comitium

TESTE: selim Specialized S-Works Power Mirror

Serão todos os selins superleves e com base em carbono desconfortáveis ou frágeis? Nem por isso! Que o diga este Power Mirror...

TESTE: selim Specialized S-Works Power Mirror
TESTE: selim Specialized S-Works Power Mirror

Há quem diga que os selins superleves em carbono são tudo menos confortáveis. São os tais que alegam que para serem tão leves, o conforto não foi uma prioridade, nem a quantidade de espuma.
[[!!salto!!]]
Esse não é claramente o caso deste selim da Specialized, o qual adota uma tecnologia totalmente diferente do standard existente no mercado. Neste modelo, em vez da espuma é utilizada a tecnologia Mirror, a qual implica a impressão 3D utilizando um polímero líquido entrelaçado. O resultado está à vista: uma cobertura perfurada, maleável, elástica e resistente em colmeia, que oferece um conforto muito elevado

selim Power 4
 

 

O selim é mais curto do que os tradicionais e está disponível em duas versões - 143 e 155 mm - . Ao contrário do que se possa pensar não é limitativo no que diz respeito às posições de condução. Testámo-lo durante meses e nunca sentimos que o facto de ser curto nos limitasse quando colocámos as mãos nos drops ou quando procurámos uma posição mais recuada ou mais avançada. Aliás, nem pensamos voltar ao selim antigo, pois a tradicional posição de TT - sentados na ponta do selim - era algo desconfortável nos tecidos moles, algo que não acontece com este. 

Por ter uma base larga atrás, a posição de condução é estável e evita batermos com os joelhos no quadro, como acontece com selins mais estreitos, além de que podemos adotar posições mais extremas sem sentirmos desconforto ou pressões incomodativas. 

selim Power3
 

 

Aliás, atrevo-me a dizer que foi o primeiro selim que estreei ao longo de mais de 20 anos de prática de ciclismo que não implicou uma fase de habituação. Mas, como sempre dizemos, o selim é um componente muito pessoal e o que poderá ser ideal para mim, poderá não ser para outra pessoa. 


Em todo o caso, fiquei agradavelmente impressionado com o conforto proporcionado - lembro que o selim não tem sequer espuma EVA, baseando o apoio exclusivamente em polímero - bem como pelo reduzido peso (na nossa balança a versão de 155 mm que testámos acusou 198 gramas). Evidentemente há selins mais leves e inclusivé mais baratos do que este, mas em termos de conforto este entrou na minha lista de favoritos. 

O formato é semi-plano e toda a cobertura é perfurada. Lavámos a bicicleta várias vezes ao longo do teste e apanhou chuva, mas nunca notámos que tenha ficado com água entre a rede de polímero ou entre a base e o entrelaçado. No meio do selim existe uma abertura perfurada, a qual serve para evitar pressões nos tecidos moles e nunca sentimos desconforto. É nestes pequenos detalhes que se nota a influência do Body Geometry

selim Power2
 



A base e os carris são feitos em carbono premium Fact, para um peso baixo e um conforto elevado. Como os carris são ovais, o apoio do espigão tem de estar preparado para este formato, existindo no mercado vários adaptadores à venda.

O Power Mirror tem outra particularidade: possui duas roscas na parte traseira que permitem acoplar acessórios SWAT, como um kit antifuros, multiferramentas, etc. 

No cômputo geral, excetuando o preço - que ultrapassa os 400 euros - não temos nada a apontar de negativo a este S-Works Power Mirror. Se tivermos em conta que ao andarmos num selim desconfortável estaremos a criar micro-ruturas nos vasos sanguíneos do sistema urinário e reprodutor e que a compra de um selim mais confortável e neutro poderá proporcionar-nos horas a pedalar sem dores, podemos considerar a compra deste selim como um investimento na nossa saúde. 

FICHA TÉCNICA:

Peso: 198g (155 mm).
Versões: 143 e 155 mm de largura.
Preço: 429,90€
Importador: Specialized
Site: www.specialized.com

O melhor: Leveza; conforto, tecnologia inovadora, possibilidade de acoplar acessórios.

A melhorar: Preço elevado.

Arquivado em:

Specialized S-Works Epic voltou a ser considerada a Bicicleta do Ano em Portugal

Relacionado

Specialized S-Works Epic voltou a ser considerada a Bicicleta do Ano em Portugal

Specialized Iberia adota estratégia Omnicanal

Relacionado

Specialized Iberia adota estratégia Omnicanal

Edição especial da revista BIKE já disponível

Relacionado

Edição especial da revista BIKE já disponível

Os melhores videos