comitium

Seleção nacional vai disputar os europeus de pista de sub-23 e juniores

A seleção nacional de pista vai estar em Apeldoorn, nos Países Baixos, entre os dias 17 e 22 de agosto, para disputar o Campeonato da Europa de sub-23 e juniores.

Ana Nunes

Seleção nacional vai disputar os europeus de pista de sub-23 e juniores
Seleção nacional vai disputar os europeus de pista de sub-23 e juniores

São quatro os atletas sub-23 e juniores que vão competir na próxima semana no Campeonato da Europa de Pista, em Apeldoorn, nos Países Baixos.

Entre todos os corredores portugueses presentes, Maria Martins é a corredora mais experiente, tendo regressado recentemente de uma participação histórica nos Jogos Olímpicos. O selecionador nacional, Gabriel Mendes, revela as ambições para esta competição da atleta. “A Maria Martins é uma atleta com experiência e valor internacional reconhecido. Irá competir com a ambição de sempre, a de discutir as provas em que participa. Acreditamos que é candidata ao top 5 em todas”, afirmou Gabriel Mendes.

Dado que regressou recentemente dos Jogos Olímpicos, Maria Martins não marcou presença no estágio que está a decorrer esta semana, no Velódromo de Sangalhos, e irá juntar-se aos colegas à partida para os Países Baixos. A seleção portuguesa de pista vai estar representada no Campeonato da Europa por mais três atletas, entre eles Diogo Narciso e Rodrigo Caixas, em sub-23 masculinos, e Beatriz Roxo, em juniores femininas. O selecionador nacional ressalva as capacidades destes atletas e a importância da participação numa prova como esta.

“O Diogo Narciso é estreante em sub-23. O Rodrigo Caixas e a Beatriz Roxo são estreantes absolutos em Campeonatos da Europa. São todos corredores com capacidade para fazerem um percurso internacional no ciclismo de pista. Neste momento em que tem havido muito poucas provas internacionais, o principal foco é o desenvolvimento das capacidades dos corredores e o seu crescimento desportivo. É claro que tentaremos obter os melhores resultados possíveis, mas será sobretudo importante o processo de trabalho e de desenvolvimento e a perceção do patamar em que nos encontramos em comparação com as outras nações”, explicou Gabriel Mendes.

A competição tem início na próxima terça-feira, com Rodrigo Caixas a participar na qualificação para a prova de perseguição individual entre as 10h00 e as 15h00, hora portuguesa. À tarde, entre as 16h30 e as 19h50, Beatriz Roxo disputará a prova de scratch, Maria Martins a de eliminação, tal como Diogo Narciso e, caso seja apurado, Rodrigo Caixas irá disputar a final da prova de perseguição individual.

Na quarta-feira, dia 18 de agosto, a primeira a competir será Maria Martins, na prova de scratch, depois será Beatriz Roxo a disputar a prova de eliminação, seguida de Rodrigo Caixas, que também irá correr na prova de scratch. Neste dia as provas vão estar a decorrer entre as 14h50 e as 20h25, hora portuguesa.

A seleção nacional regressará à pista na sexta-feira, dia 20 de agosto, com Beatriz Roxo a disputar a prova de omnium, que irá decorrer ao longo de todo o dia. Neste dia, Maria Martins e Diogo Narciso farão também a corrida por pontos, nos respetivos sectores, feminino e masculino. A competição vai decorrer entre as 10h00 e as 12h27, no caso das duas primeiras provas do omnium, e entre as 14h00 e as 19h46, para as restantes provas.

No sábado Maria Martins e Rodrigo Caixas vão disputar as respetivas provas de omnium, que vão decorrer ao longo do dia. O omnium decorrerá, durante a manhã, entre as 10h00 e as 12h42, e à tarde, entre as 15h00 e as 19h54, hora portuguesa, altura em que também irá competir Beatriz Roxo, na corrida por pontos. A participação portuguesa nos europeus de pista de sub-23 e juniores terminará no domingo, à tarde, entre as 12h30 e as 15h56, com a prova de madison, que irá ser disputada pela dupla masculina, com Diogo Narciso e Rodrigo Caixas.

Arquivado em:

Pista: ouro para Maria Martins, prata para João Matias e Iúri Leitão

Relacionado

Pista: ouro para Maria Martins, prata para João Matias e Iúri Leitão

Pista: Maria Martins vence eliminação na Taça das Nações de São Petersburgo

Relacionado

Pista: Maria Martins vence eliminação na Taça das Nações de São Petersburgo

Maria Martins em estágio no Velódromo Nacional

Relacionado

Portugal está prestes a estrear-se na Taça das Nações de Pista em São Petersburgo

UCI cria a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista

Relacionado

UCI cria a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista