A apresentação em 2007 da Scott Addict da Saunier Duval implicou uma revolução pois, além de se converter na primeira bicicleta de competição com SRAM, estreou um quadro superleve de 790g que desde então tem sido considerado o porta estandarte do catálogo da Scott. Doze anos depois chega a nova Addict RC Disc, uma atualização adaptada às novas tendências mais aerodinâmicas, sendo compatível com pneus até 28 mm, mas com os traços de identidade que sempre definiram a Addict: leveza e rigidez.
A nova Addict RC só estará disponível para travões de disco porque, segundo Pascal Ducrot, vice-presidente da Scott, "a marca preferiu partir desde o zero e concentrar-se no desenvolvimento de uma bicicleta completamente nova com este sistema, em vez de criar recursos intermédios válidos para dois sistemas." Segundo a marca, isto permitiu encontrar melhores soluções tanto em termos de integração como em termos de aerodinâmica, tendo mais liberdade a nível de design, por não ser necessário colocar pontos de fixação na união das escoras.
A nova Addict estreia uma geometria mais curta e baixa com um pedaleiro mais perto do solo, uma forqueta ligeiramente mais alta e um tubo de direção mais curto do que o habitual. Para tal, os ciclistas da equipa Mitchelton Scott colaboraram no desenvolvimento, bem como o laboratório de Bikefitting da Radlabor, em Friburgo (onde está a nova sede da Scott). O objetivo foi conseguir a bicicleta mais aerodinâmica possível, com a integração dos cabos na parte frontal.
Os engenheiros da Scott desenharam uma tecnologia própria patenteada chamada Eccentric Bicycle Fork Shaft, em que os rolamentos da direção são de 1 1/2" e o tubo da forqueta mantém a forma tradicional redonda, mas a rotação é excêntrica e deslocada 3 mm para que exista espaço suficiente na parte dianteira para a circulação das bichas. Isto permite esconder os cabos e bichas.
A esta integração total para melhorar a aerodinâmica contribui o novo conjunto de guiador e avanço Syncros Creston iC SL, que a marca assegura que é 26% mais rígido do que o anterior Syncros integrado, e 27% mais confortável graças à sua peculiar construção com um design diagonal a partir da união do avanço.
A Scott assegura que a nova Addict RC Disc é 27 segundos mais rápida do que a antecessora num teste a 40 km/h graças à ocultação de todos os cabos e à aplicação do perfil Airfoil no formato dos tubos, bem como à introdução de um novo espigão em forma de D, às escoras mais baixas (que têm um laminado de carbono específico), o que também proporciona mais conforto. Embora o quadro e a forqueta sejam ligeiramente mais pesados do que a versão anterior, a Addict continua com um peso bastante baixo. Segundo a marca o quadro pesa 850 g.