A Scott sempre foi conhecida por fabricar bicicletas muito leves, como é o caso das revolucionárias CR1 que antecederam as primeiras Addict lançadas em 2008, cujo quadro pesava 790 gramas, e a bicicleta completa de Mark Cavendish chegava aos 5,9 kg.
A nova versão da Addict RC passa a ser a bicicleta fabricada em série mais leve da história da Scott. Numa altura em que é mais difícil aligeirar as bicicletas, devido aos travões de disco, às transmissões eletrónicas com cada vez mais carretos, à prevalência de perfis aerodinâmicos, cablagem interna e pneus mais largos, este lançamento da Scott é realmente uma lufada de ar fresco.
Isto significa que o peso baixou 345 gramas, graças sobretudo ao quadro, forqueta com direção completa, espigão, aperto e cockpit integrado com suporte para o ciclocomputador. Esta redução no peso não comprometeu o desempenho da bicicleta, muito pelo contrário, sendo agora 12 watts mais rápida e 36% mais confortável face à sua antecessora, segundo os dados divulgados pela marca.
O grande segredo para conseguir este recorde reside nos detalhes e numa exclusiva técnica na produção da fibra de carbono usada, fazendo com que o kit composto pelo quadro e forqueta seja completamente oco e uniforme no seu interior, sem resíduos desnecessários, que no fundo acrescentavam peso.
Para desenvolver este modelo, foi usado um software de desenho 3D com simulações avançadas totalmente novas (capazes de analisar o comportamento de 26.000 pontos de referência) e só depois foi usado o inovador processo de produção denominado Polypropylene Molding Core.
Primeiro é desenvolvido o tubo diagonal, dado que é o que suporta grande parte do peso da bicicleta. A parte dianteira, a primeira a atravessar o ar, possui um ligeiro perfil aerodinâmico NACA, com uma superfície similar à da Foil e Plasma, ligando o tubo vertical ao longo do tubo superior. Este tubo agora é mais curvado e mais sólido, mais redondo na parte dianteira (junto à direção) e mais fino atrás (junto ao espigão de selim).
A zona do eixo pedaleiro tem pequenas ligações às escoras traseiras. Por falar em escoras, são mais pequenas e têm um aspeto "orgânico" para se fundirem melhor com o tubo vertical.
A nova Addict RC é fabricada em dois tipos de carbono, HMX SL e HMX, combinando dois tipos de fibras Toray e Mitsubishi de três categorias, T800, WYS60 e M40. Segundo a marca, a composição do carbono Toray evoluiu muito ao longo dos anos, incluindo partículas de grafeno e outras nanopartículas que o tornam mais resistente.
O método de construção deste quadro é bastante simples. Uma nova membrana em polipropileno é aquecida e colocada dentro do carbono e quando é enchida, como se fosse uma bexiga, compacta os tubos, pressionando-os contra o molde exterior que é fabricado em aço. O resultado é uma superfície interna completamente polida, sem imperfeições, bolhas ou rugas.
Como é possível aplicar uma pressão homogénea, evita-se colocar reforços adicionais, portanto só são usadas quatro lãminas, reduzindo a grossura (0.6 mm) em algumas zonas do quadro. A Scott alega que este processo é único no mundo das bicicletas.
Este inovador processo permite moldar com precisão o interior do quadro, controlando as transições e as formas, dotando o quadro e a forqueta de uma resistência elevada, sem ser necessário usar camadas extra nem reforços ou resinas adicionais. Além disso, as lâminas são maiores, reduzindo a quantidade de carbono e a sobreposição em pontos de união críticos como as escoras e a zona de inserção do espigão de selim.
COMPONENTES
A zona do espigão é das mais críticas e foi alvo de um intenso trabalho de investigação. A sua complexidade foi consideravelmente reduzida, bem como o seu peso. Este modelo tem um novo aperto, promovendo a elasticidade e a absorção bem como o conforto. E, acima de tudo, melhorou a acessibilidade, dado que o parafuso está colocado numa posição a 50 graus.
A Scott também fabricou dois espigões para este modelo, em particular o SP-R101-CF, que tem uma concavidade com uma dupla função: por um lado, integra uma luz específica da Syncros que fica fixa com um íman, e por outro lado aumenta a capacidade de amortecer a Addict (30% face ao espigão SP-R100-SL, que é 10% mais leve do que o da geração anterior). E como grande novidade, podemos montar nesta Addict RC pneus de 34 mm.
Outro componente importante nesta nova bicicleta é o cockpit integrado Syncros IC-R100-SL que possui um ligeiro desnível de 6º na parte baixa (380 a 410 mm), abrindo progressivamente. Tem um avanço mais curto e é menos grosso do que a versão anterior, mas em compensação o ângulo ronda -11º.
