comitium

Os diferentes tipos de almofadado

Os almofadados dos calções que encontramos no mercado são desenhados de maneira distinta para diferentes modalidades ou estilos dentro do ciclismo.

Os diferentes tipos de almofadado
Os diferentes tipos de almofadado

A maior parte das pessoas não sabe isto, mas existem almofadados próprios para uma utilização em BTT, outros para Triatlo, Ciclismo de estrada, uso urbano e, claro, também existe uma distinção entre versões para homem e versões para mulher. 

O papel do almofadado é absorver os impactos provenientes do selim (derivados do terreno) e evitar abrasão nos tecidos moles. Deve ser respirável, confortável, ter tratamento anti-bacteriano e ser relativamente elástico. Cada vertente do ciclismo (estrada, BTT, Triatlo, uso urbano) tem exigências diferentes e um bom almofadado deve respeitar essa especificidade. Em contrarrelógio, por exemplo, sentamo-nos mais na parte dianteira do selim, estando nessa posição a pressão maior devido à postura avançada, enquanto no BTT a maior parte do tempo estamos sentados na parte traseira. 

1. Em ciclismo de estrada, contrarrelógio e triatlo a proteção deve estar sobretudo na zona do períneo e na parte dianteira, devido à posição aerodinâmica e ao peso centrado na dianteira. 

2. Os almofadados específicos de BTT precisam de ter mais densidade na zona traseira, dado que em regra (excepto no XC) a posição de condução é mais vertical. Além disso, o almofadado deve privilegiar a respirabilidade, dado que ao circular mais devagar, a evaporação do suor é mais baixa. Em regra, são mais grossos do que os de estrada, para ajudar a filtrar melhor os impactos do terreno (raízes, pedras, buracos, etc). 

3. Para ciclismo indoor, (ou seja, quem faz rolos em casa ou aulas de RPM/ Spinning) este almofadado de mulher é ideal, pois tem abas laterais pré-formadas e um perfil especialmente fino para uma grande liberdade de movimentos.  

4. Em ciclismo de estrada, XC, gravel e também para mulher, o design do almofadado deve ter mais suporte na parte da frente e de trás, com um bom apoio nos ossos do quadril, com abas laterais rebaixadas para permitir pedalar durante horas a fio sem roçar na parte interior das coxas ou virilhas.  

Como lavar a roupa de ciclismo

Relacionado

Como lavar a roupa de ciclismo

Calções de ciclismo vs roupa interior

Relacionado

Calções de ciclismo vs roupa interior

Testámos os melhores calções de sempre da Shimano

Relacionado

Testámos os melhores calções de sempre da Shimano: os Tenku

Como dobrar um calção de ciclismo

Relacionado

Como dobrar um calção de ciclismo

Os melhores videos