Esta pergunta deve ser bem explicada, pois depende muito de vários aspectos.
-
Por um lado, se já treinas 5 ou 6 dias por semana, talvez o que precises seja de um dia de descanso total. É sempre aconselhável que descanses completamente pelo menos um dia por semana.
-
Embora também seja verdade que, se fizeres alguns alongamentos suaves nesse dia, não te fará mal nenhum. Por outro lado, quando pedalamos, a altura ideal para fazer alongamentos é depois do treino, pois isso ajuda os músculos a recuperarem melhor.
-
O descanso não deve ser feito apenas com o aspeto físico em mente, mas também com o aspeto mental. Embora cada ciclista tenha um conceito diferente do que é o desporto, a nível psicológico é recomendável deixar alguns dias de descanso para manter sempre um certo entusiasmo ou motivação para sair e treinar ou fazer outro tipo de atividade física.
-
Esta recomendação não se aplica a todos, pois há pessoas que "precisam" de fazer algum desporto todos os dias. Isto não é mau, desde que haja dias em que a intensidade seja leve e a motivação para sair e treinar seja sempre elevada.
-
Por isso, há que ter em conta o tipo de treino que fizeste durante a semana, já que o descanso total ou o descanso ativo serão mais ou menos aconselháveis em função da intensidade do treino que fizeste durante a semana. Por exemplo, após dias de treino muito intenso, a recuperação é mais efetiva se fizeres algum exercício ligeiro no dia seguinte do que se não fizeres nada.
-
No que diz respeito aos exercícios de musculação, são sempre um bom complemento ao exercício que fazemos com as pernas quando pedalamos. Os exercícios de musculação ou de tonificação são recomendados durante toda a época e não apenas durante a pré-época. É uma forma de manter um bom equilíbrio muscular e de evitar algumas lesões. Só deves ter cuidado para não treinar demasiados exercícios para as pernas se tiveres feito um treino de ciclismo muito intenso nos dias anteriores.