comitium

Já testámos o novo RockShox Vivid Ultimate

Testámos um dos primeiros exemplares a sair da fábrica do novo amortecedor da marca norte-americana dedicado a Enduro e Downhill.

Revista BIKE

Já testámos o novo RockShox Vivid Ultimate
Já testámos o novo RockShox Vivid Ultimate

Tivemos a oportunidade de testar uma das primeiras unidades do novo amortecedor RockShox Vivid Ultimate, um modelo com funcionamento a ar destinado a Enduro e Downhill, mas também a bicicletas elétricas do mesmo segmento. Esteticamente é bastante parecido ao X2 da FOX, o seu principal rival, e segundo a marca, o seu desenvolvimento foi feito sobretudo na Taça do Mundo de downhill, com a ajuda da equipa Trek Factory Racing, que teve a oportunidade de testar em competição os primeiros protótipos em 2021, comparando com o amortecedor a mola Super Deluxe Coil RC2T usado até essa data. Desde essa altura até agora os engenheiros e os atletas envolvidos estiveram a aprimorar este amortecedor, o qual substitui o Super Deluxe atual. 

O TouchDown é uma das novas tecnologias estreadas no RockShox Vivid.

O seu tamanho é algo que chama a atenção a nível estético, com um corpo mais volumoso, mas o grande segredo está no seu funcionamento interno. Basicamente funciona em três fases. Os primeiros 10% do curso são mais sensíveis graças à tecnologia TouchDown, que permite ao óleo circular no sistema interno e passar à segunda fase, situada entre 20 e 80% do curso disponível. É nesta fase que o Vivid mostra todo o seu potencial, com um controlo aprimorado desta parte do curso e para tal podemos tirar partido dos diferentes ajustes consoante as nossas preferências. 

 

Se ainda não tiveste a oportunidade de ler o artigo que publicámos em exclusivo nacional acerca do novo Vivid Ultimate, convém salientar que é ajustável em termos de compressão a alta e a baixa velocidade com cinco clicks muito nítidos, e mais de 20 posições de recuperação. O botão de recuperação (o vermelho) extraível permite-nos ajustar a compressão em alta velocidade (HSC) e também o AHBO (Adjustable Hydraulic Bottom Out), com o qual podemos afinar a parte final do curso, entre 80% e 100% do curso, obtendo assim uma terceira parte do curso totalmente personalizável, algo que podemos fazer com este botão ou com uma chave sextavada de 3 mm (parafuso roxo). 

 

Para ajustar a compressão em baixa velocidade (LSC) teremos que usar uma chave sextavada de 2,5 mm, isto, claro, se quisermos fazer ajustes em andamento. No caso de usarmos este amortecedor numa eBike tal não é necessário, como comprovámos. O Vivid Ultimate também possui um bloqueio caso tenhamos pela frente subidas. 

Do início do curso até ao fim, o Vivid é fantástico. É claramente um produto que fazia falta na gama da RockShox e surpreende como ao longo do seu curso - e sendo um amortecedor a ar -, especialmente no segmento final, é capaz de controlar e nunca deixa esgotar o curso, se tivermos o AHBO bem ajustado, algo que é percetível se experimentarmos diferentes configurações e settings. Para os fãs dos amortecedores de mola (e nós somos, sobretudo nas vertentes gravity), é uma opção muito válida. 

  • O melhor: Tem o mesmo desempenho de um amortecedor de mola, mas o peso e afinações de um a ar. 
  • A melhorar: Até ao momento ainda não tivemos qualquer problema, o que demonstra a sua fiabilidade. 

FICHA TÉCNICA

  • Características: Novas tecnologias TouchDown e AHBO (com 5 posições de afinação). Ajuste de compressão em alta e baixa velocidade (5 clicks) e recuperação (20 clicks).
  • Opções: Vivid Ultimate e Vivid Ultimate DH (chegarão ao mercado mais três modelos que serão montados de série, ou seja, não serão vendidos em separado)
  • Peso: 300 g
  • Preço: 839-874 €.

Poderás obter mais informações em www.rockshox.com e www.teambike.es.

Arquivado em:

Amortecedor RockShox Vivid está mais polivalente e refinado

Relacionado

Amortecedor RockShox Vivid está mais polivalente e refinado

Novas suspensões RockShox SID, SID SL e amortecedor SIDLUXE

Relacionado

Exclusivo: novas suspensões RockShox SID, SID SL e amortecedor SIDLUXE

SRAM apresenta os novos travões Bronze

Relacionado

SRAM apresenta os novos travões Bronze

Eis os novos travões SRAM Stealth

Relacionado

Exclusivo: eis os novos travões SRAM Stealth

SRAM apresenta o GX Eagle Transmission

Relacionado

SRAM apresenta o GX Eagle Transmission. Todos os pesos e preços