A Decathlon tem no seu catálogo uma nova bicicleta de estrada, a Van Rysel Endurance Racer (EDR), uma bicicleta desenvolvida pelos seus engenheiros durante os últimos dois anos e que acumula a experiência adquirida pela marca ao longo de duas décadas na fabricação de quadros em fibra de carbono.
A nova EDR representa a quinta geração de quadros de carbono da Decathlon e destaca-se pelo seu baixo peso e que, no tamanho M e na versão com travões de aro, pesa somente 890 gramas, ou seja, 140 gramas menos do que a versão anterior (quadro Ultra CF). Além disso, este novo modelo é 18% mais rígido do que o Ultra CF, segundo os dados da marca.

Está disponível em seis versões diferentes, três com travões de disco e três com travões tradicionais de aro, a partir dos 1.750€ da versão com transmissão Campagnolo Centaur, até aos 3.900€ da versão topo de gama, montada com Shimano Dura Ace. Também existe uma versão para mulher, por 2.000€, com uma geometria adaptada à morfologia feminina e um selim Van Rysel Ergofit, desenvolvido propositadamente para este segmento.

A Van Rysel EDR estreia também na marca um novo conceito de geometria na qual a Decathlon visa o equilíbrio entre performance e conforto. Se analisarmos a tabela da Decathlon em termos de geometrias, podemos ver claramente que a a nova EDR é mais curta em termos de Reach (alcance) que a anterior Ultra CF, mas continua a ser uma bicicleta com medidas consideradas "desportivas".

GAMA COMPLETA
O quadro e a forqueta da nova EDR, construídos com fibras de carbono de alto módulo, sáo a base dos seis modelos que referimos, disponíveis em cinco tamanhos, do XS ao XL. A versão topo de gama traz um grupo Shimano Dura Ace (52/36 com 11-28) bem como rodas Fulcrum Racing Zero Carbon. Este modelo está disponível tanto em vermelho como em preto e segundo a marca pesa (de série) apenas 6,6 kg no tamanho M (sem pedais).

A Decathlon inclui nesta montagem topo de gama componentes de qualidade, como o guiador e espigão de selim Deda Superleggera, bem como um avanço também desta marca italiana. O selim é o reputado Fizik Antares R1 com carris em carbono. Um equipamento de luxo numa bicicleta que custa 3.900€ em preto e 3.950€ em vermelho.
Como o conceito da Decathlon é oferecer produtos acessíveis e adaptados às necessidades de todos os desportistas, as novas EDR estão disponíveis tanto com travões de aro como com travões de disco.

Na gama com travões de disco, há uma montagem com grupo mecânico Shimano Ultegra e rodas Fulcrum Racing 3 DB compatíveis com pneus tubeless. Este modelo, segundo a marca, pesa 7,7 kg e o seu preço é em conta: 2.599€. Só está disponível em preto e inclui periféricos de qualidade, como o guiador e avanço Deda Zero 2, espigão de selim de carbono Van Rysel e o selim Fizik Antares R3. Clicando aqui encontrarás mais detalhes.

No segundo escalão dos modelos com travões de disco encontramos duas montagens com grupo Shimano 105, nos quais destacamos as rodas Fulcrum Racing 700 DB, também compatíveis com tecnologia tubeless. Por um lado, uma versão para homem, por 1.999€, e por outro uma versão para mulher com o selim específico Van Rysel Ergofit por 2.000€. O peso destes modelos ronda os 8,2 kg e trazem de série avanço e guiador em alumínio. Para saberes mais sobre a versão de homem clica aqui. Se procuras a versão de mulher, clica aqui.

A gama da nova coleção Van Rysel EDR inclui uma montagem com travões de aro e transmissão Campagnolo Centaur (bem como rodas Campagnolo Calima). É uma boa opção para aqueles cicloturistas que preferem travões convencionais e procuram desmultiplicações para enfrentar as voltas mais exigentes, já que de série traz um pedaleiro com 50/34 e uma cassete de 11 velocidades 12-32. É um modelo interessante de entrada de gama e que custa 1.750€. Clica aqui para saberes mais.
Como a procura tem sido muita, muitos destes modelos estão com stocks reduzidos ou nulos. Clica nos links fornecidos neste artigo e preenche (no site da marca) o formulário indicando o teu e-mail, pois serás alertado logo que exista disponibilidade em termos de stock.