comitium

Vuelta: Vine vence em Pal e classificação muda drasticamente

O australiano Jay Vine esteve na fuga do dia e conseguiu a sua teceira vitória na Vuelta, enquanto o norueguês Torstein Træen (Bahrain Victorious) é, surpreendentemente, o novo líder da classificação geral. Foi um dia neutro para os favoritos e a grande notícia do dia foi a monumental quebra física de Juan Ayuso na principal subida, perdendo mais de 7 minutos. 

Fernando Belda. Fotos: Rafa Gómez / Luis Ángel Gómez (Sprint Cycling Agency)

Vine vence em Pal e classificação muda drasticamente
Vine vence em Pal e classificação muda drasticamente

O australiano Jay Vine (UAE Emirates-XRG) e o norueguês Torstein Træen (Bahrain Victorious) são os grandes vencedores da 6ª etapa da Volta a Espanha, a primeira grande jornada de montanha. Juan Ayuso quebrou física e animicamente na subida final e perdeu mais de sete minutos, confirmando que não lutará pelos lugares do pódio. 

A etapa ficou marcada por uma fuga com 10 ciclistas, da qual saiu o vencedor e o novo líder. Jay Vine - vencedor da classificação da montanha na Vuelta de 2024 e conhecedor destas estradas, dado que mora em Andorra - atacou a 21 km da meta, na penúltima subida do dia, no Alto de la Comella (2ª categoria, 4,2 km a 8%). 

A partir desse momento seguiu isolado até à meta. Vine passa a ser o detentor da camisola da montanha. 

Juan Ayuso

O segundo a cortar a meta foi Torstein Traen, que tinha a intenção de ficar com a camisola vermelha, de líder. O norueguês da Banhain Victorious era o melhor classificado na fuga, a 5 segundos de Vingegaard e jogou na perfeição as suas cartas, garantindo a liderança. Este foi o melhor resultado de sempre deste ciclista de 30 anos que, em 2022, superou um cancro testicular. Lorenzo Fortunato foi terceiro, a 1m10. 

Torstein Træen

Após nove dos dez elementos que estavam na fuga cortarem a meta, o grupo de favoritos finalmente chegou, a 4m19, com João Almeida, Vingegaard, Ciccone, Gall, Bernal, Tiberi, Pidcock, Jorgenson, Pellizzari... Para além de Ayuso, perderam tempo Santiago Buitago (22 segundos), bem como Ben O´Connor, Mikel Landa e David Gaudu (28 segundos).  

Amanhã os ciclistas terão mais uma etapa montanhosa, com meta em Cerler após uma subida de 12,1 km com 5,8% de inclinação média.

Vingegaard

Na classificação geral há grandes alterações, com quatro ciclistas da fuga a ocupar os primeiros lugares. Torstein Traen é o novo líder, seguido de Bruno Armirail a 31, Lorenzo Fortunato a 1m01 e Louis Vervaeke a 1m58. Vingegaard passa a ser quinto, a 2m33, seguido de João Almeida, Ciccone, Jorgenson, Hindley, Pellizzari, Bernal, Gall, Pidcock...

Etapa 07

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Ben Turner foi o mais forte em Voiron e Gaudu é o novo líder da geral

Relacionado

Vuelta: Ben Turner foi o mais forte em Voiron e Gaudu é o novo líder da geral

Gaudu surpreendeu Pedersen na subida final e venceu a 3ªetapa da Vuelta

Relacionado

Gaudu surpreendeu Pedersen na subida final e venceu a 3ªetapa da Vuelta

Jonas Vingegaard venceu a segunda etapa da Vuelta e é o novo líder

Relacionado

Jonas Vingegaard venceu a segunda etapa da Vuelta e é o novo líder

Valentin Paret Peintre e Carlos García Pierna também abandonam a Volta a Espanha

Relacionado

Valentin Paret-Peintre e Carlos García Pierna também abandonam a Volta a Espanha

Três ciclistas abandonam a Volta a Espanha

Relacionado

Três ciclistas abandonam a Volta a Espanha

Todos os detalhes das 21 etapas da Volta a Espanha 2025

Relacionado

Todos os detalhes das 21 etapas da Volta a Espanha 2025