A Volta a Espanha é uma das provas de ciclismo mais duras do mundo e ontem os ciclistas enfrentaram uma das etapas de montanha em Andorra. O novo líder da classificação geral, o norueguês Torstein Traen (da equipa Bahrain Victorious), tem 30 anos, está na melhor forma da sua vida três anos após ter vivido o momento mais difícil da sua vida.
Tudo começou num controlo antidoping, onde não foram detetadas substâncias proibidas, mas sim níveis anormais de HGC no seu sangue. Estes indicadores alertaram o seu médico, tendo solicitado de imediato mais exames que detetaram um cancro testicular.
Felizmente, este tumor maligno foi detetado a tempo, tendo sido operado e recuperou em tempo recorde. Regressou no Tour de Langkawi e surpreendeu tudo e todos com um terceiro lugar final.
Após este diagnóstico e posterior cirurgia e tratamentos, o norueguês vive agora uma vida plena, embora agora tenha saído do "anonimato" por ser o líder da Volta a Espanha.
É, sem sombra de dúvida, um daqueles exemplos de esperança para todas as pessoas que são afetadas, direta ou indiretamente, pelo cancro.