As rodas são um dos componentes mais importantes numa bicicleta, dado que as sensações de condução passam sempre por elas. Por isso mesmo, a Campagnolo continua a investir neste segmento. As novas rodas Shamal - Dual Profile incluem características de modelos anteriores, mas elevam-nas para outro patamar graças a um novo perfil diferenciado.
A primeira versão das rodas Shamal surgiu em 1992 e foi a primeira a ter um perfil alto, um conceito aerodinâmico revolucionário nessa época e que se tornou imediatamente uma ideia inovadora. Basta lembrar as façanhas de Eugeni Berzin no Giro de 1994, os contrarrelógios de Miguel Indurain ou os ataques de Marco Pantani no Tour.
Passados tantos anos, estas rodas continuam no catálogo da marca italiana e esta nova versão destaca-se não só pelo duplo perfil, mas também pela produção na Europa, um processo inteiramente manual, e pelo comportamento na estrada.
VERSATILIDADE
O elemento mais inovador e revolucionário reside no design do aro, denominado Dual Profile, que foi inicialmente criado com base numa análise CFD (Computational Fluid Dynamics). Depois, estas rodas foram testadas num túnel de vento e na estrada, para ajustar o carbono. O seu perfil modular, combinado com cubos com laterais de diferente altura, permite usar raios mais curtos, o que melhora a rigidez, mas sem renunciar ao conforto.
Tal como nos modelos anteriores, a nova Shamal Dual Profile também adota fibras unidirecionais com acabamento C-Lux, uma característica que não está visível, mas é fundamental na qualidade do produto final. As lâminas de carbono não estão cruzadas, em vez disso estão dispostas uma sobre a outra numa estrutura que permite a distribuição homogénea das cargas mecânicas.
Os rebordos do aro são convencionais (não são hookless), permitindo montar uma grande variedade de tamanhos de pneus (a partir de 28 mm).
Têm 23 mm de largura interna e 29 mm de largura externa. O perfil chega aos 45 mm nas zonas mais elevadas e 40 nas restantes.
Quanto à compatibilidade, graças ao sistema 2 Way Fit, pode ser montada a clássica câmara de ar com o pneu ou o sistema Tubeless. Se optarmos pelo tubeless, não precisamos de colocar fita no aro, dado que o aro não está perfurado. Para a colocação das cabeças dos raios, foi adotado o sistema MoMag, que as guia até ao seu lugar através de um íman.
Os raios são montados seguindo o enraiamento G3, ou seja, sete grupos de raios com três paralelos entre si, diferenciados numa proporção 2:1 (dois raios submetidos a mais carga, ou seja, o direito no lado da cassete e o esquerdo na dianteira, devido ao disco; equilibrado por um no lado oposto). Este sistema patenteado assegura um equilíbrio perfeito da tensão.
Os cubos são fabricados em alumínio com rolamentos de esferas reguláveis, para uma fácil manutenção. Isto permite uma redução no peso (cerca de 100g), pesando o par destas rodas 1.486g com cepo XDR.
Se procuras umas rodas versáteis e com uma boa relação qualidade/preço, estas Shamal são uma opção a ter em conta.
Já estamos a testar um par e podemos desde já adiantar que a sua espetacular estética não deixa ninguém indiferente. Vamos percorrer mais alguns milhares de quilómetros e depois publicaremos o teste completo.
Estas Shamal estão disponíveis com cepo Campagnolo N3W - por 1.890 euros - e HG11 ou XDR - por 1.897 euros.
Poderás encontrar mais informações em www.campagnolo.com.