comitium

UCI cria a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista

Esta terça-feira foi escrito um novo capítulo na história do ciclismo de pista com a apresentação da Liga dos Campeões da UCI, uma nova competição destinada a elevar a modalidade a um novo nível de prestígio global, que conta com o apoio do Eurosport.

Vasco Simões

UCI cria a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista
UCI cria a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista

Os detalhes desta nova série de corridas foram anunciados através de um evento digital transmitido em direto e em simultâneo desde Saint-Quentin-en-Yvelines, próximo de Paris, França, e Bath, no Reino Unido. 

O presidente da UCI, David Lappartient, o presidente do Eurosport & Discovery Global Sports Rights & Sports Marketing Solutions, Andrew Georgiou, e François Ribeiro, responsável pela Eurosport Events, revelaram todos os aspetos desta série de corridas de formato curto de grande adrenalina, otimizadas para os telespetadores convencionais. No evento estiveram também presentes os embaixadores da modalidade Chris Hoy e Kristina Vogel, assim como outros importantes promotores.

A Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista conta com atletas de nível mundial, um calendário internacional condensado com corridas únicas, participação igualitária de género, prémios monetários atrativos e transmissão global garantida. A competição de elite vocacionada para os fãs pretende estabelecer o perfil global do ciclismo de pista para lá do ciclo olímpico de quatro anos. Dia 6 de novembro estreia o primeiro de seis eventos repletos de ação. Traz uma nova abordagem para o formato do ciclismo de pista enraizada na acessibilidade e no entusiasmo existente entre os fãs atuais e os novos.

O lançamento da ‘Champions’ vem no seguimento da nova parceria de oito anos entre o órgão regulador mundial do ciclismo, a Union Cycliste Internationale (UCI) e a Discovery, juntamente com a empresa dedicada à promoção de eventos, a Eurosport Events, com o objetivo de desenvolver uma narrativa durante todo o ano para o ciclismo de pista e aumentar a ligação dos fãs em torno da modalidade.

CALENDÁRIO 2021 

1ª Jornada - 6 de novembro - Palma de Maiorca (Velòdrom Illes Balears)

2ª Jornada - 20 de novembro - St Quentin en Yvelines, França (Vélodrome National de Saint-Quentin-en-Yvelines)

3ª Jornada - 27 de novembro - Panevėžys, Lituânia (Cido Arena)

4ª e 5ª Jornadas - 3 a 4 de dezembro - Londres, Reino Unido (Lee Valley VeloPark)

6ª Jornada - 11 de dezembro - Tel Aviv, Israel (Sylvan Adams National Velodrome)

UM FORMATO DESPORTIVO ÚNICO

A Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI é um formato onde cada jornada contará com o mesmo programa de corrida. Os ciclistas marcam pontos nas seis jornadas nas categorias de Sprint ou Endurance. Cada categoria tem dois tipos diferentes de corridas em que os competidores podem acumular pontos: os velocistas correrão tanto o Sprint quanto o Keirin, enquanto os competidores de Endurance correrão tanto a Eliminação quanto o Scratch. Na estreia da ‘Champions’, 18 ciclistas competirão em cada categoria, totalizando 72 ciclistas - igual número masculino e feminino.

As classificações na Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI serão determinadas pelos pontos atribuídos aos ciclistas em função do seu desempenho em cada corrida. Os pontos serão acumulados numa tabela de classificação e o vencedor geral em cada uma das categorias será o ciclista com mais pontos no final da série. No final de cada jornada, os quatro líderes atuais de cada categoria (dois homens e duas mulheres) receberão a camisola de líder para usar no evento seguinte.

IGUALDADE DE PRÉMIOS EM DINHEIRO PARA ATLETAS MASCULINOS E FEMININOS

Os 36 ciclistas masculinos e 36 femininos que competem pela vitória nas categorias Sprint e Endurance da Liga serão motivados por um conjunto de prémios que ascende a mais de 500.000 euros. Além disso, a atribuição do prémio em dinheiro será igual para ambos os ciclistas masculinos e femininos, como parte do compromisso da Liga com a igualdade de género no desporto e em linha com a política de igualdade de prémios em dinheiro da UCI em todos os seus eventos.

O prémio em dinheiro será concedido para as colocações de 1 a 10 em todas as corridas da série, com os vencedores a receber € 1.000. O vencedor geral de cada categoria também receberá € 25.000, com prémio em dinheiro alocado para cada lugar na classificação geral.

REVELADO O TROFÉU DOS CAMPEÕES

O troféu da Liga dos Campeões da UCI simboliza a inovação e o modernismo que a nova série pretende incutir na modalidade e na experiência do adepto. O desenho oval com uma faixa futurística de LED azul elétrico nasceu do formato da própria pista e tem mais de um metro de altura, para se tornar num verdadeiro emblema da competição. O nome de cada vencedor das Ligas Sprint e Endurance masculina e feminina será igualmente gravado no troféu após a jornada final, com 4 réplicas fornecidas para os ciclistas vencedores.

REVELADA A CAMISOLA DO LÍDER SANTINI

A camisola, ou 'speedsuit', é uma criação da marca italiana ‘premium’ e Fornecedor Oficial de Kits Santini. O Speedsuit Viper Z2 TT da Santini será usado pelos principais ciclistas masculinos e femininos nas categorias Sprint e Endurance da série. Além disso, a Santini fornecerá também a cada um dos 72 ciclistas que competem um fato de velocidade personalizado, complementado com uma bandeira nacional e o logótipo da UCI Track Champions League. Cada ciclista manterá o mesmo número de corrida durante toda a competição e terá os seus próprios patrocinadores pessoais destacados no fato.

