1. VELOCIDADE
Quanto mais rápido enfrentarmos uma secção de terreno enlameado, melhor. Porquê? Porque a inércia estará do nosso lado, proporcionando estabilidade.
2. CONCENTRAÇÃO
… no entanto, devemos estar sempre atentos a mudanças de direção imprevisíveis, bem como a escorregadelas, perdas de tração e travagem reduzida.
3. RELAXAMENTO
Devemos estar relaxados, mas com os sentidos alerta, improvisando continuamente e procurando um equilíbrio entre conduzir a bicicleta e deixá-la ir por onde ela quer. Pode parecer assustador, mas não é.
4. POUCA CADÊNCIA
Convém que a pedalada seja lenta (cerca de 60 ou 70 pedaladas por minuto) para ter tração.
5. CONTROLO DOS TRAVÕES
Ao travares, perderás a linha que a bicicleta estava a seguir, por isso é melhor travar antes ou depois, mas nunca numa curva ou mudança de direção.
6. DIVISÃO DO PESO
Deverás levar o peso centrado sobre os eixos da bicicleta e o mais junto ao selim possível.