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Novo Shimano Deore XT e SLX com 12 velocidades

A Shimano acabou de introduzir as 12 velocidades no seu grupo mais destacado (a seguir ao XTR), bem como no SLX. Mas há mais novidades do gigante nipónico.

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Novo Shimano Deore XT e SLX com 12 velocidades
Novo Shimano Deore XT e SLX com 12 velocidades

Já é oficial! Depois de muito se especular, finalmente já podemos divulgar as grandes novidades da Shimano. O novo Deore XT série M8100 é a última renovação deste grupo, continuando o seu legado com características de alta performance que visa responder às exigências dos betetistas atuais, estando disponível no mercado em meados de Junho deste ano.

Em simultâneo, o novo SLX série M7100, moldado a partir do mesmo ADN do XTR e Deore XT, foi desenhado para proporcionar uma excelente performance com uma melhor rentabilidade. Estará disponível no mercado a partir de Julho.

DEORE XT - Durabilidade e performance para as exigências atuais do BTT

O novo DEORE XT inclui características singulares tais como o mais recente sistema de encaixe - o MICRO SPLINE - para cassetes de 12v nas opções de 10-45D ou 10-51D; pedaleiros com tecnologia oca de 1x12 ou 2x12; um poderoso sistema de travagem de 2-pistões ou 4-pistões; manípulos com I-SPEC-EV completamente ajustáveis; precisão de comutação com as novas mudanças; ICE TECHNOLOGIES FREEZA para um rápido arrefecimento do sistema, e conjuntos de rodas para XC ou Enduro desenhadas para os requisitos do BTT moderno.

Pedaleiros

O novo pedaleiro DEORE XT 1X12 está disponível com cranques HOLLOWTECH II e movimento pedaleiro integrado. As rodas pedaleiras foram redesenhadas tendo agora um perfil com Dynamic Chain Engagement, o design específico dos dentes da roda pedaleira. Isto visa proporcionar uma excelente retenção da corrente, ao mesmo tempo que mantém a transmissão suave e silenciosa. Para uma montagem mais rápida e segura da roda pedaleira, o cranque tem um sistema de montagem direto. O pedaleiro estará disponível com várias opções de andamentos: 28D, 30D, 32D, 34D e 36D, intercambiável com os anéis de fecho do XTR e SLX, medidas de cranque de 165mm, 170mm e 175mm. Os pedaleiros DEORE XT estão disponíveis para 3 opções de linha de corrente:

-       52mm (FC-M8100-1) para distância no cubo de 142mm ou 148mm, com distância mais curta de Q-factor (172mm)  

-       55mm (FC-M8120-1) para distância no cubo de 148mm, utilização de pneus mais largos e maior distância ao quadro, com Q-factor de 178mm

-       56.5mm (FC-M8130-1) para distância no cubo de 157mm e uma maior distância entre cranques (Q-factor de 181mm)

Pesos dos pedaleiros:

FC-M8100-1: 620g, FC-M8120-1: 628g, FC-M8130-1: 636g (com rodas 32D; 175mm, sem movimento pedaleiro)

Os pedaleiros DEORE XT 2X12 HOLLOWTECH II 36-26D oferecem a gama perfeita quando combinados com as cassetes de 10-45D, maximizando as possibilidades para todos os tipos de terreno, permitindo manter uma cadência consistente com as curtas passagens de mudança.

O pedaleiro FC-M8100-2 foi desenhado para medidas de 142mm e linhas de corrente de 48.8mm e um Q-factor de 172mm. O pedaleiro FC-M8120-B2 destina-se a montagens com 148mm. Para linhas de corrente de 51.8mm e Q-factor de 178mm.

Pesos para FC-M8120-B2 (36-26D, 175mm, sem BB): 672g, e para o FC-M8100-2 36-26D, 175mm, sem BB sobe para os 654g.

Cassete

A nova cassete DEORE XT de 12velocidades chega ao mercado com o sistema de encaixe MICRO SPLINE e está disponível na opção 10-45D para passagens curtas ou 10-51D para gama alargada. Ambas as cassetes trazem tecnologia HYPERGLIDE que vai permitir colocar ou libertar mudanças com extrema rapidez e com baixo ruído. As cassetes têm uma aranha de alumínio que aloja 10 carretos de aço, e dois de alumínio para melhorar a durabilidade e o peso. A cassete CS-M8100-12 10-51D pesa 470g e a opção 10-45D pesa 461g.

