comitium

Mathieu van der Poel vence a Paris-Roubaix pela terceira vez

O neerlandês inscreveu o seu nome no livro das lendas desta clássica francesa graças a esta terceira vitória consecutiva. Tadej Pogacar estreou-se em grande estilo, mas sofreu uma saída de estrada que o fez perder tempo, mesmo assim foi segundo. O português António Morgado ficou no top 25.

MATEO LÓPEZ DE PRADO. FOTO: LUCA BETTINI/SPRINTCYCLINGAGENCY

Mathieu van der Poel vence a Paris Roubaix pela terceira vez
Mathieu van der Poel vence a Paris Roubaix pela terceira vez

O "Inferno do Norte" foi conquistado por um destemido, um ciclista que nunca vira a cara à luta e que trata o sofrimento e a dor por tu. Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) venceu pela terceira vez consecutiva esta prova após um "mano a mano" com Tadej Pogacar - que se estreou nesta prova. O esloveno da UAE Team Emirates-XRG prometeu dar espetáculo e cumpriu o prometido, apesar de a 38 km da meta ter saído de estrada, o que o fez perder tempo irrecuperável. Quanto ao terceiro, foi Mads Pedersen da Lidl Trek, após um sprint apertado com Wout van Aert (Visma-Lease a Bike).

Esta prova tem mais de 100 anos de história e destaca-se devido aos seus 30 setores de empedrado e mais de 250 km que ligam Paris ao Velódromo de Roubaix. É um dos cinco monumentos do ciclismo e atrai todos os anos milhares de espectadores.

A prova teve inúmeros ataques, furos, quedas e imprevistos. A 100 km da meta, o cenário de corrida ficou mais definido. Os principais candidatos colocaram-se estrategicamente na frente, neutralizando as fugas. Depois, foram eles próprios que começaram a atacar. Pogacar foi o primeiro, sendo seguido por Van der Poel, junto com o seu colega de equipa Jasper Philipsen. 

Rodeado por rivais, Pogacar sabia que tinha de atacar de longe novamente, caso contrário corria o risco de ser atacado. Mas mais cedo do que se esperava, Philipsen claudicou, ficando Van der Poel e Pogacar isolados na dianteira. 

Mas tudo mudou quando numa curva Pogacar perdeu o controlo da bicicleta e saiu de estrada. O neerlandês seguiu isolado e aumentou o ritmo, enquanto o esloveno tentava recuperar o tempo perdido. Pouco depois, Pogacar teve de trocar de bicicleta, tal como Van der Poel. A diferença temporal favorecia o ciclista da Alpecin, que seguiu até à meta sozinho, somando a terceira vitória nesta prova. 

Destaque ainda para o português António Morgado, que terminou em 24º. 

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Van der Poel vai usar uma Canyon Aeroad CFR especial na Paris Roubaix

Relacionado

Van der Poel vai usar uma Canyon Aeroad CFR especial na Paris-Roubaix

Mathieu van der Poel derrota o %22invencível%22 Pogacar na Milão   San Remo

Relacionado

Mathieu van der Poel derrota o "invencível" Pogacar na Milão - San Remo

Tadej Pogacar vence o Tour de Flandres pela segunda vez

Relacionado

Tadej Pogacar vence o Tour de Flandres pela segunda vez

Pogacar vai lutar pela vitória no Tour de Flandres

Relacionado

Pogacar vai lutar pela vitória no Tour de Flandres