comitium

Como chegar a casa com o cepo da roda traseira partido

Quando isto acontece, em vez de rogares pragas à tua bicicleta, deves pensar como é que vais chegar a casa. E verás que não é assim tão difícil...

MARCOS PÉREZ. FOTO: GONZALO MANERA

Como chegar a casa com o núcleo da roda traseira partido
Como chegar a casa com o núcleo da roda traseira partido

FERRAMENTAS

1. Abraçadeiras de plástico. Graças a elas conseguiremos unir os raios à cassete para poder chegar a casa. 

PASSO A PASSO...

Partir a roda livre do cepo pode ser uma avaria mais comum do que possa parecer; quando os linguetes estão em mau estado podem causar esta rotura. Não é uma avaria muito grave e, com as ferramentas e as peças necessárias não é difícil, nem caro de resolver.

Mas no meio de um trilho a coisa muda de figura, já que isto torna a nossa bicicleta completamente inutilizável. Ensinamos-te uma solução de emergência, portanto presta atenção. 

1. Com o cepo partido é impossível pedalar, já que a cassete irá rodar sem engrenar e a força das nossas pernas não será transmitida à roda. 

2. Retira a roda traseira da bicicleta para poderes dispôr de mais espaço e teres um melhor "ângulo de ataque" para remendar a situação. 

3. Agora senta-te e apoia a roda sobre as tuas pernas de maneira a que a parte traseira da cassete esteja virada para ti. 

4. Se olhares bem, verás como o carreto grande tem umas ligações que vão desde o cepo da roda até à zona dos dentes. Pega nas abraçadeiras de plástico - convém que sejam grandes e robustas - e prende as tais ligações do carreto grande aos raios da roda que mais próximos estiverem desse carreto. Coloca pelo menos uma abraçadeira em cada um dos lados da cassete de forma a que fique bem seguro. As abraçadeiras devem ficar com bastante tensão para que a cassete fique mesmo fixa à roda.

5. Depois, volta a colocar a roda traseira no seu devido lugar e já poderás pedalar. 

6. É importante que tenhas em mente uma coisa: ao "prenderes" a cassete à roda traseira através dos raios, perdes o sistema de cubo livre, ou seja, se deixares de pedalar a roda travará em seco. A bicicleta, para aqueles que estão familiarizados com o tema, comportar-se-á como uma fixie, com carreto fixo. Por isso deves ter bastante cuidado e estar consciente da situação. Estamos perante uma reparação que pelo menos irá permitir que consigas chegar a casa ou até onde deixaste o teu carro, mas não abuses. Pelo menos as mudanças funcionarão sem problema. 

Arquivado em:

Porque motivo por vezes perdemos o controlo na roda dianteira

Relacionado

Porque motivo por vezes perdemos o controlo na roda dianteira

Pressão máxima na roda: cuidado ao encher um pneu tubeless

Relacionado

Pressão máxima na roda: cuidado ao encher um pneu tubeless

Revisão da transmissão. Como saber se é preciso mudar a cassete

Relacionado

Revisão da transmissão. Como saber se é preciso mudar a cassete

Altura do guiador ideal

Relacionado

Altura do guiador ideal

Aprende a afinar as mudanças

Relacionado

Aprende a afinar as mudanças

Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

Relacionado

Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

Sabes ajustar o aperto Maxle?

Relacionado

Sabes ajustar o aperto Maxle?