Corrente

A nova corrente DEORE XT 12-velocidades HG foi redesenhada para melhorar a retenção e o encaixe. Os elos têm um acabamento cromado para aumentar a durabilidade, suavidade e aumentar a rapidez na comutação na cassete. A corrente CN-M8100 (113 elos Elo engate rápido) tem um peso de 252g.

Mudanças

Com opções de montagem para simples (RD-M8100-SGS) ou duplo (RD-M8120-SGS), as mudanças traseiras DEORE XT permitem uma comutação precisa e rápida numa ampla gama de andamento. Ambas as opções incorporam a tecnologia SHADOW RD , bump stopper para anular ruídos no desviador e roldanas de 13D que garantem mais silêncio e suavidade. Pesos: RD-M8100-SGS: 284g, RD-M8120-SGS: 290g.

A mudança da frente DEORE XT tem uma especificação para duas linhas de corrente 48.8mm e 51.8mm, mas disponíveis para diferentes tipos de montagem: Tipo-D, Tipo-E ou montagens Tipo-M. Peso: FD-M8100-D: 135g, FD-M8100-E: 106g, FD-M8100-M: 114g.

Manípulos

Com ajuste lateral e rotacional os manípulos ISPEC-V têm um parafuso engenhosamente colocado junto à manete de travão que permite um ajuste milimétrico ao nosso estilo de pedalar. Também incluem inserções em borracha para melhorar o conforto e libertação nos dois sentidos. Os manípulos esquerdo e direito (SL-M8100-IR) trazem o sistema de multi-release para descarregar rapidamente mudanças na cassete e, para utilizadores que utilizem a montagem 2x12, existe um manípulo simples do lado esquerdo (SL-M8100-IL) que garante uma passagem precisa na mudança da frente. Os manípulos DEORE XT estão disponíveis na versão com abraçadeira. Pesos: SL-M8100-IR: 120g, SL-M8100-IL: 73g, SL-M8100-R: 117g, SL-M8100-L: 78g.

Travões

Para o sistema de travão hidráulico DEORE XT está disponível uma versão de 2-pistões para Cross-Country e 4-pistões para Enduro. A versão de XC tem um design semelhante à versão anterior M8000, isto significa que as pastilhas de travão são compatíveis. Por outro lado a versão de 4-pistões é uma nova construção que teve como ponto de partida o design do XTR M9100. Partilham assim as pastilhas N03A (resina) ou N04C (metal) (compatível também com as pastilhas D03S ou D02S).

As manetes de travão DEORE XT funcionam com ambas as pinças e tubos e estão equipadas com sistema de travagem SERVO WAVE para uma resposta mais rápida e potente na travagem. As manetes de travão, à semelhança do XTR, têm duas posições de contacto para criar uma sensação de maior firmeza durante a travagem. Além de um parafuso para regular o alcance da mão, temos um parafuso para regulação da distância das pastilhas ao disco.

Os kits travão (BR-M8100-BL-M8100) com rotores (160 mm RT-MT800) e pastilhas pesa 392g e os Kits de travão para enduro (BR-M8120-BL-M8100) pesam 410g incluindo rotores e pastilhas.

Discos

Os discos DEORE XT com tecnologia ICE TECHNOLOGIES FREEZA (RT-MT800) foram desenhados para maximizar o arrefecimento do sistema, permitir uma performance consistente e a durabilidade das pastilhas. Um núcleo central de alumínio, fundido entre duas camadas exteriores de aço, dissipa rapidamente o calor através das alhetas centrais. Tamanhos: 140mm (88g), 160mm (109g), 180mm (132g) e 203mm (164g).

Rodas

Ao contrário do XTR M9100, a série Shimano DEORE XT M8100 oferece sistemas completos de rodas 27.5 e 29” para XC e Trail/Enduro. As rodas para XC trazem aros de 24mm, compatíveis com tubeless ready para utilizar com medidas de pneus a partir de 2.35”, com dupla conificação e 28 raios de montagem directa. Oferecem um equilíbrio entre rigidez e peso. Pesos: WH-M8100-27.5: 1764g, WH-M8100-29: 1840g.

