comitium

Provas citadinas com e-bikes vão arrancar em 2024

Tudo indica que em 2024 será lançado um campeonato internacional de provas citadinas com ebikes denominado EBK regido pela Federação Internacional de Motociclismo.

Provas citadinas com e bikes vão arrancar em 2024
Provas citadinas com e bikes vão arrancar em 2024

Ainda não são conhecidos muitos detalhes, mas está a ser oficializado um Campeonato Internacional denominado EBK que consiste em várias provas citadinas com ebikes regido pela Federação Internacional de Motociclismo. 

O grande celeuma diz respeito precisamente a este facto, dado que a União Ciclista Internacional reclama a jurisdição em tudo o que diz respeito a bicicletas, incluindo as elétricas, como é o caso.

alexandre molina
Alexandre Molina é o Diretor Executivo deste conjunto de provas

Pelo menos uma marca, a BMC, já assegurou o seu apoio a este conjunto de eventos internacionais que ganhou um elemento de peso no processo de promoção internacional. Alexandre Molina, conhecido diretor de eventos de Formula 1 foi nomeado Diretor Executivo das provas EBK, que terão a designação E-Bike city racing series. Molina acumula uma experiência de três décadas na Fórmula 1 e espera conseguir atrair mais patrocinadores e angariar cidades a nível mundial.

acordo
Na imagem, Andy Moss, fundador do EBK, com Jorge Viegas (Presidente da FIM) e Mark Barfield (Diretor desportivo do EBK)

Este ano serão organizados alguns eventos inaugurais para otimizar o conceito e ter a noção das exigências em termos de logística, mas o objetivo é que 2024 seja o primeiro ano oficial da EBK E-Bike City Racing Series. As provas serão semelhantes aos critérios, ou seja, provas a alta velocidade em circuitos urbanos e serão adicionadas algumas partes artificiais, como pontes e releves para aumentar a espetacularidade. A génese da prova é inclusiva e pretende promover o desporto como solução de mobilidade eco-sustentável. 

cidade
 

Para além de Alexandre Molina, a direção estará a cargo de Sandy Ma (com uma larga experiência no desenvolvimento do deporto na Ásia), Richard Bate (o qual foi durante sete anos responsável pela área de segurança na Formula E), Mark Barfield (expert na área do ciclismo e do triatlo a nível internacional) e Judith Rowan (gestora de eventos com responsabilidade na área dos calendários internacionais de ciclismo e de motociclismo). 

Arquivado em:

5 afirmações falsas sobre as e-bikes

Relacionado

5 afirmações falsas sobre as e-bikes

AbsoluteBLACK lança no mercado prato específico para e bikes

Relacionado

AbsoluteBLACK lança no mercado prato específico para e-bikes

Polestar entra no segmento das ebikes

Relacionado

Polestar entra no segmento das ebikes

Estudo europeu sobre ebikes revela dados interessantes

Relacionado

Estudo europeu sobre ebikes revela dados interessantes

Revisão no motor das ebikes

Relacionado

Revisão no motor das ebikes