comitium

TESTE: rodas Vision Metron 45 RS

As Metron RS são as rodas topo de gama da Vison, com aros e raios em carbono. Têm uma largura interna mais ampla para otimizar a aerodinâmica e possibilitar a utilização de pneus mais largos. Este é o nosso veredicto após o teste durante alguns meses. 

José Gisbert

Testámos as rodas Vision Metron 45 RS
Testámos as rodas Vision Metron 45 RS

Nos últimos anos, as rodas de ciclismo sofreram várias modificações. Por um lado, o carbono tornou-se o material dominante, e o perfil dos aros ficou mais elevado. Além disso, as melhores rodas usam rolamentos selados cerâmicos, sistema tubeless e cepos com sistema ratchet. Por último, os raios deixaram de ser de alumínio, passando a ser de carbono para, pelo menos em teoria, aumentar a leveza, a rigidez e a resistência. 

Estas Vision Metron RS (Racing Series) incluem todas estas características e estáo ao mesmo nível de outras rodas topo de gama de marcas rivais. 

Ruedas Vision Metron

100% CARBONO

Quanto aos raios em carbono, estes - denominados AXF (Advanced X CarbonFiber) - são 108g mais leves do que os das Metron SL, permitindo que o peso total das rodas se cifre nuns competitivos 1.284g (peso verificado pela nossa balança). 

São fabricados em fibra de carbono unidirecional, rematados com uma peça de alumínio nas extremidades, que entra em contato com os batentes do cubo e dos olhais no aro. Têm uma secção plana de 3 mm e nas extremidades é cilíndrica de 1,8 mm. Quanto ao enraiamento, a dianteira tem 18 raios - 12 com três cruzamentos no lado do disco e 6 retos no lado oposto - e a traseira tem 24 - 16 com três cruzamentos do lado da transmissão e 8 com um cruzamento no lado do disco -. 

Se olharmos com atenção, conseguimos ver que os raios nunca tocam uns nos outros, evitando ruídos parasitas. Além disso, para aceder às cabeças dos raios - com sistema de autobloqueio, para evitar que se desapertem - para ajustar a tensão ou substituir um raio danificado, temos obrigatoriamente de retirar a fita do aro, o que é uma desvantagem se utilizarmos o sistema tubeless. 

Test Ruedas Vision Metron 45 RS foto 2

RODAS DE ALTA QUALIDADE

Os aros também são fabricados em carbono unidirecional e têm um design sóbrio, com o logotipo negro. O formato transversal é toroidal - atualmente é o mais utilizado - e a largura interna atinge 23 mm, ou seja, mais 2 mm do que nas rodas Metron SL, um valor perfeito para utilizar pneus de 28 ou 30 mm, embora possibilite usar uma medida maior. Ao usarmos pneus largos como estes, a aerodinâmica proporcionada pelo conjunto pneu+roda é maior e isso já comprovámos noutros testes que realizámos. 

Quanto à largura externa, supera 31 mm na versão com perfil de 45 mm, e 33 mm na de 60 mm. São compatíveis com sistema tubeless e não são hookless, portanto podemos usar pneus convencionais. Convém ressalvar que a pressão máxima admitida é de 103 PSI, ou seja, 7 BAR. Os cubos são novos: tratam-se dos V-1000 de alumínio forjado CNC desenhados pela Vision, os quais são específicos para fixações em forma de T dos raios em carbono. 

Mathis Le Barre

O cepo PRS (Power Ratchet System) tem 72 dentes helicoidais sobredimensionados, que equivalem a um ângulo de engrenagem de 5º, portanto são 24% mais rápidos a engatar do que o sistema de 6 linguetes do cepo das Metron SL, ou que o ratchet da DT Swiss com os seus 54 dentes e 6,7º de ângulo. Além disso, para desmontar o cepo não precisamos de ferramentas. Os rolamentos selados cerâmicos estão repartidos na configuração clássica, ou seja, 2 unidades no cubo dianteiro e 4 no traseiro - 2 dentro do cepo -. 

A Vision refere que nos testes realizados no túnel de vento, as Metron 45 RS tiveram um comportamento aerodinâmico exemplar, com valores que suplantam a versão anterior. Também no capítulo da rigidez lateral esses valores foram otimizados, graças à utilização de raios de carbono e à largura interna dos aros. 

MAIS RENDIMIENTO

Testámos estas Metron RS na versão com 45 mm de perfil, uma medida mais versátil do que a opção de 60 mm, que se destina a terrenos sobretudo planos (além de serem 100g mais pesadas). Montámos uns pneus tubeless de 28 mm e embora a montagem tenha sido relativamente fácil, para as desmontar - para testarmos outros pneus - o processo foi mais complicado devido ao desnivelamento longitudinal dentro do aro, que no fundo evita que o pneu saia quando perde pressão (um sistema de segurança bastante apreciado). 

Perfil de 60mm

Em andamento é notória a rigidez destes aros, mas sobretudo a rapidez com que aceleram. São bastante ágeis, reativas e fiáveis, embora tenhamos notado que filtram menos as irregularidades da estrada do que outras rodas. Em todo o caso, perante ventos laterais, não notámos movimentos involuntários indesejados nem nos sentimos em perigo.

Os seus rolamentos cerâmicos reduzem as perdas por fricção, conseguindo rolar eficazmente e quanto ao som do cepo do tipo ratchet, é bastante audível quando deixamos de pedalar, fruto dos seus 72 dentes helicoidais. 

FICHA TÉCNICA

Preço: 3.109 €
Peso: 1.284 g (sem as fitas de aro)
Medidas: 45 mm de perfil; 23 mm de largura interna e 31 mm de largura externa.
Inclui: Válvulas tubeless, fitas de aro para câmaras e para tubeless, bolsas de transporte, apertos dos discos.
Opções: Perfil 60 mm; cepo Shimano HG, SRAM XDR.
Distribuidor: Comet, comet@comet.es
Site: www.visiontechusa.com

Arquivado em:

Já testámos as rodas rodas Mavic S 42 Disc

Relacionado

TESTE: rodas Mavic S 42 Disc

Testámos as rodas ONE K RD Ultimate

Relacionado

TESTE: rodas ONE-K RD Ultimate

Testámos as rodas Progress GPX Nitro 2

Relacionado

TESTE: rodas Progress GPX Nitro 2

Testámos as rodas Industry Nine Solix XC Carbon

Relacionado

TESTE: rodas Industry Nine Solix XC Carbon

Testámos as rodas Reynolds 309 XC Pro

Relacionado

TESTE: rodas Reynolds 309 XC Pro