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Como escolher pneus de BTT para o Inverno

Se é daqueles que usam os mesmos pneus durante todo o ano, está na altura de mudar de ideias. A lama, o musgo e as raízes molhadas tornam tudo muito mais complicado, por isso é necessário pneus próprios.

Ivan Mateos

Como escolher pneus de BTT para o Inverno
Como escolher pneus de BTT para o Inverno

Provavelmente já sabes que, quando o terreno está ligeiramente húmido, a aderência muda e as descidas são muito mais divertidas. Mas o que é que acontece se o terreno estiver demasiado húmido? Bem, também sabemos que isso pode tornar-se num verdadeiro inferno, com dificuldade em avançar e sempre a escorregar. Nestas situações, a escolha dos pneus é fundamental. Muitas corridas foram ganhas e perdidas por causa da escolha certa ou errada dos pneus.

Existem zonas no nosso país onde podemos utilizar os mesmos pneus durante praticamente todo o ano sem perder desempenho – um exemplo é o Algarve -, mas no resto, onde o tempo é claramente variável e com temporadas secas e molhadas mais marcadas, é aconselhável utilizar pneus para piso molhado assim que as chuvas de outono começam a aparecer. Eis os pontos essenciais a ter em conta na escolha de bons pneus de inverno.

TACOS

Existe um tipo específico de padrão de piso para a lama, e serás capaz de o identificar assim que o vires. Os tacos são grandes, altos e afastados entre si, com a intenção de criar uma boa superfície de contacto entre a borracha e o solo, com “mordedura” para que se fixem bem no solo e com grandes espaços para que a lama não fique presa. Como as saliências são espaçadas, o peso dos detritos presos entre elas é suficiente para os afastar. Por outro lado, estas saliências altas são menos estáveis em terrenos duros, como pedras ou raízes molhadas.

neumaticos para barro 2

LARGOS OU ESTREITOS?

A escolha da largura depende do tipo de terreno, das preferências individuais e até da própria bicicleta. Em geral, um pneu mais estreito é melhor em lama macia e pegajosa, pois facilita a rotação da roda e evita que o pneu fique preso no quadro (devido à acumulaçáo excessiva de lama). A barreira de lama que se forma mesmo à frente do pneu, à medida que este rola, é mais pequena, pelo que a progressão neste terreno requer menos força. Por outro lado, um pneu mais largo gera uma barreira mais alta e é mais difícil de conduzir, para além do aumento da fricção devido a uma “pegada” maior. Os pneus largos podem acumular mais lama, pelo que deves ter em conta este facto se as escoras da tua bicicleta estiverem comprometidas. Além disso, os pneus mais largos têm uma maior flutuabilidade (afunda-se menos no solo) e aderem melhor a pedras ou raízes molhadas. Também são a melhor escolha para andar na neve.

O COMPOSTO DE BORRACHA 

Para andar na lama solta, o tipo de borracha ou composto pouco importa, se é mais macio ou mais duro é menos importante do que o piso ou o volume. No entanto, para terrenos mistos húmidos, com pedras ou raízes molhadas, é importante. Uma borracha mais macia proporciona mais aderência e tração, reduzindo ou evitando que o pneu escorregue. Regra geral, os pneus mais caros e de gama alta são os que têm compostos de borracha mais elaborados e mais macios, que oferecem uma melhor aderência em troca de mais atrito em terrenos secos. 

neumaticos para barro 3

PRESSÃO 

A pressão também é importante e, tal como acontece com o terreno seco no Verão, baixar a pressão permite uma maior aderência em rochas, raízes ou terreno molhado em geral, uma vez que a superfície de contacto é maior. Com pneus sem câmara de ar, é menos perigoso, do ponto de vista dos furos, andar com pressões mais baixas, mas se ainda tiveres câmaras de ar, terás de ter cuidado, porque este risco aumenta.

10 PNEUS PARA LAMA 

Compilámos uma seleção de pneus especificamente recomendados pelos fabricantes para a lama. Muitos deles são pneus para Downhill ou Enduro, onde é fundamental encontrar a máxima aderência. Existem também alguns modelos para XC, embora a maioria das marcas não fabrique pneus de lama para XC e os que recomendam são de piso misto, por uma questão de desempenho: XC tem tudo a ver com velocidade, e um piso ou composto específico para lama, baseado em tacos altos e borracha aderente, prejudicaria esta prioridade.

neumaticos para barro 1

Bontrager G-Spike Team Issue

Bontrager GSpike Team Issue

Pneu de downhill específico para lama com saliências recortadas, concebido para atingir o nível de aderência exigido pelos atletas profissionais da Trek em DH e Enduro. É um pneu para câmara de ar (ou seja, não é tubeless), apresenta um composto de borracha macia 42a para máxima aderência e um aro em aço. 

  • Tipo: DH, Enduro
  • Medidas: 27.5 "x 2.40" / 29 "x 2.40"
  • Peso: entre 1.200 e 1.475 gramas
  • Preço: 74,99€
  • Site: www.trekbikes.com

 

Chaoyang Phantom Mud

Chaoyang phantom mud

É um pneu muito conhecido na competição, popularizado pela equipa espanhola BH Templo Cafés UCC. Está disponível num único tamanho, mas em diferentes compostos de borracha e tipos de carcaça. Para além deste modelo, a Chaoyang tem outros pneus de diferentes modalidades específicos para a lama, como o Rock Wolf ou o Mud Shredder.

