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TESTE Pneus Specialized Butcher Grid Gravity T9 29 x 2,3" e Eliminator Grid Gravity T7/T9 29 x 2.3"

Testámos duas grandes novidades em termos de pneus da marca Specialized, com os novíssimos compostos T7 e T9. Sucintamente, o T7 permite rolar a alta velocidade e o T9 permite mais tração e aderência. Conjugados com a tecnologia Grid Gravity que maximiza a proteção contra os furos e proporciona mais estabilidade em curva, estes pneus são a conjugação ideal para os trilhos mais agressivos e praticamente à prova de bala.

Miguel Le Coroller

TESTE Pneus Specialized Butcher Grid Gravity T9 29 x 2,3" e Eliminator Grid Gravity T7/T9 29 x 2.3"
TESTE Pneus Specialized Butcher Grid Gravity T9 29 x 2,3" e Eliminator Grid Gravity T7/T9 29 x 2.3"

BUTCHER GRID GRAVITY READY T9 29 x 2,3"

Começando pelos Butcher, ideais para Trail, mas também para Enduro e All Mountain, sugerimos adotar uma pressão entre os 2 e os 2.5 bars, para serem mais flexíveis e aderentes. Na nossa opinião, devem ser colocados idealmente na roda traseira devido à sua borracha bem como aos tacos.

No que diz respeito à montagem, e por ter um talão mais duro, requer um esforço extra. De facto, tivemos de recorrer a dois desmontas para o conseguirmos colocar no aro. No entanto, após devidamente colocado, sela bem e não tivemos mais problemas posteriormente. Este pneu pesa 1.27 kg, um valor inferior ao que a marca apresenta no seu catálogo, e tem uma largura de 59 mm quando devidamente enchido com 2.5 bar.

O seu comportamento no terreno é heterogéneo, dependendo do tipo de piso. Ou seja, têm uma boa aderência geral, mas em terreno mais solto e seco, exigem cuidado redobrado. Por outro lado, em terreno compacto ou em terreno húmido, está como peixe na água. O tempo de resposta em travagem é razoável, sobretudo em linha reta, no entanto, em curva preferíamos ter um pouco de mais aderência.

butcher principal
 

A rolar, o pneu adere bastante bem, tal como em subida, fruto dos seus tacos sobredimensionados. Mas se quisermos rolar mais rápido notamos o atrito desta configuração dos tacos. No cômputo geral, isto significa que se comportam melhor na vertente mais extrema do que na rolante. Existem outras medidas, nomeadamente 27,5 x 2.3 e 2.6, bem como 29 x 2.6. Este pneu custa 70€ e poderás saber mais detalhes aqui

ELIMINATOR GRID GRAVITY Ready T7 / T9 29 x 2,3"

Se adotarmos uma pressão entre os 1.8 e os 2.4 bar aproveitamos ao máximo as suas capacidades. É um pneu flexível quanto baste, com uma mescla fantástica de compostos. Quer a descer em terra solta, dura ou cascalho, e mesmo em escadas e empredrado a aderência é excelente.

Montei o Eliminator na roda dianteira devido à configuração dos seus tacos e à flexibilidade proporcionada. Optei pelo pneu mais macio à frente, para uma condução mais previsível. Quanto à montagem, foi bem mais fácil. Com um peso de 1.22 kg no tamanho 29 x 2.3”, não se trata de um pneu leve, mais sim resistente, macio e fiável. Trata-se de um pneu fantástico, com uma aderência em curva soberba, e que transmite segurança.

eliminator principal
 

Amortece e adere ao solo como poucos, permitindo ir além dos nossos próprios limites. Recomendamos não ultrapassar a barreira dos 2.4 bar, pois caso contrário ficam demasiado rígidos e “fogem” da linha traçada. Em zonas técnicas estão como peixe na água e a rolar aderem bem, mas devido aos seus tacos, criam um pouco de atrito. Custa 70 euros, está disponível em 27,5 x 2.3 e 2.6, bem como em 29 x 2.6 e poderás saber mais detalhes aqui.

 

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