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TESTE: BEEQ E850 Trekking

Integrar a bicicleta no nosso dia a dia acarreta inúmeras vantagens, quer em termos de economia, saúde e tempo. E com uma bicicleta como esta Beeq, as oportunidades estão ao virar da esquina.

MIGUEL LORENZO // FOTOS: JCD FOTOGRAFIA

TESTE BEEQ E850 Trekking
TESTE BEEQ E850 Trekking

Na revista BIKE vemos o ciclismo como um modo de vida. Adoramos os trilhos acima de tudo, mas passaríamos a nossa vida a pedalar em qualquer lugar. A vida quotidiana é uma possibilidade permanente de o fazer. Temos de nos deslocar e, a menos que tenhamos a sorte de viver a poucas ruas do nosso local de trabalho, temos de procurar meios de transporte. Não há nada melhor do que uma bicicleta, e ainda mais se for como a bicicleta que testámos.

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A BEEQ E850 Trekking é uma bicicleta elétrica que ultrapassa as barreiras da simples deslocação, pois o seu equipamento torna-a capaz de sair do asfalto. A sua designação Trekking, graças à escolha de certos componentes, permite-nos aventurar-nos em parques, trilhos e caminhos, e fazer com que a bicicleta, para além do transporte, nos permita fazer desporto, lazer e aventura.

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Desenhadas, pintadas e montadas na sua fábrica aqui em Portugal, as bicicletas BEEQ vistas ao pormenor revelam os anos de desenvolvimento que a marca sofreu desde a sua fundação. Nada é feito por acaso, e isso nota-se quando olhamos para a bicicleta e pedalamos nela pela primeira vez. Desde logo, é notório o cuidado na escolha dos componentes e equipamentos desta bicicleta (e também estreia a nova cor Desert Sand, uma das quatro disponíveis). A bicicleta tem tudo o que é necessário para uma utilização urbana em todas as condições, e de marcas bem conhecidas. Os guarda-lamas são da SKS, com suportes em aço inoxidável, o farol dianteiro é da Spanninga, o porta-bagagens é da Atranvelo, e não faltam o descanso, a proteção robusta do cárter e até um prático dispositivo antirroubo integrado.

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Candado

Tudo isto, claro, também acrescenta “lastro” extra a uma bicicleta que pesa mais de 26 kg, um valor que talvez limite a sua utilização para quem tem um acesso tortuoso e cheio de escadas à sua arrecadação, garagem ou casa. No entanto, em movimento, a bicicleta não parece pesada, e não apenas devido ao óbvio apoio à pedalada do motor, de que falaremos mais tarde. A geometria é ótima para as necessidades desta bicicleta: sem perder estabilidade, a bicicleta é muito manobrável para nos podermos deslocar entre carros ou para entrar nos recantos mais estreitos de qualquer parque e, a partir do momento em que nos montamos nela, sentimo-nos "acoplados", e muito confortáveis, com pormenores a agradecer, como os punhos Ergon, tendo ainda a vantagem da ajustabilidade proporcionada pelo seu avanço regulável em termos de inclinação, que se pode ajustar para a tornar mais desportiva ou mais confortável com uma simples chave allen.

NÃO HÁ DESTINOS IMPOSSÍVEIS PARA ESTA BEEQ

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Até podemos alterar o comprimento da traseira em cerca de um centímetro com uma chave Allen, uma vez que a bicicleta tem dropouts ajustáveis. Tentámos encurtá-la para a tornar ainda mais manobrável, mas se estiveres preocupado com a estabilidade a alta velocidade, também podes alongá-la.

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A bicicleta está disponível em dois tamanhos. Experimentámos o S/M, estando no limite do tamanho recomendado (até 1,75cm) e achámos que o comprimento máximo do espigão do selim era um pouco curto. Nós escolheríamos um que fosse alguns centímetros mais comprido para garantir uma maior compatibilidade com o utilizador.

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Quanto à assistência à pedalada, cabe a um motor Shimano STEPS 6100, que atinge 60 Nm, e é alimentado por uma bateria de 504 Wh, que pode ser carregada diretamente na bicicleta ou retirada e carregada separadamente. O motor é muito silencioso, tem uma vasta gama de assistência em termos de cadência e dispõe de três modos, Eco, Normal ou High, além do modo Walk, se tivermos de empurrar a bicicleta. É possível selecionar os modos, bem como os diferentes ecrãs de informação, a partir do visor ou do controlo remoto. Nas ruas, esta bicicleta é bastante confortável no modo normal, e utilizámos o modo High apenas em subidas íngremes. O asfalto e os declives da cidade levam-nos rapidamente ao limite de 25 km/h, pelo que também podemos utilizar bastante o modo Eco e assim aproximarmo-nos da autonomia teórica de 100 km.

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Quando saímos para os trilhos, os pneus Continental RaceKing de 2,2" e a suspensão pneumática SR Suntour com 75 mm de curso proporcionam-nos muita segurança e podemos colocar em prática os nossos conhecimentos de BTT e tirar o máximo partido das possibilidades de assistência, sem perder de vista as estimativas de autonomia que o ecrã nos dá no modo normal e para os diferentes modos.

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FICHA TÉCNICA BEEQ E850 TREKKING

  • QUADRO: Alumínio 6061
  • SUSPENSÃO: SR Suntour Mobie E25 Air com bloqueio. 75 mm
  • PEDALEIRO: Shimano FC E6100. 175 mm. Prato de 38 dentes
  • DESVIADOR: Shimano Deore
  • MANÍPULO: Shimano Deore
  • CASSETE: Shimano Deore 11v 11-51
  • CORRENTE: KMC E11 Turbo e-bike series
  • TRAVÕES: Shimano MT200 180 mm.
  • DIREÇÃO: Integrada 1-1/4”
  • AVANÇO: Alumínio ajustável 90 mm
  • GUIADOR: Alumínio 680 mm
  • PUNHOS: Ergon GA30
  • SELIM: Selle Royal Essenza Moderate Man Gel
  • ESPIGÃO DE SELIM: Alumínio
  • RODAS: Alu 25 mm, cubo Shimano traseiro 135 mm
  • PNEUS: Continental RaceKing 28x2,2”
  • PESO: 26,5 Kg (tamanho S/M, com pedais)
  • TAMANHOS: S/M e L/XL
  • PREÇO: 2.399€
  • +INFO: www.beeq-bicycles.com

Poderás obter mais dados em www.beeq-bicycles.com.

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