comitium

Queres fazer um upgrade na tua bike?

Se ainda não tens um espigão telescópico na tua bicicleta e costumas pedalar em zonas técnicas com descidas verticais, um acessório destes pode ser o melhor upgrade que podes fazer.

Queres fazer um upgrade na tua bike?
Queres fazer um upgrade na tua bike?

O BTT é uma modalidade viciante e é normal queremos fazer upgrades na nossa bicicleta. Há quem compre componentes unicamente quando os de origem estão em mau estado e há quem mude consoante a sua vontade (e tamanho da carteira). 

Se já andas em trilhos mais técnicos e com descidas verticais, já te deves ter apercebido que é necessário chegar o corpo para trás do selim, para mudar o centro de gravidade. Nem sempre é fácil chegar o corpo atrás, pois por vezes, sobretudo com calções largos, os mesmos prendem-se no selim, dificultando a manobra. 

Há quem pare antes de uma descida técnica e baixe o selim, sendo necessário, posteriormente, voltar a colocá-lo à altura ideal. Isto não é prático, daí terem sido inventados os espigões telescópicos.

A PRO é uma marca que pertence ao grupo da Shimano e possui vários modelos de espigões deste tipo e neste artigo em concreto abordamos o modelo Tharsis 100, o qual, como o nome indica, tem 100 m de curso e está disponível versões com um diâmetro de 27.2, 30.9 e 31.6 mm. O de 30.9 mm que recebemos pesa cerca de 452 gramas, um valor mediano tendo em conta o mercado e destina-se não só a bicicletas de XC e XCM, mas também - na nossa opinião, a bicicletas de Trail e mesmo e-BIKES. 

O sistema de atuação (ar comprimido) é selado, com vedantes e orings de boa qualidade, sendo o corpo do espigão em alumínio 7075 e o veio é em alumínio forjado 3D. A versão de 27,2 mm é mais leve e o tubo inferior é em alumínio 6061 forjado 3D, com veio em alumínio 7075. Nesse caso possui parafusos em titânio. 

Pro Tharsis
 

Este modelo destina-se a cablagem interna, ou seja, deve ser montado em quadros que possuem esta característica. Quanto ao sistema de encaixe do selim, baseia-se numa abraçadeira com dois parafusos.

Esta versão é nova, com um cartucho mais leve e uma anilha redesenhada e o seu funcionamento é muito fácil e intuitivo. Obviamente, para o usar, é necessário adquirir um manípulo remoto compatível para o guiador, com a respetiva bicha e cabo. Sugerimos uma de duas opções: o modelo PRACO211 (com uma abraçadeira semelhante a um manípulo de mudanças) ou o modelo PRACO212 (com um design mais compacto). 

O sistema de acoplamento do selim é intuitivo, mas requer paciência e aconselhamos sempre montar o selim antes de colocar o espigão no quadro. Obviamente, para montar a cablagem do controlo remoto (não fornecida) é preciso também saber orientar a bicha com o respetivo cabo pelo sítio certo e com a ferramenta adequada, por isso recomendamos-te ir a uma loja autorizada Shimano Service Center, para te certificares de que tudo fica bem instalado. 

Se tens autonomia suficiente e dominas a arte da Mecânica, após encaminhares o cabo até à zona do tubo vertical, antes de inserires o espigão deves alojar a cabeça cilíndrica do cabo no engate de atuação localizado na parte inferior do espigão (o manual de instruções fornecido explica detalhadamente como fazer). 

Antes de colocar o espigão definitivamente no tubo do quadro, aconselhamos vivamente a colocar um composto antiderrapante tanto no rebordo interior da entrada do quadro como no espigão (na zona que fica dentro do tubo). Devemos respeitar o limite de inserção indicado pela marca e depois apertar com uma chave de torque apropriada. 

É normal nas primeiras utilizações o espigão estar mais rígido do que o normal, isso deve-se ao facto de ter estado muito tempo parado. Mas em regra isso passa com a utilização normal. 

Gostámos particularmente do facto de o veio ter uma cor escura, ajundando a ocultar riscos e recomendamos vivamente limpar bem após voltas com piso lamacento ou poeirento, pois isso ajuda a riscar o espigão sempre que pequenas pedras se inserem junto aos retentores. 

Este espigão custa 329,95€, tem garantia vitalícia e poderás saber mais detalhes aqui. Qualquer loja que venda Shimano no nosso país pode encomendar este modelo. 

Arquivado em:

O teu espigão de selim telescópico sobe muito lentamente?

Relacionado

O teu espigão de selim telescópico sobe muito lentamente?

Pretendes inverter o teu espigão de selim?

Relacionado

Pretendes inverter o teu espigão de selim?

Como lubrificar o espigão telescópico

Relacionado

Como lubrificar o espigão telescópico

Novo espigão telescópico Fox Transfer SL

Relacionado

Novo espigão telescópico Fox Transfer SL

Os melhores videos