Novo Shimano Deore XT e SLX com 12 velocidades

A Shimano acabou de introduzir as 12 velocidades no seu grupo mais destacado (a seguir ao XTR), bem como no SLX. Mas há mais novidades do gigante nipónico.
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Novo Shimano Deore XT e SLX com 12 velocidades
Novo Shimano Deore XT e SLX com 12 velocidades

Já é oficial! Depois de muito se especular, finalmente já podemos divulgar as grandes novidades da Shimano. O novo Deore XT série M8100 é a última renovação deste grupo, continuando o seu legado com características de alta performance que visa responder às exigências dos betetistas atuais, estando disponível no mercado em meados de Junho deste ano.

Em simultâneo, o novo SLX série M7100, moldado a partir do mesmo ADN do XTR e Deore XT, foi desenhado para proporcionar uma excelente performance com uma melhor rentabilidade. Estará disponível no mercado a partir de Julho.

DEORE XT - Durabilidade e performance para as exigências atuais do BTT

O novo DEORE XT inclui características singulares tais como o mais recente sistema de encaixe - o MICRO SPLINE - para cassetes de 12v nas opções de 10-45D ou 10-51D; pedaleiros com tecnologia oca de 1x12 ou 2x12; um poderoso sistema de travagem de 2-pistões ou 4-pistões; manípulos com I-SPEC-EV completamente ajustáveis; precisão de comutação com as novas mudanças; ICE TECHNOLOGIES FREEZA para um rápido arrefecimento do sistema, e conjuntos de rodas para XC ou Enduro desenhadas para os requisitos do BTT moderno.

Pedaleiros

O novo pedaleiro DEORE XT 1X12 está disponível com cranques HOLLOWTECH II e movimento pedaleiro integrado. As rodas pedaleiras foram redesenhadas tendo agora um perfil com Dynamic Chain Engagement, o design específico dos dentes da roda pedaleira. Isto visa proporcionar uma excelente retenção da corrente, ao mesmo tempo que mantém a transmissão suave e silenciosa. Para uma montagem mais rápida e segura da roda pedaleira, o cranque tem um sistema de montagem direto. O pedaleiro estará disponível com várias opções de andamentos: 28D, 30D, 32D, 34D e 36D, intercambiável com os anéis de fecho do XTR e SLX, medidas de cranque de 165mm, 170mm e 175mm. Os pedaleiros DEORE XT estão disponíveis para 3 opções de linha de corrente:

-       52mm (FC-M8100-1) para distância no cubo de 142mm ou 148mm, com distância mais curta de Q-factor (172mm)  

-       55mm (FC-M8120-1) para distância no cubo de 148mm, utilização de pneus mais largos e maior distância ao quadro, com Q-factor de 178mm

-       56.5mm (FC-M8130-1) para distância no cubo de 157mm e uma maior distância entre cranques (Q-factor de 181mm)

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Pesos dos pedaleiros: FC-M8100-1: 620g, FC-M8120-1: 628g, FC-M8130-1: 636g (com rodas 32D; 175mm, sem movimento pedaleiro)

Os pedaleiros DEORE XT 2X12 HOLLOWTECH II 36-26D oferecem a gama perfeita quando combinados com as cassetes de 10-45D, maximizando as possibilidades para todos os tipos de terreno, permitindo manter uma cadência consistente com as curtas passagens de mudança.

O pedaleiro FC-M8100-2 foi desenhado para medidas de 142mm e linhas de corrente de 48.8mm e um Q-factor de 172mm. O pedaleiro FC-M8120-B2 destina-se a montagens com 148mm. Para linhas de corrente de 51.8mm e Q-factor de 178mm.

Pesos para FC-M8120-B2 (36-26D, 175mm, sem BB): 672g, e para o FC-M8100-2 36-26D, 175mm, sem BB sobe para os 654g.

Cassete

A nova cassete DEORE XT de 12velocidades chega ao mercado com o sistema de encaixe MICRO SPLINE e está disponível na opção 10-45D para passagens curtas ou 10-51D para gama alargada. Ambas as cassetes trazem tecnologia HYPERGLIDE+ que vai permitir colocar ou libertar mudanças com extrema rapidez e com baixo ruído. As cassetes têm uma aranha de alumínio que aloja 10 carretos de aço, e dois de alumínio para melhorar a durabilidade e o peso. A cassete CS-M8100-12 10-51D pesa 470g e a opção 10-45D pesa 461g.