Por outro lado, as rodas DEORE XT para Trail/Enduro foram desenvolvidas com uma largura de aro de 30mm para utilizar com pneus acima de 2.60”. Os cubos com falange esquerda reduzida e distância entre porcas de fecho de 148mm com montagem de 28 raios curvos garantem uma roda resistente e leve para uma utilização mais agressiva. Em termos de pesos: WH-M8120-27.5: 1846g, WH-M8120-29: 1932g. 

Ambos os modelos XC e Trail/Enduro foram desenvolvidos para utilização de eixos passantes E-THRU (15mm frente, 12mm traseiro), distância entre porcas de fecho de 148mm O.L.D. e cepos com tecnologia MICRO SPLINE da Shimano.

Os cubos da frente individuais DEORE XT e os cubos traseiros estão também disponíveis nas medidas: 100mm > 142mm | 110mm >148mm e 157mm. Pesos: HB-M8110: 142g, HB-M8110-B: 147g, HB-M8110-BS: 158g, FH-M8110: 305g, FH-M8110-B: 307g, FH-M8110-BS: 306g, FH-M8130-B: 310g.

SLX – para aqueles que querem começar a explorar a sua vocação no BTT

Tal como o DEORE XT, a nova série SLX M7100 apresenta-se agora com 12 velocidades. Possui uma cassete com MICRO-SPLINE com opções 10-45D e 10-51D, pedaleiros 1x12 ou 2x12, uma corrente de gama SLX para 12V, travões com 2 ou 4 pistões, manípulos ISPEC-V ajustáveis, mudanças otimizadas e cubos de 12V que garantem tecnologias premium a todos aqueles que pretendem iniciar-se na aventura do BTT.

Pedaleiros

O novo pedaleiro SLX 1x12 foi desenvolvido com tecnologia HOLLOWTECH II e com movimento integrado. As rodas pedaleiras incorporam a tecnologia Dynamic Chain Engagement, que ajuda a melhorar a retenção da corrente, aumenta a suavidade e reduz o ruído na transmissão. Para uma montagem rápida e segura o cranque está equipado com um sistema de montagem direto. As opções disponíveis em rodas pedaleiras são 30D, 32D e 34D, intercambiáveis com o XTR e DEORE XT, com cranques nas medidas 165mm, 170mm e 175mm.   

Os pedaleiros SLX M7100 estão disponíveis em 3 linhas de corrente:

-       52mm (FC-M8100-1) para uma distância no cubo de 142mm ou 148mm, com distância mais curta de Q-factor (172mm)  

-       55mm (FC-M8120-1) para uma distância no cubo de 148mm, utilização de pneus mais largos e maior distância ao quadro, com Q-factor de 178mm

-       56.5mm (FC-M8130-1) para uma distância no cubo de 157mm e uma maior distância entre cranques (Q-factor de 181mm)

Pesos:

FC-M7100-1: 631g, FC-M7120-1: 638g, FC-M7130-1: 656g  (Montagem 32D; 175mm, sem BB).

O SLX 2x12 HOLLOWTECH II 36-26D oferece a gama perfeita quando combinada com as cassetes de 10-45D, maximizando as possibilidades para todos os tipos de terreno, permitindo manter uma cadência consistente com as curtas passagens de mudança.

Tal como o DEORE XT, o pedaleiro FC-M7100-2 foi desenvolvido para trabalhar com 142mm, linhas de corrente de 48.8mm e Q-factor de 172mm. O pedaleiro FC-M7120-B2 foi desenvolvido para trabalhar com a medida 148mm, linha de corrente de 51.8mm e Q-factor de 178mm.

Pesos: FC-M7120-B2 (36-26D, 175mm, sem BB) é de 682g e para o FC-M7100-2 (36-26T, 175mm, w/o BB) é 674g.

Cassete

O SLX de 12 velocidades chega ao mercado com o sistema de encaixe MICRO SPLINE e está disponível na opção 10-45D para passagens curtas ou 10-51D para gama alargada. Ambas as cassetes trazem tecnologia HYPERGLIDE que vai permitir colocar ou libertar mudanças com extrema rapidez com baixo ruído. As cassetes tem uma aranha de alumínio que aloja 10 carretos de aço, e uma de alumínio para melhorar a durabilidade e peso.

