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Exclusivo: já testámos o novo SRAM Red AXS

A nova versão do grupo eletrónico sem fios SRAM RED AXS foi atualizada com várias novidades e com manetes novas que em termos de ergonomia e travagem elevam o patamar de qualidade, sendo agora o grupo eletrónico mais leve do mercado, ao pesar 2.496 gramas.

TEXTO: JOSÉ L. ARCE. FOTOS: CÉSAR CABRERA E SRAM

8 minutos

já testámos o novo SRAM Red AXS

Caso não saibas, os vencedores, tanto na vertente masculina como feminina, da Volta a França, Volta a Espanha e Volta a Itália em 2023 usaram a transmissão SRAM RED AXS. Aliás, no total, em 2023 o RED ETAP venceu seis grandes voltas e obteve 475 vitórias!

O investimento da marca em investigação e desenvolvimento está claramente a dar os seus frutos e não é por acaso que é o fornecedor oficial de equipas de topo como a Movistar, Lidl-Trek, Visma-Lease a Bike, Bora-hansgrohe, SD Worxs e Canyon-SRAM. 

ENQUADRAMENTO HISTÓRICO

Em 2015, a SRAM lançou no mercado o sistema eTap AXS, um novo protocolo de comunicação entre os componentes eletrónicos. Para além disso, a marca arriscou e apresentou um novo conceito em termos de desmultiplicação, com pratos mais pequenos e treze dentes de diferença, acompanhados por cassetes com um carreto pequeno de dez dentes, herdado do BTT, permitindo alcançar um maior leque de mudanças. 

 

O peso e a aerodinâmica não se coadunam com desmultiplicações grandes, sendo a aerodinâmica um fator com mais protagonismo quando rolamos em grande velocidade. Já em subidas, o peso desempenha um papel obviamente mais preponderante. Por isso, segundo a SRAM, alguns ciclistas do World Tour preferem o carreto de dez dentes para "soltar as pernas" quando o terreno é favorável. 

Atualmente, a SRAM é a única marca que tem no seu catálogo grupos com transmissões eletrónicas completamente sem fios em quatro modelos (RED, Force, Rival e Apex), cobrindo todas as disciplinas (estrada, ciclocrosse e gravel). 

Os principais objetivos no desenvolvimento do novo RED AXS foram melhorar a interação com o ciclista e criar o grupo eletrónico mais leve do mercado. Pesa 2.496 gramas com pratos de 48/35 dentes (com potenciómetro integrado), cranques de 172,5 mm, cassete 10-28 dentes, discos de 160 mm (incluindo os suportes e parafusos), líquido de travões, desviadores e baterias. É 153 gramas mais leve do que a versão anterior. 

Uma das novidades do novo RED AXS é a possibilidade de travar com um só dedo, mas iremos explicar tudo mais detalhadamente.

MANETES ETAP

As novas manetes são, do nosso ponto de vista, a imagem de marca desta nova geração do RED AXS. Esteticamente são distintas das anteriores, mas também em termos de funcionamento e ergonomia, sendo o conjunto formado pelas manetes e pelas pinças 83 gramas mais leve. As manetes são mais planas e ligeiramente mais largas na parte superior, ficando mais próximas dos dedos na parte inferior, graças à sua rotação exterior.

O sistema hidráulico é o mesmo da versão interior, com óleo sintético DOT, mas o pistão passou a estar na posição horizontal. Segundo a marca, isto significa que é peciso fazer menos força na manete para travar (80% de redução). Para além disso, esta alteração proporciona mais potência de travagem, logo mais controlo e segurança. 

O corpo das manetes é menos volumoso, embora seja largo, mas o perímetro - se compararmos com a versão anterior - é menor e a altura também é visivelmente mais reduzida. Há mais espaço entre o guiador e a manete (cabem perfeitamente três ou quatro dedos), permitindo segurar os comandos com mais conforto e firmeza. 

As novas manetes estão desenhadas para que a posição dos pulsos seja neutra, recomendando-se uma instalação com uma elevação de 7º. Tanto as borrachas como os botões de passagem de mudanças têm textura para maior aderência. 

Na prática, sentimos que os dedos envolvem melhor a manete de travão, e assim temos à nossa dispoição mais superfície para ativar a travagem. Além disso, a entrega de potência é mais progressiva, permitindo gerir melhor a travagem e inclusive travar com um só dedo. O tato é nítido e preciso, e a manete retorna à sua posição bastante rápido, sem aquela sensação esponjosa de antigamente. Podemos personalizar de forma independente o alcance da manete (Reach Adjust) com mais amplitude do que antigamente, bem como o curso (Contact Point Adjust).

