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Comandos de voz ou por gestos poderão estar na calha na SRAM

Já imaginaste se fosse possível dar comandos de voz em vez de ter de carregar num botão para alterar uma mudança na bicicleta? Estas tecnologias, tal como as transmissões eletrónicas sem fios, eram impensáveis há alguns anos, e poderão marcar o futuro do BTT.

Martin Bravo

Comandos por voz ou por gestos poderão estar na calha na SRAM
Comandos por voz ou por gestos poderão estar na calha na SRAM

A marca americana SRAM revolucionou os sistemas de transmissão com o lançamento dos grupos AXS. A ausência de cabos, graças à eletrónica, implicou uma progressão brutal e essa tecnologia chegou a diferentes grupos (não ficando apenas nos mais elitistas), massificando a sua utilização. Aliás, esta tecnologia não tem parado de evoluir e têm sido feitos upgrades relevantes.

No me llames Siri, no me llames Alexa, llámame SRAM detalle 6

Atualmente os guiadores possuem inúmeros comandos (mudanças, espigão telescópico, bloqueio da suspensão e do amortecedor...) e no caso das bicicletas elétricas esse problema é ainda maior, o que em algumas bicicletas chega a ser inestético. 

No me llames Siri, no me llames Alexa, llámame SRAM detalle

Segundo uma patente pedida pela SRAM em 2021, mas só concedida no final de 2023, podemos estar prestes a conhecer uma novidade no setor: os comandos de voz ou por gestos.

No me llames Siri, no me llames Alexa, llámame SRAM detalle 2

Os esboços da patente parecem indicar que seria possível, por exemplo, subir ou baixar o espigão de selim com um comando de voz, ou fazer esta tarefa através de um gesto dos nossos dedos graças a uma luva específica para o efeito.

Além disso, e dependendo da utilização, esta tecnologia poderia ser aplicada também nas mudanças ou no bloqueio das suspensões em andamento, embora neste caso a SRAM já possua o RockShox Flight Attendant. Em todo o caso, poderão surgir novas adaptações em breve.

No me llames Siri, no me llames Alexa, llámame SRAM detalle 3

Obviamente estas tecnologias teriam de vir acompanhadas de uma aplicação personalizável em várias parâmetros, ao gosto de cada um. Além disso, todo este ecossistema de produtos que poderiam integrar transmissões, espigão de selim telescópico e suspensões, poderiam permitir algo que as marcas anseiam há anos: proporcionar um guiador limpo, sem cabos ou comandos (excepto os travões).

No me llames Siri, no me llames Alexa, llámame SRAM detalle 4

Nada é impossível e como já referimos no início deste texto... quem diria que teríamos acesso a transmissões eletrónicas sem fios e suspensões eletrónicas? É uma realidade e quem sabe se os próprios travões sofrerão uma mudança radical...

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