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Corrente

A nova corrente DEORE XT 12-velocidades HG foi redesenhada para melhorar a retenção e o encaixe. Os elos têm um acabamento cromado para aumentar a durabilidade, suavidade e aumentar a rapidez na comutação na cassete. A corrente CN-M8100 (113 elos+ Elo engate rápido) tem um peso de 252g.

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Mudanças

Com opções de montagem para simples (RD-M8100-SGS) ou duplo (RD-M8120-SGS), as mudanças traseiras DEORE XT permitem uma comutação precisa e rápida numa ampla gama de andamento. Ambas as opções incorporam a tecnologia SHADOW RD+, bump stopper para anular ruídos no desviador e roldanas de 13D que garantem mais silêncio e suavidade. Pesos: RD-M8100-SGS: 284g, RD-M8120-SGS: 290g.

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A mudança da frente DEORE XT tem uma especificação para duas linhas de corrente 48.8mm e 51.8mm, mas disponíveis para diferentes tipos de montagem: Tipo-D, Tipo-E ou montagens Tipo-M. Peso: FD-M8100-D: 135g, FD-M8100-E: 106g, FD-M8100-M: 114g.

Manípulos

Com ajuste lateral e rotacional os manípulos ISPEC-V têm um parafuso engenhosamente colocado junto à manete de travão que permite um ajuste milimétrico ao nosso estilo de pedalar. Também incluem inserções em borracha para melhorar o conforto e libertação nos dois sentidos. Os manípulos esquerdo e direito (SL-M8100-IR) trazem o sistema de multi-release para descarregar rapidamente mudanças na cassete e, para utilizadores que utilizem a montagem 2x12, existe um manípulo simples do lado esquerdo (SL-M8100-IL) que garante uma passagem precisa na mudança da frente. Os manípulos DEORE XT estão disponíveis na versão com abraçadeira. Pesos: SL-M8100-IR: 120g, SL-M8100-IL: 73g, SL-M8100-R: 117g, SL-M8100-L: 78g.

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Travões

Para o sistema de travão hidráulico DEORE XT está disponível uma versão de 2-pistões para Cross-Country e 4-pistões para Enduro. A versão de XC tem um design semelhante à versão anterior M8000, isto significa que as pastilhas de travão são compatíveis. Por outro lado a versão de 4-pistões é uma nova construção que teve como ponto de partida o design do XTR M9100. Partilham assim as pastilhas N03A (resina) ou N04C (metal) (compatível também com as pastilhas D03S ou D02S).

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As manetes de travão DEORE XT funcionam com ambas as pinças e tubos e estão equipadas com sistema de travagem SERVO WAVE para uma resposta mais rápida e potente na travagem. As manetes de travão, à semelhança do XTR, têm duas posições de contacto para criar uma sensação de maior firmeza durante a travagem. Além de um parafuso para regular o alcance da mão, temos um parafuso para regulação da distância das pastilhas ao disco.

Os kits travão (BR-M8100-BL-M8100) com rotores (160 mm RT-MT800) e pastilhas pesa 392g e os Kits de travão para enduro (BR-M8120-BL-M8100) pesam 410g incluindo rotores e pastilhas.

 

Rotores

Os rotores DEORE XT com tecnologia ICE TECHNOLOGIES FREEZA (RT-MT800) foram desenhados para maximizar o arrefecimento do sistema, permitir uma performance consistente e a durabilidade das pastilhas. Um núcleo central de alumínio, fundido entre duas camadas exteriores de aço, dissipa rapidamente o calor através das alhetas centrais. Tamanhos: 140mm (88g), 160mm (109g), 180mm (132g) e 203mm (164g).

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Rodas

Ao contrário do XTR M9100, a série Shimano DEORE XT M8100 oferece sistemas completos de rodas 27.5 e 29” para XC e Trail/Enduro. As rodas para XC trazem aros de 24mm, compatíveis com tubeless ready para utilizar com medidas de pneus a partir de 2.35”, com dupla conificação e 28 raios de montagem directa. Oferecem um equilíbrio entre rigidez e peso. Pesos: WH-M8100-27.5: 1764g, WH-M8100-29: 1840g.