A distância da manete ao guiador (Reach Adjust) permite ter o travão mais ou menos próximo da mão e pode ser modificado retirando a borracha de proteção frontal e introduzindo uma chave hexagonal de 2,5 mm. Se quisermos que as pastilhas de travão estejam mais ou menos próximas do disco - amplitude de movimento - basta empurrar para trás a borracha das manetes e usar a mesma chave. 

BOTÕES

Uma das grandes novidades das novas manetes são os botões secundários localizados na parte superior das manetes. Estes pequenos botões funcionam da mesma forma que os botões tradicionais das manetes, mas podem ser configurados através da aplicação SRAM AXS para atuar de forma remota qualquer ciclocomputador compatível, e assim não termos de retirar as mãos do guiador para manipular o dispositivo. 

Foram pensados para serem usados com os polegares, no entanto, achamos que poderiam ser um pouco maiores ou mais salientes, para os podermos usar com mais naturalidade e sem dificuldades quando usamos luvas de Inverno. 

Em todo o caso, quando rolamos sentados e com as mãos nas manetes, manusear estes botões é fácil, mas se pedalarmos em pé ou com as mãos em baixo nos drops, obviamente os botões remotos Blips são a melhor opção, sendo possível emparelhar até 8 unidades em qualquer parte do guiador. 

Peso: 405 g (o par)

Preço: 755 € (por unidade com mangueira e pinça de travão)

TRAVÕES HRD

O renovado SRAM RED AXS só está disponível para travões de disco e as suas pinças de travão são mais rígidas e leves. Além disso, o espaço de alojamento das pastilhas é amplo, para evitar que roce nos discos. Por falar em discos, os Paceline X de aço têm uma nova aranha de alumínio, sendo ligeiramente mais leves e estão disponíveis em 140 e 160 mm de diâmetro, e para fixação Center Lock. 

Os pistões estão alguns milímetros afastados face ao eixo da roda, embora as pastilhas continuem no mesmo lugar. O benefício obtido por esta alteração é semelhante ao de usarmos um disco ligeiramente maior, aumentando o efeito de alavanca sem ter de exercer mais força, aumentando a potência de travagem. 

Peso: 143 g (dianteiro, 95 cm com mangueira), 158 g (traseiro, 180 cm com mangueira), 132 g (disco 160 mm)

Preço: 80 € (disco)

DESVIADOR TRASEIRO AXS

O desviador é 16g mais leve e apesar de ter uma roldana inferior com mais dentes (14), não penses que é a Magic Wheel que os grupos de BTT da marca usam, com a sua aranha central de alumínio. Esta não roda sobre si mesma em caso de algo ficar entalado no seu interior. A roldana superior tem 12 dentes homogéneos, sendo mais pequena para que o desviador se adapte a todas as cassetes. As roldanas têm rolamentos cerâmicos que proporcionam um funcionamento mais suave. 

Este novo desviador está preparado para todas as cassetes, desde 10-28 até 10-36 (excepto o anterior 10-26), tanto para transmissões de um ou dois pratos. Mantém a embraiagem hidráulica Orbit, que amortece o funcionamento da corrente quando rolamos numa estrada irregular, ajudando a manter - juntamente com o X-Sync da roldana inferior - a corrente no sítio. 

A passagem das mudanças é 20% mais rápida.

Peso: 261 g (sem bateria)

Preço: 785 € (sem bateria)

DESVIADOR DIANTEIRO YAW

A nova versão do desviador RED conta com uma nova forma da jaula YAW, além de ser mais estreita e estar ligeiramente deslocada para o exterior. Para evitar roçar com a corrente, agora possui um sistema de autoajuste, que o desloca levemente quando cruza a corrente. O desviador traseiro "comunica" em que carreto se encontra e o desviador dianteiro ajusta-se lateralmente. 

Tem duas posições de montagem e é compatível com todas as combinações de pratos atuais e anteriores (excepto o 43/30). O objetivo destas mudanças é melhorar a precisão e a velocidade de passagem dos pratos. 

Para obtermos uma colocação perfeita e um funcionamento impecável, deve ser usada uma nova ferramenta que, colocada no prato grande, alinha o desviador quando está a ser apertado ao quadro. Existem duas versões, para pratos de 46 a 50 dentes e para pratos de 52 a 56 dentes.

Peso: 144 g (sem bateria)

Preço: 505 € (sem bateria)

PRATOS X-RANGE

O conjunto de cranques e pratos tem dentes mais refinados, novas desmultiplicações e é 29 gramas mais leve. Quanto às desmultiplicações, está disponível em 52/39, 54/41 e 56/43 tanto para a versão com ou sem potenciómetro integrado, e agora estão disponíveis cranques de 160 mm. Continuam a existir as versões de 165, 167,5, 170, 172,5 e 175 mm, bem como as desmultiplicações de 46/33, 48/35 e 50/37, além da possibilidade de usar uma transmissão aerodinâmica monoprato X Sync de 48, 50 ou 52 dentes. 

