O australiano Jay Vine (UAE Emirates-XRG) e o norueguês Torstein Træen (Bahrain Victorious) são os grandes vencedores da 6ª etapa da Volta a Espanha, a primeira grande jornada de montanha. Juan Ayuso quebrou física e animicamente na subida final e perdeu mais de sete minutos, confirmando que não lutará pelos lugares do pódio.
🥇Vini Vidi Vinci🥇
— Teledeporte (@teledeporte) August 28, 2025
El 🇦🇺Jay Vine vence en la etapa 6 en Pal (Andorra) y el 🇳🇴 Torstein Traen se coloca líder de la general de la #Vuelta25.#vueltartve28a pic.twitter.com/GFeLVAyicx
A etapa ficou marcada por uma fuga com 10 ciclistas, da qual saiu o vencedor e o novo líder. Jay Vine - vencedor da classificação da montanha na Vuelta de 2024 e conhecedor destas estradas, dado que mora em Andorra - atacou a 21 km da meta, na penúltima subida do dia, no Alto de la Comella (2ª categoria, 4,2 km a 8%).
A partir desse momento seguiu isolado até à meta. Vine passa a ser o detentor da camisola da montanha.
O segundo a cortar a meta foi Torstein Traen, que tinha a intenção de ficar com a camisola vermelha, de líder. O norueguês da Banhain Victorious era o melhor classificado na fuga, a 5 segundos de Vingegaard e jogou na perfeição as suas cartas, garantindo a liderança. Este foi o melhor resultado de sempre deste ciclista de 30 anos que, em 2022, superou um cancro testicular. Lorenzo Fortunato foi terceiro, a 1m10.
Após nove dos dez elementos que estavam na fuga cortarem a meta, o grupo de favoritos finalmente chegou, a 4m19, com João Almeida, Vingegaard, Ciccone, Gall, Bernal, Tiberi, Pidcock, Jorgenson, Pellizzari... Para além de Ayuso, perderam tempo Santiago Buitago (22 segundos), bem como Ben O´Connor, Mikel Landa e David Gaudu (28 segundos).
Amanhã os ciclistas terão mais uma etapa montanhosa, com meta em Cerler após uma subida de 12,1 km com 5,8% de inclinação média.
🏁- 150 km | Stage 6️⃣ Etapa 6️⃣
— La Vuelta (@lavuelta) August 28, 2025
🚴♂️🚴♂️ A group of 10 riders is up the road, with a 55s gap to the peloton!
🔥🔥 ¡Un grupo de 10 corredores, con 55" de ventaja sobre el pelotón!
🇦🇺 Jay Vine
🇪🇸 Pablo Castrillo
🇮🇪 Archie Ryan
🇬🇧 James Shaw
🇮🇹 Gianmarco Garofoli
🇧🇪 Ramses Debruyne… pic.twitter.com/N0dW8fKvsj
Na classificação geral há grandes alterações, com quatro ciclistas da fuga a ocupar os primeiros lugares. Torstein Traen é o novo líder, seguido de Bruno Armirail a 31, Lorenzo Fortunato a 1m01 e Louis Vervaeke a 1m58. Vingegaard passa a ser quinto, a 2m33, seguido de João Almeida, Ciccone, Jorgenson, Hindley, Pellizzari, Bernal, Gall, Pidcock...
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com