Criada em 2010, a primeira geração da Foil rapidamente conseguiu ganhar fãs um pouco por todo o mundo. A sua aerodinâmica e o design específico conseguiam não só atrair os adeptos da marca, mas também aqueles que não conheciam a Scott. Era um modelo que surpreendia também pela velocidade que se conseguia atingir, sobretudo em estradas com pouco desnível. As novas regras da UCI fizeram com que em 2021 o design do quadro e da forqueta pudessem chegar a níveis até então proibidos, e foi por isso que surgiu esta Foil RC, a qual procura um equilíbrio entre aerodinâmica, peso, conforto e estética. As equipas World Tour DSM (tanto a masculina como a feminina), estão a estreá-la nesta Volta a França.

MAIS AERODINÂMICA
Para desenvolver esta nova versão foi utilizada a tecnologia F01 Airfoil da Scott, a qual recorre a um software de simulação CFD - Computational Fluid Dynamics - e testes no túnel de vento com modelos em tamanho real construídos com uma impressora 3D. Os dois sistemas complementam-se e têm em conta o efeito do ciclista sobre a bicicleta em termos de fluxo do vento. O drag nesta nova versão - resistência do vento - é reduzido 75% sobre o ciclista, 20% no caso da bicicleta e 5% nas rodas.
São utilizados perfis NACA e cada tubo leva um corte diferente, com perfis aerodinâmicos assimétricos, dependendo da zona. O tubo do selim, por exemplo, é mais fino do que o da geração anterior, seguindo o contorno da roda e o seu ângulo é diferente. A forqueta também é diferente, tem uma secção mais larga no plano longitudinal e mais fina na parte frontal. O espigão de selim aparentemente não tem recuo, mas graças ao ângulo da parte superior do tubo vertical - perpendicular ao solo e com menos 6 graus do que a geração anterior - tem 0 ou 15 mm dependendo do espigão utilizado.

Desenvolvidos pelos experts na área de aerodinamismo da Drag2Zero, os protótipos foram submetidos a dezenas de testes - velocidades diferentes, ângulo de vento alternado e com rodas diferentes - para encontrar o melhor design que consiga conciliar todas as condições possíveis.
Neste novo quadro e forqueta Foil RC, devem ser usados pneus de 28 mm de largura atrás e 25 mm à frente (pelo menos, essa é a recomendação da marca), pois essas são as medidas que, segundo os testes no túnel de vento, melhor se comportam. No entanto, pode levar pneus de até 30 mm de largura.
O resultado, segundo a marca, é uma redução de drag na ordem dos 20% face à geração Foil RC anterior, o que na prática equivale a 1 minuto e 18 segundos num percurso de 40 km (a 40 km/h de média).
MAIS LEVE
Num modelo destinado à máxima eficiência aerodinâmica, o peso não costuma ser a premissa número um, mas a Scott conseguiu baixar o seu peso na casa dos 9% face à versão anterior, graças à utilização de menos peças de carbono. Além disso, foram reforçadas as zonas que sofrem mais stress e foi retirado carbono em excesso em zonas menos afetadas por torções, tudo isto sem afetar a rigidez e a resistência estrutural. O quadro é composto por 5 peças antes de ser revestido com epoxi: o triângulo dianteiro - formado pelo tubo vertical, horizontal e frontal -, as escoras e o casquilho para o ajuste do espigão.
Segundo a marca, no tamanho 56 - pintado e com todas as peças metálicas montadas - o quadro do modelo Foil RC Ultimate, construído com carbono HMX SL, pesa 915 gramas, e no modelo Pro - que usa carbono HMX - pesa 985g, somente mais 70g. A bicicleta completa, no tamanho M e sem pedais (na montagem Ultimate, com grupo SRAM Red eTap e rodas Zipp NSW) pesa 7.22 kg, enquanto na Pro, com grupo Shimano Dura Ace Di2 R9250 e rodas Dura Ace C50, chega aos 7.32 kg.