CICLISTAS FUNDADORES

Três homens e três mulheres, cada um em diferentes estágios das suas carreiras profissionais no ciclismo de pista, foram escolhidos como ‘Ciclistas Fundadores' da primeira edição da Liga dos Campeões da UCI: Ed Clancy (Reino Unido), Emma Hinze (Alemanha), Harrie Lavreysen (Países Baixos), Mathilde Gros (França), Sebastián Mora (Espanha) e Simona Krupeckaitė (Lituânia).

Os Ciclistas Fundadores darão vida às histórias humanas por trás do evento antes e durante a ação. Os fãs poderão acompanhar a jornada de cada atleta nos canais da UCI Track Champions League e no Eurosport e na Global Cycling Network (GCN), bem como nas próprias redes sociais dos ciclistas.

Como a Liga será realizada em diferentes velódromos da Europa, os ciclistas foram escolhidos para representar esses países. Qualificaram-se através de 'wild cards', enquanto outros ciclistas serão convidados a participar através da classificação mundial UCI e desempenho nos Campeonatos do Mundo da UCI.

DISTRIBUIÇÃO E TRANSMISSÃO GLOBAL

 A Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI beneficiará de uma ampla estratégia de distribuição de transmissão global com o objetivo de alcançar e envolver o maior número possível de fãs de ciclismo. As seis jornadas das séries serão amplamente transmitidas em canais de propriedade do Discovery, incluindo o Eurosport, TV linear e ‘streaming’, bem como a GCN + e os canais digitais da GCN Racing.

Como parte da ambição da Liga de alcançar um público mais amplo para a modalidade e atrair novos fãs, foram também estabelecidas parcerias de distribuição com emissoras de primeira linha. Mais detalhes sobre os parceiros de transmissão serão anunciados nas próximas semanas.

David Lappartient, presidente da UCI: “O lançamento da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI estabelece um marco importante na história do ciclismo de pista, uma das disciplinas históricas do ciclismo e que faz parte dos Jogos Olímpicos desde os primeiros Jogos modernos em 1896. Graças à nossa parceria estratégica com a Discovery, um circuito dinâmico, veloz e amigo da televisão alcançaremos novos públicos de fãs do ciclismo de pista.

 “A disciplina tem agora um calendário anual compacto, baseado em três destaques: Taça das Nações da UCI, Campeonatos do Mundo da UCI e Liga dos Campeões da UCI. O ciclismo de pista, que tem sido um sucesso retumbante nos Jogos Olímpicos, está, portanto, equipado para brilhar anualmente durante cada Olimpíada.

“Estou ansioso para ver esta edição inaugural da Liga dos Campeões acontecer nestes locais icónicos revelados hoje, e para ver os primeiros quatro vencedores masculinos e femininos da ‘Champions’ 2021 da UCI, celebrada em dezembro em Tel Aviv, Israel.”

Andrew Georgiou, presidente do Eurosport & Discovery Global Sports Rights & Sports Marketing Solutions: “Temos o privilégio de trabalhar com esses líderes visionários na UCI e é extremamente emocionante ver a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista ganhar vida. Mal podemos esperar que os fãs do ciclismo vivam a primeira jornada em novembro, iniciando um novo capítulo para o ciclismo de pista e usando a escala e as plataformas do Discovery para trazer públicos de todo o mundo para este desporto."

“Como a Casa do Ciclismo e dos Jogos Olímpicos, a Discovery está numa posição única para construir uma narrativa distinta para o ciclismo de pista ao longo de todo o ano e contar a história da modalidade de forma sustentada entre e durante cada Olimpíada de Verão. Combinar o melhor do desporto e do entretenimento, apresentando os melhores ciclistas de pista do mundo e as melhores equipas neste novo formato dinâmico, estabelecerá um cenário excecional para a modalidade.”

François Ribeiro, Responsável da Eurosport Events e promotor da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI“Hoje assinalamos um marco importante no nosso compromisso com o ciclismo. Acreditamos que o ciclismo de pista é uma das especialidades mais estimulantes dentro do ciclismo, mas tal como as exigências do público evoluíram, existe uma oportunidade de apresentá-lo de uma forma nova e altamente atraente. Aproveitamos a nossa experiência incomparável noutros formatos de competição de alta adrenalina – como é o caso do automobilismo - para afinar o formato e oferecer uma experiência sem precedentes no evento e nos ecrãs a todos os fãs do ciclismo.”

Poderás obter mais detalhes em www.ucitrackchampionsleague.com.

 

Arquivado em:

Discovery e UCI juntam-se para criar e organizar a Liga Mundial de Ciclismo de Pista

Relacionado

Discovery e UCI juntam-se para criar e organizar a Liga Mundial de Ciclismo de Pista

UCI publica versão revista do calendário de estrada 2021

Relacionado

UCI publica versão revista do calendário de estrada 2021

Calendário 2022. Já estão definidas as datas e locais da Taça do Mundo e Mundiais

Relacionado

Calendário 2022. Já estão definidas as datas e locais da Taça do Mundo e Mundiais

Revista Ciclismo a fundo nº7 já nas bancas

Relacionado

Revista Ciclismo a fundo nº7 já nas bancas

Os melhores videos