Por outro lado, as rodas DEORE XT para Trail/Enduro foram desenvolvidas com uma largura de aro de 30mm para utilizar com pneus acima de 2.60”. Os cubos com falange esquerda reduzida e distância entre porcas de fecho de 148mm com montagem de 28 raios curvos garantem uma roda resistente e leve para uma utilização mais agressiva. Em termos de pesos: WH-M8120-27.5: 1846g, WH-M8120-29: 1932g. 

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Ambos os modelos XC e Trail/Enduro foram desenvolvidos para utilização de eixos passantes E-THRU (15mm frente, 12mm traseiro), distância entre porcas de fecho de 148mm O.L.D. e cepos com tecnologia MICRO SPLINE da Shimano.

Os cubos da frente individuais DEORE XT e os cubos traseiros estão também disponíveis nas medidas: 100mm > 142mm | 110mm >148mm e 157mm. Pesos: HB-M8110: 142g, HB-M8110-B: 147g, HB-M8110-BS: 158g, FH-M8110: 305g, FH-M8110-B: 307g, FH-M8110-BS: 306g, FH-M8130-B: 310g.

SLX – para aqueles que querem começar a explorar a sua vocação no BTT

Tal como o DEORE XT, a nova série SLX M7100 apresenta-se agora com 12 velocidades. Possui uma cassete com MICRO-SPLINE com opções 10-45D e 10-51D, pedaleiros 1x12 ou 2x12, uma corrente de gama SLX para 12V, travões com 2 ou 4 pistões, manípulos ISPEC-V ajustáveis, mudanças otimizadas e cubos de 12V que garantem tecnologias premium a todos aqueles que pretendem iniciar-se na aventura do BTT.

Pedaleiros

O novo pedaleiro SLX 1x12 foi desenvolvido com tecnologia HOLLOWTECH II e com movimento integrado. As rodas pedaleiras incorporam a tecnologia Dynamic Chain Engagement, que ajuda a melhorar a retenção da corrente, aumenta a suavidade e reduz o ruído na transmissão. Para uma montagem rápida e segura o cranque está equipado com um sistema de montagem direto. As opções disponíveis em rodas pedaleiras são 30D, 32D e 34D, intercambiáveis com o XTR e DEORE XT, com cranques nas medidas 165mm, 170mm e 175mm.   

Os pedaleiros SLX M7100 estão disponíveis em 3 linhas de corrente:

-       52mm (FC-M8100-1) para uma distância no cubo de 142mm ou 148mm, com distância mais curta de Q-factor (172mm)  

-       55mm (FC-M8120-1) para uma distância no cubo de 148mm, utilização de pneus mais largos e maior distância ao quadro, com Q-factor de 178mm

-       56.5mm (FC-M8130-1) para uma distância no cubo de 157mm e uma maior distância entre cranques (Q-factor de 181mm)

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Pesos: FC-M7100-1: 631g, FC-M7120-1: 638g, FC-M7130-1: 656g  (Montagem 32D; 175mm, sem BB).

O SLX 2x12 HOLLOWTECH II 36-26D oferece a gama perfeita quando combinada com as cassetes de 10-45D, maximizando as possibilidades para todos os tipos de terreno, permitindo manter uma cadência consistente com as curtas passagens de mudança.

Tal como o DEORE XT, o pedaleiro FC-M7100-2 foi desenvolvido para trabalhar com 142mm, linhas de corrente de 48.8mm e Q-factor de 172mm. O pedaleiro FC-M7120-B2 foi desenvolvido para trabalhar com a medida 148mm, linha de corrente de 51.8mm e Q-factor de 178mm.

Pesos: FC-M7120-B2 (36-26D, 175mm, sem BB) é de 682g e para o FC-M7100-2 (36-26T, 175mm, w/o BB) é 674g.

Cassete

O SLX de 12 velocidades chega ao mercado com o sistema de encaixe MICRO SPLINE e está disponível na opção 10-45D para passagens curtas ou 10-51D para gama alargada. Ambas as cassetes trazem tecnologia HYPERGLIDE+ que vai permitir colocar ou libertar mudanças com extrema rapidez com baixo ruído. As cassetes tem uma aranha de alumínio que aloja 10 carretos de aço, e uma de alumínio para melhorar a durabilidade e peso.

