Ao longo de mais de 20 anos testámos inúmeros selins de todas as marcas possíveis. E embora o conforto seja algo individual, porque cada pessoa tem assimetrias e propriedades morfológicas únicas, temos a noção de quais são os formatos ou características que os selins mais confortáveis devem ter.
Ao contrário do que se pensa, não basta escolher um selim com a largura correspondente à nossa medida de ísquios para obter conforto. O problema é mais vasto e complexo e no caso do ciclismo, é realmente de resolução única. As marcas tentam colocar no mercado a maior variedade possível de selins para abranger o maior número de clientes, mas nenhum selim consegue responder a um enredo basilar de parâmetros ao mesmo tempo: peso do ciclista, flexibilidade, tecido cicatrizado nas partes moles, ísquios, lesões pré-existentes, duração média das voltas de bicicleta, mobilidade média nas voltas da bicicleta, qualidade do almofadado usado no calção, etc.

Todos estes detalhes (e mais alguns) influenciam o nosso conforto e embora a maioria dos selins à venda no mercado inclua espuma, a verdade é que, embora não notemos, em utilização prolongada essa espuma tende a atingir uma capacidade máxima de deformação (se nos mantivermos sentados durante muito tempo), acabando por comprimir os vasos sanguíneos e artérias, o que pode ou não provocar desconforto, dor e adormecimento na parte genital.
A tecnologia de impressão em 3D é uma das grandes novidades no mundo dos selins e a Specialized, embora não seja pioneira nesse campo, soube aproveitá-la ao máximo, aliando-a a tecnologias bem conhecidas da marca no campo da ergonomia e biomecânica, como o Body Geometry.

Os selins Mirror da Specialized têm a particularidade de possuir uma malha entrelaçada deformável superleve, com uma densidade considerável num selim de competição (o que é uma raridade), com um grau de deformação enorme, o que evita pontos de pressão e, acima de tudo, o efeito de memória que alguns tipos de espuma proporcionam. Esta malha é super resistente e após vários meses de teste continua impecável. Possui um ligeiro canal central, para evitar pressão na zona perineal ou na genitália feminina (trata-se de um selim unisexo), logo não provoca adormecimento.
Como tem uma base alargada - fruto das recomendações da base alargada de dados do sistema Retul - o peso do corpo é distribuído por toda a malha em vez de o apoio estar concentrado somente nos ísquios.
Quanto à base deste Romin Evo Pro Mirror, é fabricada em carbono parcialmente reciclado e nylon injetado, sendo os carris ocos em titânio, para manter o peso baixo. Pesa 248g nesta versão em 143 mm, mas também existe uma versão com 155 mm de largura.

Conseguimos confirmar na estrada aquilo que os estudos provaram. Trata-se de um selim que permite manter uma posição agressiva (com as mãos nos drops) sem desconforto e dores, o que na prática faz com que consigamos manter essa posição mais tempo e aplicar mais potência nos pedais. Além disso, como é comprido, permite adotar posições diferentes. Gostaríamos, contudo, que a ponta dianteira fosse ligeiramente mais larga para maior estabilidade quando estamos com as mãos nos drops.
Não é um selim barato - custa 370 euros - mas tendo em conta o processo inovador de construção, a tecnologia envolvida, os estudos de mapeamento das pressões realizadas e os materiais (incluindo carbono e titânio), bem como o conforto proporcionado, consideramos ser uma compra acertada.
Poderás encontrar mais detalhes acerca deste selim clicando aqui.