MAIS CÓMODA
O desenho do novo espigão de selim Syncros Duncan SL Aero CFT - de série em todas as montagens Foil RC - aumenta o conforto cerca de 10% se o compararmos com o modelo anterior. Tem uma flexão vertical controlada e está construído recorrendo a três peças: a que absorve os impactos e vibrações, fabricada em carbono HMX, a que cumpre funções aerodinâmicas, também em carbono HMX e uma de plástico, que está disponível com uma prática luz traseira que não prejudica a aerodinâmica nem a estética.
Existe a opção de comprar uma versão convencional de uma peça - Duncan SL Aero, sem a denominação CFT - destinada a quem prefere um peso ainda mais baixo - 80 gramas face à CFT - ou para ciclistas que levem o espigão muito dentro do quadro, em tamanhos mais pequenos. A sua absorção é inferior ao modelo CFT e está construído em carbono HMX-SL.

NOVO GUIADOR INTEGRADO
O cockpit Syncros Creston iC SL Aero merece uma menção à parte devido à forma minuciosa com que permite ocultar toda a cablagem no seu interior. O guiador e avanço é fabricado numa só peça em carbono e o seu design claramente visa o aerodinamismo. Contudo, só está disponível de série nas montagens topo de gama da Foil RC: Ultimate e Pro. Nas restantes versões são montados avanços e guiadores convencionais - também da marca Syncros - com cablagem oculta (na parte inferior do avanço). A tampa do avanço é mais fácil de colocar e de retirar face ao modelo anterior e já não é usado um íman. Para além disso, os espaçadores foram redesenhados. De origem é oferecido um suporte para GPS que está disponível em duas versões com comprimentos diferentes.

DA TEORIA À PRÁTICA
Estivemos na apresentação da nova gama da Foil RC que decorreu em Itália, mais concretamente no lago d´Iseo, situado na região dos lagos da Lombardia, no sul dos Alpes, rodeados por montanhas e vinhas.
Tivemos a oportunidade de testar este modelo em quatro percursos diferentes, repartidos pelos dias da apresentação. No primeiro dia pudemos ver todas as montagens que estarão disponíveis, incluindo uma versão muito especial desenhada pela Syncros, mas tivemos ainda oportunidade para uma volta rápida e intensa pelas estradas junto ao lago. No segundo dia demos uma volta mais longa e tivemos a oportunidade de pedalar dentro do Porsche Experience Center de Castrezzato, inaugurado em 2021 e que possui um circuito com 2.5 km, com um asfalto impecável e com uma aderência sublime. Demos inúmeras voltas a este percurso, cheio de curvas e contracurvas, explorando ao máximo as potencialidades desta Foil e, claro, a aderência em curva dos pneus montados. Aproveitámos também para fazer alguns sprints com o ciclista da equipa DSM Sam Welsford. No último dia, tirámos a Foil RC do seu habitat natural e rumámos às montanhas que ladeiam o lago.

As primeiras ilações são óbvias. É uma bicicleta muito estável em alta velocidade, mas que não perde qualidades quando mudamos de direção. A geometria é a mesma da Addict RC, o modelo mais leve de estrada deste construtor, e na prática isso significa que é uma bicicleta muito equilibrada.
O conforto proporcionado pelo novo espigão de selim Syncros Duncan SL Aero CFT é percetível, absorvendo os impactos e irregularidades do asfalto. O design do renovado cockpit também nos pareceu acertado, com as dimensões corretas, proporcionando um grande equilíbrio entre solidez e absorção.
Não sentimos falta de rigidez nem no quadro nem na forqueta e quanto às mudanças de ritmo ou de direção, sempre respondeu com aprumo e eficiência. Quanto à aerodinâmica, não podemos confirmar se é 20% mais eficaz que o modelo anterior, mas é sem dúvida uma bicicleta muito rápida e com um peso bastante ajustado.
5 VERSÕES
A nova Foil RC estará disponível no final deste ano em cinco versões: Foil RC Ultimate, Foil RC Pro, Foil RC 10, Foil RC 20 e Foil RC 30. Poderás conhecer todos os detalhes destas versões em https://www.scott-sports.com/pt/pt/foil. ou num dos agentes aurotizados. Lembramos que a Scott é distribuída em Portugal pela empresa Stand Jasma (jasma.pt).
