comitium

Lista de campeões nacionais de ciclismo a nível internacional

Após um fim de semana marcado pelos campeonatos de ciclismo em vários países, fazemos uma compilação dos resultados na prova em linha masculina.

DAVID CASTAÑO| FOTOGRAFIA: JUMBO VISMA.

Lista de campeões nacionais de ciclismo a nível internacional
Lista de campeões nacionais de ciclismo a nível internacional

O campeonato holandês decorreu dois dias antes da grande maioria, tendo Pascal Eenkhoorn (Jumbo Visma) sido o vencedor. Aliás, foi a vitória mais importante da sua carreira até hoje. Eenkhoorn encetou uma fuga juntamente com Daan Hoole (Trek Segafredo) a cerca de 25 km para o final e bateu-o ao sprint. 

O veterano Yuyika Arashiro (Bahrain Victorious) ganhou a prova de estrada japonesa. Os fãs festejaram a vitória de Arashiro em Mihara em êxtase. O japonês tinha sido terceiro no contrarrelógio individual na passada sexta feira. 

Merhawi Kudus (EF Education EasyPost) venceu a prova em linha na Eritreia. Kudus bateu Natnael Tesfatsion (Drone Hopper Androni Giocattoli), um dos seus companheiros de fuga, na zona de meta. Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert) - um dos ciclistas mais baladados do momento - tudo fez para tentar ganhar, mas não conseguiu. Mesmo assim ficou com o título de campeão nacional em contrarrelógio. 

Nils Pollit (BORA-hansgrohe) foi o primeiro a cruzar a meta em Altastenberg - Kahler Asten, Alemanha. Pollit soma a esta vitória o terceiro posto no contrarrelógio, onde era o grande favorito. Na prova em linha bateu Nikias Arndt (Team DSM) por 47 segundos e Simon Geschke (Cofidis) por 2m45. 

Por sua vez, na Áustria, outro ciclista da BORA-hansgrohe também levou o título máximo na categoria elite. Felix Großschartner fez a dobradinha (também ganhou o contrarrelógio). Bateu Patrick Gamper e Lukas Postlberger. 

Na Irlanda, os dois grandes favoritos, Ben Healy (EF Education EasyPost) e Eddie Dunbar (INEOS Grenadiers) foram surpreendidos por Rory Towsend (WiV SunGod), que durante toda a sua carreira profissional esteve em equipas continentais. Cormac McGeough (Wildlife Generation Pro Cycling), foi segundo, a 26 segundos e Ben Healy foi terceiro, a 2m25.

politt celebrando su victoria en la prueba alemana 2 790x454

Politt festejou a vitória no campeonato nacional alemão. Foto: Hennes Roth/Sprint Cycling Agency

A República Checa e a Eslováquia realizaram uma prova conjunta e Matej Zahalka (Elkov Kasper) foi o grande vencedor. Jan Barta, Adam Toupalik e Michael Boros cortaram a meta logo a seguir. Peter Sagan acabou em sétimo lugar e foi o primeiro eslovaco a cortar a meta. 

Nos campeonatos nacionais franceses, Florian Sénéchal (Quick Step Alpha Vinyl Team) sagrou-se vencedor após uma fuga. Em segundo lugar ficou Anthony Turgis (TotalEnergies) e em terceiro Axel Zingle (Cofidis). Julian Alaphilippe (Quick Step Alpha Vinyl Team) chegou integrado no pelotão, meio minuto depois. 

Filippo Zana (Bardiani CSF Faizanè), Lorenzo Rota (Intermarché-Wanty-Gobert), Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team) e Andrea Piccolo (Drone Hopper Androni Giocattoli) discutiram entre si o título italiano. Zana foi o vencedor, batendo Rota quase na linha de meta. 

zanna con rota a su derecha lamentandose por el segundo puesto 2 790x454

Zanna com Rota na linha de meta dos nacionais italianos. Foto: Massimo Fulgenzi/Sprint Cycling Agency

A decisão nos campeonatos belgas também foi bastante acesa. Tim Merlier (Alpecin Fenix) ganhou a Jordi Meeus (BORA-hansgrohe) em Middelkerke. Jasper Philipsen, colega de equipa de Merlier, foi terceiro. Remco Evenepoel (Quick Step Alpha Vinyl Team), vencedor do contrarrelógio, não tinha grandes hipóteses num final tão plano. 

A equipa Trek-Segafredo encaixa mais um título, dado que Alexander Kamp e Mads Pedersen ocuparam os dois primeiros lugares do pódio nos nacionais dinamarqueses. 

Rasmus Tiller (Uno-X Pro Cycling Team) foi o mais rápido no sprint que definiu a classificação no campeonato norueguês. Tiller bateu Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty Gobert) e Edvald Boasson Hagen (Total Energies). 

O sueco Lucas Eriksson (Riwal Cycling Team) ganhou o campeonato do seu país, mas Tobias Ludvigsson (Groupama FDJ) foi muito combativo e não permitiu grandes veleidades. Jacon Eriksson (Riwal Cycling Team) também se intrometeu na disputa. 

Robin Froidevaux (Tudor Pro Cycling Team) saltou para a ribalta no campeonato suíço, batendo Sebastien Reichenbach (Groupama FDJ) e Colin Stussi (Team Voralberg). 

No Brasil, o jovem de Cabo Frio Vinicius Rangel (Movistar) foi o grande vencedor, somando este título ao de campeão de contrarrelógio sub-23. 

Perante as ausências de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), Primoz Roglic (Jumbo Visma) e Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Kristjan Koren (Adria Mobil) consagrou-se campeão de estrada esloveno. 

Mark Cavendish (Quick Step Alpha Vinyl Team) somou mais uma medalha de ouro ao seu palmarés, ganhando os campeonatos do Reino Unido. O sprinter esteve em todas as fugas do dia e nunca cedeu. No sprint final bateu Sam Watson (Groupama FDJ) e Alexander Richardson (Le Col). 

Aqui ao lado, em Espanha, Carlos Rodrígues (INEOS Grenadiers) foi o grande vencedor dos nacionais. Bateu Jesús Herrada (Cofidis) e Alex Aranburu (Movistar). É a prova de que a nova geração tem bastante potencial. 

Foram disputados mais de cem campeonatos nacionais. Poderás consultar os restantes resultados aqui: https://firstcycling.com/

Arquivado em:

João Almeida é o novo campeão nacional de ciclismo

Relacionado

João Almeida é o novo campeão nacional de ciclismo

Rafael Reis e Daniela Campos campeões nacionais de contrarrelógio

Relacionado

Rafael Reis e Daniela Campos campeões nacionais de contrarrelógio

Daniela Campos faz a dobradinha em Mogadouro

Relacionado

Daniela Campos faz a dobradinha em Mogadouro

Coroados dez campeões masters de contrarrelógio

Relacionado

Coroados dez campeões masters de contrarrelógio

Afonso Eulálio é o novo campeão nacional de fundo de sub 23

Relacionado

Afonso Eulálio é o novo campeão nacional de fundo de sub-23

Entregues 10 títulos de campeão nacional de fundo master em A do Barbas

Relacionado

Entregues 10 títulos de campeão nacional de fundo master em A-do-Barbas

Nossos destaques