A cassete CS-M7100-12 10-51D pesa 534g e a cassete 10-45D pesa 513g.

Corrente

A corrente SLX HG de 12V foi redesenhada para melhorar o engate. Os roletos com acabamento em SIL-TEC melhoram a passagem e aumentam a durabilidade em todas as condições. A corrente CN-M7100 (113 Elos Elo engate rápido) tem um peso de 252g.

Mudanças

No mercado nacional haverá opções de montagem para sistema simples (RD-M7100-SGS) ou duplo (RD-M7120-SGS). As mudanças traseiras SLX permitem uma comutação precisa e rápida numa ampla gama de andamento. Ambas as opções incorporam a tecnologia SHADOW RD , bump stopper para anular ruídos no desviador e roldanas de 13D que garantem mais silêncio.

A mudança da frente SLX chega-nos com uma especificação para as linhas de corrente 48.8mm / 51.8mm mas disponíveis para diferentes tipos de montagem: Tipo-D, Tipo-E ou montagens Tipo-M.

Pesos: FD-M7100-D: 135g, FD-M7100-E: 166g, FD-M7100-M: 114g.

Manípulos

Com ajuste lateral e rotacional os manípulos ISPEC-V possuem um parafuso engenhosamente colocado junto à manete de travão que permite um ajuste milimétrico ao nosso estilo de pedalar (SL-M7100-IR). Para utilizadores que preferem a montagem 2x12, um manípulo simples do lado esquerdo (SL-M7100-IL) garante uma passagem precisa na mudança da frente. Os manípulos SLX estão disponíveis na versão de abraçadeira.

Pesos: SL-M7100-IR: 121g, SL-M7100-IL: 73g.

Travões

As pinças SLX estão disponíveis numa versão XC com 2-pistões e uma versão Enduro com 4-pistões. A versão da pinça para XC partilha o mesmo design da versão anterior. Isto significa que as pastilhas G02S/J02A e G04S/J04C vão ser compatíveis. A pinça para Enduro de 4-pistões é uma nova construção que teve como ponto de partida o design da XTR M9100, usando pastilhas D03S (resina) ou D02S (metal) - (compatível com N03A e NO4C).

As manetes de travão SLX funcionam com ambas as pinças e tubos e estão equipadas com sistema de travagem SERVO WAVE para uma resposta mais rápida e potente na travagem. As manetes de travão à semelhança do XTR têm 2 posições de contacto para criar uma sensação de maior firmeza durante a travagem. Além de um parafuso para regular o alcance da mão, temos um parafuso para regulação da distância das pastilhas ao disco e melhorar a performance de travagem.

O Kit de travão para XC (BR-M7100-BL-M7100) com rotores (160 mm, SM-RT70) e pastilhas pesa 425g e a versão para Enduro (BR-M7120-BL-M7100) pesa 444g, incluindo pastilhas e rotor.

Discos

Os rotores redesenhados SLX com tecnologia ICE TECHNOLOGIES (RT-RT70) foram desenhados para maximizar o arrefecimento do sistema, permitir uma performance consistente e a durabilidade das pastilhas. Um núcleo central de alumínio, fundido entre 2 camadas exteriores de aço, dissipa rapidamente o calor através das alhetas centrais.

Pesos: RD-M7100-SGS: 316g, RD-M7120-SGS: 322g.

Tamanhos disponíveis: 140mm (121g), 160mm (133g), 180mm (159g) and 203mm (193g). 

Cubos

Os cubos da frente individuais SLX e os cubos traseiros estão também disponíveis nas medidas: 100mm > 142mm | 110mm >148mm ou 157mm. O cubo traseiro (FH-M7110) está desenvolvido com um cepo de cassete com design MICRO SPLINE.

Peso dos cubos: HB-M7110: 142g, HB-M7110-B: 147g, FH-M7110: 350g, FH-M7110-B: 354g, FH-M7130-B: 359g.

O Shimano Deore XT e o SLX irão estar disponíveis montados em bicicletas a partir de Junho, no retalho, e apenas nalgumas algumas lojas da especialidade na sexta-feira dia 14 de Junho.

Poderás saber mais clicando aqui

A Shimano é distribuída em Portugal pela Sociedade Comercial do Vouga.

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