Gustav Gullholm, conhecido no mundo das bicicletas como Dangerholm, é um construtor sueco de bicicletas personalizadas. A sua paixão pelo mundo das bicicletas e a capacidade de personalização fizeram com que ficasse conhecido, tendo apresentado algumas das bicicletas mais leves do mundo e, ao mesmo tempo, as mais impactantes. Desde adolescente que Gulhom mostrou interesse em modificar e melhorar bicicletas e ao longo dos anos, isso tornou-se a sua imagem de marca.
Há quem diga que é um excêntrico, outros que é um louco, mas a verdade é que obteve o reconhecimento da indústria ao apresentar customizações perfeitamente utilizáveis, como a bicicleta de downhill de 29 polegadas mais leve do mundo. Os seus dois principais objetivos - desempenho e estética - não estão dissociados de outro muito importante: funcionalidade.Todas as bicicletas que monta têm de funcionar de maneira exemplar.
Agora, o sueco apresentou a mais recente novidade: a Scott Solace "Wasteland", uma bicicleta única que combina um estilo inspirado na estética pós-apocalíptica com o desempenho avançado de uma bicicleta elétrica de gravel. Este modelo tem como base a Solace Gravel eRide e é uma homenagem ao filme Mad Max.
CONCEITO INSPIRADOR
A Solace Wasteland demonstra o fascínio de Dangerholm pelo universo cinematográfico pós-apocalíptico, onde os veículos parecem saídos de um ferro-velho, mas possuem um aspeto visual atrativo. Por isso, Dangerholm decidiu transformar uma bicicleta elétrica moderna numa peça digna de um cenário pós-apocalíptico.
CONSTRUÇÃO E DETALHES TÉCNICOS
Podemos dizer que a Scott Solace Gravel eRide é, por si só, uma bicicleta com um aspeto elegante, mas Dangerholm quis ir mais além. O quadro foi modificado e possui um tubo adicional estilo "Klunker" no triângulo dianteiro, que dá um toque visual, mas não afeta a funcionalidade. Para complementar a aposta no metal e na ferrugem, fabricou uma nova placa que protege o motor.
Mas o elemento que mais nos chamou a atenção foi sem dúvida a suspensão personalizada em aço, desenhada para lhe conferir um aspeto ameaçador. Tem detalhes exclusivos, como moedas nas extremidades dos tubos e travões com uma cablagem especial. É uma autêntica obra de arte.
COR E DESIGN
Em vez de optar por um acabamento convencional, Dangerholm escolheu uma tinta especial que contém pó de ferro, o que permite que a bicicleta enferruge com o tempo. Isto dá à Scott Solace "Wasteland" um aspeto autenticamente desgastado, que se renova quando está exposta a água ou ar húmido.
TRAVÕES E TRANSMISSÃO
Os travões de disco, estilo serra, foram fabricados à medida e são completamente funcionais. Obviamente, o seu design dá prioridade ao estilo. Quanto ao motor, trata-se do TQ HPR50, que oferece 50 Nm de binário e inclui uma bateria de 360 Wh, garantindo uma experiência de condução potente e fluida.
ACESSÓRIOS E PERSONALIZAÇÃO
A bicicleta inclui uma série de acessórios personalizados, como grades de bidon King Cage adaptadas para garrafas Stanley e um selim em couro Brooks England com elementos desgastados.
A Scott Solace "Wasteland" não é somente uma bicicleta, é também uma obra de arte com um design vanguardista.