que se comportam melhor na vertente mais extrema do que na rolante. Existem outras medidas, nomeadamente 27,5 x 2.3 e 2.6, bem como 29 x 2.6. Este pneu custa 70€ e poderás saber mais detalhes aqui.
ELIMINATOR GRID GRAVITY Ready T7 / T9 29 x 2,3"
Se adotarmos uma pressão entre os 1.8 e os 2.4 bar aproveitamos ao máximo as suas capacidades. É um pneu flexível quanto baste, com uma mescla fantástica de compostos. Quer a descer em terra solta, dura ou cascalho, e mesmo em escadas e empredrado a aderência é excelente.
Montei o Eliminator na roda dianteira devido à configuração dos seus tacos e à flexibilidade proporcionada. Optei pelo pneu mais macio à frente, para uma condução mais previsível. Quanto à montagem, foi bem mais fácil. Com um peso de 1.22 kg no tamanho 29 x 2.3”, não se trata de um pneu leve, mais sim resistente, macio e fiável. Trata-se de um pneu fantástico, com uma aderência em curva soberba, e que transmite segurança.

Amortece e adere ao solo como poucos, permitindo ir além dos nossos próprios limites. Recomendamos não ultrapassar a barreira dos 2.4 bar, pois caso contrário ficam demasiado rígidos e “fogem” da linha traçada. Em zonas técnicas estão como peixe na água e a rolar aderem bem, mas devido aos seus tacos, criam um pouco de atrito. Custa 70 euros, está disponível em 27,5 x 2.3 e 2.6, bem como em 29 x 2.6 e poderás saber mais detalhes aqui.