  • Tipo: XC
  • Medidas: 29”x2,0”
  • Peso: entre 595 e 690 gramas
  • Preço: a partir de 30€
  • Site: www.chaoyangtire.com

 

Continental Hydrotal

Continental Hydrotal

Este é o pneu de DH específico da marca para as piores condições de lama. Combina uma carcaça Tubeless amplamente reforçada com 6 camadas sob o piso e reforços laterais anti-furo, com o composto mais macio e aderente da marca, o SuperSoft Compound.

 

Hutchinson Toro XC

Hutchinson toro xc

Os pneus Toro XC estão disponíveis numa variedade de tamanhos e compostos para satisfazer as necessidades do XC ao Trail. Todos eles são Tubeless Ready e as opções topo de gama destacam-se com carcaças Hardskin reforçadas e compostos de borracha dupla Race Ripost, mais macios nas paredes laterais e médios no piso. Está disponível uma versão Gravity. 

  • Tipo: XC, Trail
  • Medidas: 27,5”x 2,10”-2,25” / 29” x 2,10”-2,25”-2,30”-2,40”
  • Peso: entre 680 e 990 gramas
  • Preço: 39,99 – na versão Tubeless ready, sideskin, 66 TPI
  • www.cycling.hutchinson.com

 

Kenda Gran Mudda

Kenda Gran Mudda

Pneu para disciplinas conhecidas como "gravity", ou seja, enduro, all mountain e DH, com carcaça reforçada KVS (Kenda Vetor Shield) constituída por uma folha de aramida que cobre todo o interior para evitar furos. Na conceção, foi dado ênfase ao reforço das saliências para um melhor apoio durante a travagem e as curvas. A Kenda tem outros modelos recomendados para a lama "macia", como o Karma para XC ou o Nevegal 2 para Trail.

  • Tipo: DH, Enduro
  • Medidas: 27,5”x 2,40” / 29”x 2,40”
  • Peso: entre 1.140 e 1.234 gramas
  • Preço: a partir de 49€
  • www.bicycle.kendatire.com

 

Maxxis Severe

maxxis severe

Este é o novo pneu da Maxxis, especialmente indicado para a lama, que também possui um novo composto de borracha MaxxSpeed, 25% mais rápido. O desenho do piso baseia-se numa configuração de saliências moderadamente altas e muito espaçadas para evacuar a lama. A fila central de tacos aproximados foi concebida para uma rotação eficaz. Disponível apenas na carcaça EXO Protection, leve, com 120TPI e paredes laterais protegidas.

  • Tipo: XC
  • Medidas: 27,5”x 2,25” / 29”x 2,25”
  • Peso: 745 gramas
  • Preço: a partir de 45€
  • www.maxxis.com

 

Schwalbe Dirty Dan

schwalbe dirty dan

Com tacos separados e altos, são específicos para lama macia, onde podem cravar-se e oferecer aderência adicional. Os tacos laterais foram concebidos para aumentar a resposta em curvas planas ou contra-balançadas. A Schwalbe tem outros modelos com bom desempenho na lama, mas que não são específicos como o Magic Mary ou o novo Tacky Chan (DH, Enduro), o veterano Nobby Nic (Trail) ou o Rocket Ron (XC).

  • Tipo: DH, Enduro
  • Medidas: 27,5”x 2,35” / 29”x 2,00”-2,35”
  • Peso: 1.345 gramas
  • Preço: a partir de 45€
  • www.schwalbe.com

 

Specialized Hillbilly

Specialized Hillbilly

O modelo para trail mais especializado da marca californiana tem um composto de borracha Gripton, saliências espaçadas e moderadamente altas e uma carcaça Grip Trail reforçada com resistência aos furos e maior estabilidade lateral. Está disponível uma versão Gravity com uma estrutura ainda mais reforçada e um composto de borracha Sticky Fast T9 para uma maior aderência.

  • Tipo: DH, Enduro, Trail
  • Medidas: 27,5”x 2,30”-2,40”-2,60” / 29”x 2,30”-2,40”-2,60”
  • Peso: entre 830 e 1.340 gramas
  • Preço: entre 60 e 70€
  • www.specialized.com

 

Pirelli Scorpion Race DH Mud

pirelli scorpion race dh mud lowres

Desenvolvido para as condições de lama e de competição mais extremas, é reconhecível pela sua decoração amarela. O piso é profundamente esculpido para maior aderência e evacuação da lama. A carcaça DualWall+ oferece estabilidade e resistência aos furos, e o composto de borracha SmartEvo DH proporciona uma aderência soberba com uma dureza de 42a.

  • Tipo: DH, Enduro
  • Medidas: 27,5”x 2,40” / 29”x 2,40”
  • Peso: entre 1.310 e 1.360 gramas
  • Preço: 61,10€
  • www.pirelli.com

 

Vittoria Mota Enduro

vittoria mota

Este pneu inclui o composto 1C RACE, com uma combinação inovadora de moléculas preenchidas uniformemente com grafeno e sílica, que proporciona uma flexibilidade e deformação óptimas do piso. Apresenta um padrão de piso espaçado, especificamente concebido para terrenos macios e soltos. Também disponível na versão Race com carcaça reforçada.

  • Tipo: Enduro
  • Medidas: 27.5 x 2.40", 27.5 x 2.60", 29 x 2.4", 29 x 2.60".
  • Peso: entre 1.130 e 1.340 gramas.
  • Preço: 84,99€
  • www.vittoria.com

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