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A cassete CS-M7100-12 10-51D pesa 534g e a cassete 10-45D pesa 513g.

Corrente

A corrente SLX HG de 12V foi redesenhada para melhorar o engate. Os roletos com acabamento em SIL-TEC melhoram a passagem e aumentam a durabilidade em todas as condições. A corrente CN-M7100 (113 Elos + Elo engate rápido) tem um peso de 252g.

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Mudanças

No mercado nacional haverá opções de montagem para sistema simples (RD-M7100-SGS) ou duplo (RD-M7120-SGS). As mudanças traseiras SLX permitem uma comutação precisa e rápida numa ampla gama de andamento. Ambas as opções incorporam a tecnologia SHADOW RD+ , bump stopper para anular ruídos no desviador e roldanas de 13D que garantem mais silêncio.

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A mudança da frente SLX chega-nos com uma especificação para as linhas de corrente 48.8mm / 51.8mm mas disponíveis para diferentes tipos de montagem: Tipo-D, Tipo-E ou montagens Tipo-M.

Pesos: FD-M7100-D: 135g, FD-M7100-E: 166g, FD-M7100-M: 114g.

Manípulos

Com ajuste lateral e rotacional os manípulos ISPEC-V possuem um parafuso engenhosamente colocado junto à manete de travão que permite um ajuste milimétrico ao nosso estilo de pedalar (SL-M7100-IR). Para utilizadores que preferem a montagem 2x12, um manípulo simples do lado esquerdo (SL-M7100-IL) garante uma passagem precisa na mudança da frente. Os manípulos SLX estão disponíveis na versão de abraçadeira.

SL-M7100-R_C219_1_310_310

Pesos: SL-M7100-IR: 121g, SL-M7100-IL: 73g.

Travões

As pinças SLX estão disponíveis numa versão XC com 2-pistões e uma versão Enduro com 4-pistões. A versão da pinça para XC partilha o mesmo design da versão anterior. Isto significa que as pastilhas G02S/J02A e G04S/J04C vão ser compatíveis. A pinça para Enduro de 4-pistões é uma nova construção que teve como ponto de partida o design da XTR M9100, usando pastilhas D03S (resina) ou D02S (metal) - (compatível com N03A e NO4C).

As manetes de travão SLX funcionam com ambas as pinças e tubos e estão equipadas com sistema de travagem SERVO WAVE para uma resposta mais rápida e potente na travagem. As manetes de travão à semelhança do XTR têm 2 posições de contacto para criar uma sensação de maior firmeza durante a travagem. Além de um parafuso para regular o alcance da mão, temos um parafuso para regulação da distância das pastilhas ao disco e melhorar a performance de travagem.

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O Kit de travão para XC (BR-M7100-BL-M7100) com rotores (160 mm, SM-RT70) e pastilhas pesa 425g e a versão para Enduro (BR-M7120-BL-M7100) pesa 444g, incluindo pastilhas e rotor.

Rotores

Os rotores redesenhados SLX com tecnologia ICE TECHNOLOGIES (RT-RT70) foram desenhados para maximizar o arrefecimento do sistema, permitir uma performance consistente e a durabilidade das pastilhas. Um núcleo central de alumínio, fundido entre 2 camadas exteriores de aço, dissipa rapidamente o calor através das alhetas centrais.

Pesos: RD-M7100-SGS: 316g, RD-M7120-SGS: 322g.

Tamanhos disponíveis: 140mm (121g), 160mm (133g), 180mm (159g) and 203mm (193g). 

Cubos

Os cubos da frente individuais SLX e os cubos traseiros estão também disponíveis nas medidas: 100mm > 142mm | 110mm >148mm ou 157mm. O cubo traseiro (FH-M7110) está desenvolvido com um cepo de cassete com design MICRO SPLINE.

Peso dos cubos: HB-M7110: 142g, HB-M7110-B: 147g, FH-M7110: 350g, FH-M7110-B: 354g, FH-M7130-B: 359g.

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O Shimano Deore XT e o SLX irão estar disponíveis montados em bicicletas a partir de Junho, no retalho, e apenas nalgumas algumas lojas da especialidade na sexta-feira dia 14 de Junho.

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A Shimano é distribuída em Portugal pela Sociedade Comercial do Vouga.