comitium

Exclusivo: eis os novos travões SRAM Stealth

A SRAM acabou de lançar os novos travões Stealth com um design mais estilizado.

JOSÉ L. ARCE / FOTOS: SRAM

Eis os novos travões SRAM Stealth
Eis os novos travões SRAM Stealth

A SRAM lançou no mercado a nova coleção de travões Stealth com um design que aproxima mais as mangueiras ao guiador, sendo os travões que mais se aproximam esteticamente da nova transmissão SRAM. 

O novo design Stealth é implementando nas gamas Level (XC e Trail) e Code (Enduro, DH e eBikes), ambos com duas categorias: Ultimate (superior) e Silver (inferior). Os Code têm pinças com quatro pistões e os Level estão disponíveis em versões com dois e com quatro pistões. Provavelmente será lançada ainda uma terceira versão, denominada Bronze (ainda mais barata), mas não temos detalhes adicionais.

travões sram stealth
 

Tanto os Level como os Code incorporam a tecnologia Lever Pivot Bearing que facilita o acionamento, graças aos rolamentos dentro das manetes (em vez de casquilhos), o que também beneficia em termos de durabilidade. 

As versões Ultimate são diferentes das Silver por possuírem alavancas das manetes de carbono (em vez de alumínio), parafusos das pinças em titânio (em vez de aço) e óleo sintético DOT 5.1 (em vez de DOT 4). A ergonomia, comportamento e sistema de sangramento (Bleeding Edge) são exatamente os mesmos. 

LEVEL

Os renovados SRAM Level podem ser encontrados à venda com pinças de dois ou quatro pistões, e com alavancas das manetes de travão em carbono (Ultimate) ou de alumínio (Silver). A versão de duplo piston destina-se a Cross Country, sendo mais leve, mas menos potente do que a versão de quatro pistões, que se destina a Trail ou XC mais agressivo. 

sram stealth level
 

Permitem regular o alcance da alavanca da manete sem ferramentas, bastando usar o rotor frontal. De origem traz pastilhas de travão orgãnicas, que oferecem uma travagem melhor, mas são mais suaves do que as metálicas (presentes nos travões Code) e têm uma longevidade menor. 

O botão de ajuste permite regular o alcance.

CODE

Pela primeira vez, os travões Code passam a ter disponível a versão Ultimate. Só estão disponíveis com pinças de quatro pistões e são os travões mais potentes da SRAM, graças à tecnologia SwingLink, que multiplica o seu poder de travagem. As alavancas das manetes de travão são de carbono no caso da versão Ultimate e de alumínio na versão Silver. Têm regulação de alcance e é possível modificar o ponto de contato, ou seja, o local onde a alavanca se imobiliza (nos Level isso não é possível). Tudo isto sem o recurso a ferramentas. Quanto às pastilhas utilizadas, são metálicas, ou seja, mais resistentes. 

sram stealth code
 

Já começámos a testar estes travões e as primeiras impressões são bastante satisfatórias. Têm um tato e comportamento homogéneo em diversas situações e circunstâncias (temperatura, tempo de acionamento, etc), além disso, possuem uma potência progressiva, uma ergonomia atualizada e uma grande facilidade de ajuste. 

travões sram stealth manete code
 

A SRAM continua a oferecer a opção de manetes reversíveis (ou seja, tanto podem ser colocadas do lado direito como do esquerdo), uma solução que é ideal para quem está acostumado a travões de motociclos (o dianteiro na direita e o traseiro na esquerda). 

O novo local das mangueiras proporciona um aspeto mais limpo e próximo do guiador, o que também facilita, por exemplo, colocar um dorsal. 

PREÇOS

Os Level Silver Stealth de dois pistões custam 220€ por unidade, enquanto a versão de quatro pistões chega aos 235€. Já os Level Ultimate Stealth de dois pistões custam 340€ e os de quatro pistões 360€. Por último, os Code Silver Stealth custam 320€ (unidade) e os Code Ultimate Stealth 360€. 

Poderás obter mais informações em www.sram.com.

Arquivado em:

Como instalar o novo grupo SRAM Transmission

Relacionado

Mecânica: como instalar o novo grupo SRAM Transmission

Testámos em exclusivo a nova transmissão SRAM

Relacionado

Testámos em exclusivo a nova transmissão SRAM

Instalação de travões SRAM G2

Relacionado

Instalação de travões SRAM G2

Já avistámos o novo protótipo da transmissão SRAM Eagle XX1 AXS

Relacionado

Já viste o novo protótipo da SRAM que circula nos Campeonatos do Mundo?

Tecnologias RockShox SID e SID SL

Relacionado

Tecnologias RockShox SID/SID SL

Truques para afinar a transmissão SRAM Eagle 1x12.

Relacionado

Truques para afinar a transmissão SRAM Eagle 1x12