Os pratos continuam a ser fabricados num bloco (com ou sem o potenciómetro integrado) e independente dos cranques ocos de carbono, que agora possuem um novo laminado. Os cranques estão unidos a um eixo sobredimensionado de alumínio, com o standard DUB SL, válido tanto para rolamentos de rosca (BSA), como prensados (Press Fit). 

Cranques: 160, 165, 167,5, 170, 172,5 e 175 mm

Desmultiplicações: 46/33, 48/35, 50/37, 52/39, 54/41 e 56/43

Peso: 573 g (48/35, cranques de 170 mm, potenciómetro)

Preço: 785 € (sem potenciómetro nem rolamentos), 1.345 € (com potenciómetro, sem rolamentos)

CASSETE X-DOME

As cassetes existentes permanecem no mercado (10-28 e 10-33), mas incorpora mais duas (10-30 e 10-36). As quatro cassetes também estão disponíveis em cor arco-íris e têm o seu próprio método de fixação por rosca nos cepos XDR. 

Versões: 10-28, 10-30, 10-33 e 10-36

Peso: 193 g (10-30)

Preço: a partir de 435 €

CORRENTE FLATTOP

A corrente com design assimétrico FlatTop (plana por fora e curva por dentro) também foi atualizada e possui pinos ocos e furos duplos nos elos externos, pesando menos 13 gramas. Esta corrente também pode ser usada nos restantes grupos de estrada e está disponível com a decoração Rainbow (arco-íris) em versões de 114 ou 126 elos. 

A estrutura das correntes SRAM FlatTop e o seu tratamento Hard Chrome (nos pinos e nos elos internos), faz com que a sua durabilidade seja maior do que em outras correntes de ciclismo de 10 ou 11 velocidades, e devem ser substituídas quando se alongaram 0,8%. Uma substituição antecipada pode provocar um desgaste prematuro do prato e da cassete. Aliás, a SRAM possui uma ferramenta específica para determinar o seu estado. 

Peso: 247 g (122 elos)

Preço: a partir de 100 €

CICLOCOMPUTADOR HAMMERHEAD KAROO

Desenvolvido juntamente com o grupo SRAM RED, a nova versão deste aparelho tem um design diferente, os botões têm uma nova localização, o ecrã foi melhorado, possui um sistema operativo Android 12 que é duas vezes mais rápido, tem o dobro da memória e a bateria tem uma autonomia superior. Pode ser comprado à parte ou como extra do grupo e algumas bicicletas equipadas com esta nova transmissão oferecem este ciclocomputador. 

Preço: 500 € (+ 59 € fita de frequência cardíaca)

CONCLUSÕES

Após passarmos as últimas dez semanas a testar intensamente o novo grupo SRAM RED AXS, com mais de 1.800 km percorridos, destacamos vários aspetos. Mesmo tendo pedalado em terrenos distintos, e em condições climatéricas díspares, não tivemos de fazer nenhuma manutenção fora do comum, nem sequer um reajuste ou afinação das mudanças. Todos os componentes desta transmissão funcionam na perfeição e notam-se as pequenas melhorias face à versão anterior. 

Os dedos encontram mais facilmente os botões, as mãos agarram as manetes com convicção, sem posições anómalas ou desconfortáveis e permitem travar só com um dedo. Em todo o caso, se quisermos, têm espaço suficiente para travarmos com até três dedos. A travagem é notavelmente superior, com uma entrega de potência elevada, além de ser possível personalizar ao nosso gosto, evitando que rocem nos discos. 

A passagem das mudanças é ainda mais precisa, especialmente no desviador dianteiro. Os botões de passagem das mudanças são grandes e podem ser acionados mesmo com o dedo mais pequeno. A implementação dos botões adicionais já era antecipada, mas preferíamos se fossem ainda mais salientes. Gostámos também da ferramenta que ajusta o desviador, facilitando no processo de montagem. 

A grande variedade de mudanças e de comprimentos de cranques com um único tipo de eixo DUB SL compatível com todos os quadros, a simplicidade do mecanismo eTap, a personalização das manetes e as possíveis configurações de todo o sistema eletrónico sem fios com a possibilidade de colocar botões remotos Blips e contar com baterias que podemos substituir em qualquer altura, faz com que seja um grupo topo de gama ideal para um grande número de ciclistas. 

O preço do conjunto com ciclocomputador, sem os cranques, pedaleiro e cassete é de 3.350 euros e este kit já está disponível nas lojas oficiais. 

Poderás encontrar mais informações em sram.com

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