Através da análise de elementos finitos, a zona de aperto do tubo da forqueta (cujo diâmetro é de 27,2 mm) é 40g mais leve e proporciona a mesma resistência e rigidez. A tampa foi simplificada e possui vários suportes para ciclocomputadores, destacando-se um em particular fabricado em magnésio e titânio através de impressão 3D que pesa apenas 12g, ou seja, é 70% mais leve do que os outros suportes mecanizados em CNC.
DETALHES
Cada aspeto da bicicleta foi analisado ao pormenor, incluindo os parafusos e a peça de acoplamento do desviador. Por exemplo, a fixação do desviador é mais pequena, a forqueta deixa de ter a tampa frontal com íman que cobre os parafusos da pinça de travão dianteiro, o aperto do espigão é mais minimalista, os rolamentos da direção são duplamente vedados... Também destacamos outros aspetos estéticos, como a tampa superior da direção pintada com a cor do quadro ou a borracha que esconde e protege o aperto do espigão de selim.
A Scott escondeu uma multi-ferramenta na extremidade do guiador, que está embutida dentro de uma peça em plástico (basta rodá-la para a retirar). Pesa 27g e possui uma chave torx T25 e uma sextavada de 6 mm, as únicas ferramentas que precisamos para ajustar todos os parafusos da Addict RC (incluindo os apertos das rodas).
COMPORTAMENTO
A Scott adaptou a geometria Racing Concept (RC) desta nova geração às tendências atuais e introduziu pneus mais largos, que aumentam ligeiramente o centro de gravidade e retardam a manobrabilidade (ao incrementar o Trail da forqueta), por isso o avanço da forqueta (conhecido como rake) é maior e como compensação as escoras são mais curtas (410 mm) e o espigão tem menos recuo (5 mm) devido a um tubo de selim mais vertical.
Na prátrica tem uma geometria ágil para enfrentarmos as curvas fechadas com uma resposta rápida, e possui estabilidade suficiente para rolar em segurança a alta velocidade ou controlar a força do vento. E o comportamento é igual nos sete tamanhos disponíveis (do XXS ao XXL).
É compacta, manobrável, precisa e leve. É o tipo de bicicleta em que nos sentimos como peixe na água logo desde a primeira vez que a usamos, proporcionando muito conforto e um encaixe natural. É percetível que é muito rápida e que responde instantaneamente aos nossos impulsos, e nunca sentimos que fosse desgovernada, instável ou incómoda. Durante a apresentação tivemos a possibilidade de alternar entre a versão Pro e Ultimate, sendo esta 700g mais leve, portanto mais viva.
MODELOS
O modelo Addict 30 está disponível em três cores e a Addict 20 e Addict 10 somente em duas. A mais barata custa 4.599,99 euros e a mais cara 11.999,99 euros (preços exclusivamente em Portugal).
Um dos pormenores que nos chamou a atenção durante a apresentação desta bicicleta e no teste foi a predominância dos grupos eletrónicos Shimano em toda a gama, excepto na versão topo de gama RC Ultimate, que está equipada com SRAM Red AXS. Aliás, este modelo é o único que traz o quadro e forqueta em carbono HMX-SL que é 76g mais leve do que a opção HMX da restante gama. A Ultimate também vem equipada com medidor de potência e com as extraordinárias rodas Syncros Capital SL com 40 mm de perfil que já testámos em exclusivo nacional.
Esta fantástica Addict RC Ultimate destina-se a pessoas com uma carteira bem recheada que pretendem a bicicleta mais leve do mercado. E mesmo que não estejam em forma, podem atrever-se mesmo nas subidas mais inclinadas graças ao pedaleiro 46/33.
A Addict RC Pro é um modelo mais destinado a competição, graças à desmultiplicação 52/36 e 11-34. Não traz um medidor de potência, algo que deveria ser revisto, mas em compensação pesa muito abaixo dos 6,8 kg permitidos pela UCI.
Não podemos deixar de referir que todos os modelos estão equipados com componentes realistas, fiáveis e confortáveis (selim com almofadado, espigão de selim sem limite de peso, fita de guiador, discos standard, etc).
Vê o vídeo que o nosso colega de redação em Espanha (José Luis Arce) fez com a nova Addict:
Portanto, não se trata apenas de um modelo superleve que tem como premissa aparecer no catálogo, como fazem algumas marcas. Trata-se de uma bicicleta real que é de facto a mais leve do mercado e que pode ser usada em condições reais sem qualquer receio. E agora o que fará a concorrência, dado que a Scott voltou a posicionar-se como a líder em termos de leveza?
Poderás encontrar mais detalhes da Addict aqui.