Já tínhamos testado uma chave de torque digital da PRO e agora chegou a vez de analisarmos uma bomba específica para suspensões da conceituada marca que pertence ao grupo Shimano.
A Team (designação oficial PRPU0106) pesa 168 gramas, é construída em alumínio e inclui vários detalhes que a tornam uma excelente opção.
Esta bomba digital leva uma pilha comum CR2032 (das mais fáceis de encontrar no mercado), sendo a sua colocação bastante acessível. O mostrador digital é de fácil leitura, com dígitos grandes, e podemos escolher, através do único botão existente, junto ao manómetro, se queremos os dados em PSI, Bar ou kg/cm2. O mostrador apresenta igualmente o estado da pilha.
A cabeça de aperto é redonda, para um fácil manuseamento e possui um sistema oscilante que facilita a colocação e rotação praticamente em qualquer ângulo, permitindo o acesso do bocal de enchimento da suspensão ou amortecedor. Isto pode parecer um aspeto pouco relevante, mas não é. Como as bicicletas modernas têm cada vez mais designs ocultos do seu sistema de amortecimento traseiro, ter a possibilidade de colocar a cabeça da bomba num ângulo extremo é uma mais valia muito importante.
Para além disso, o tubo tem o comprimento suficiente e a mobilidade exigível para conseguirmos aceder a pontos de enchimento mais incomuns. Ao enroscarmos o bocal de enchimento da bomba no amortecedor ou suspensão, o mostrador mostra imediatamente a pressão existente no sistema hidráulico - aliás, tal como nas bombas tradicionais -, mas tratando-se de um sistema digital, é mais sensível, fruto do sensor de transferência de ar.

Isto significa que, quando colocamos a pressão que queremos, convém esperar alguns segundos antes de desenroscar o bocal, pois imediatamente os valores começarão a baixar, o que é perfeitamente normal, pois a partir do momento que o sistema deixar de estar selado - contato entre o bocal da bomba e do amortecedor/suspensão - perde-se sempre volume. No início, estranha-se, depois entranha-se.
O importante é ter a noção de que, após colocarmos a pressão que queremos, não importa o ar que se perde posteriormente, pois ronda os 2% de perda, um valor irrelevante em sistemas hidráulicos com este nível de pressão.
Caso tenhamos colocado mais pressão do que aquela pretendida, um botão localizado na parte traseira auxilia. Deste modo, podemos continuar a olhar para o manómetro, enquando a válvula liberta o ar em excesso. Quanto à pressão máxima permitida, chega perfeitamente para todo o tipo de suspensões e amortecedores no mercado: 11 Bar / 160 PSI.
A pega é fabricada em plástico de alta resistência e o processo de enchimento é facilitado através do sistema interno lubrificado, não sendo necessário fazer muita força, ao contrário das bombas mais antigas que as marcas de suspensões ofereciam há alguns anos.
No cômputo geral, é uma excelente ferramenta, robusta, fiável, com a particularidade de mostrar os dados de modo digital e, sobretudo, com a mais valia de ter a flexibilidade suficiente para permitir o acesso ao bocal de enchimento de amortecedores de difícil acesso. Aliás, da PRO não esperávamos outra coisa. Chapeaux!
Ficha técnica:
- Pressão máxima: 11 Bar / 160 PSI
- Peso: 168 g
- Preço: 79,95€
- Importador: Sociedade Comercial do Vouga (www.scvouga.pt).
- Site: https://www.pro-bikegear.com/pt/accessories/pumps/shock-pump-team