Existem inúmeras marcas de rodas de ciclismo no mercado, mas poucas utilizam realmente carbono de qualidade na sua construção ou têm lacunas nas garantias oferecidas. A Bontrager é das marcas mais famosas pela qualidade dos seus produtos - não é por acaso que pertence à Trek - e isso nota-se nos acabamentos, na robustez e na fiabilidade.
Além disso, os engenheiros confiam tanto nos seus produtos que a Bontrager oferece garantia vitalícia ao primeiro proprietário (lê aqui as condições). E se durante os dois primeiros anos após a aquisição danificares as tuas rodas, a marca substitui. Existe outro pormenor que adoramos na marca. Se durante os primeiros 30 dias após comprares as rodas não estiveres satisfeito com a compra, podes devolvê-las e serás reembolsado.
Mas antes de avançarmos no teste convém fazer um enquadramento. As rodas de ciclismo modernas nada têm a ver com as anteriores. As novas, fruto de estudos na área da aerodinâmica, têm uma construção mais diferenciada, com aros em formato "U", em vez de "V", mais largos interna e externamente, e com fibras de carbono otimizadas.

A própria entrada da tecnologia tubeless no segmento de estrada obrigou as marcas a fazer pequenos ajustes e a Bontrager não foi exceção. Também ao nível do alojamento dos raios e nos cubos houve melhoramentos importantes, embora à primeira vista pareçam iguais aos das rodas fabricadas há 10 anos.
Como o próprio nome indica, estas rodas em carbono de nível OCLV (topo de gama) têm 51 mm de perfil, 23 mm de largura interna e 31 mm de largura externa. Estas medidas não são em vão. Proporcionam mais estabilidade em condução, permitem usar pneus mais largos, fazendo que uma superfície maior dos mesmos fique em contato com o solo, aumentando a tração e a segurança e, devido ao seu design, estruturalmente a junção entre o pneu e o aro fica com uma discrepância menor, funcionando em conjunto aerodinamicamente.

Isto também significa que em qualquer situação, mesmo com algum vento, não colocam a nossa segurança em risco. São estes pequenos ganhos marginais em termos de watts que diferenciam rodas pensadas para competição das restantes.
Se durante os primeiros 30 dias após comprares as rodas não estiveres satisfeito com a compra, podes devolvê-las e serás reembolsado.
São muito leves (a dianteira pesa 648g e a traseira 773g, portanto no total o par pesa 1421g, um valor muito bom para rodas tubeless ready com este perfil). Por falar em tubeless ready, não é difícil montar pneus específicos para este sistema, aliás estas rodas são fornecidas de origem com válvulas de boa qualidade e fitas para o aro. Quanto aos eixos, o dianteiro é de 100 mm e o traseiro é de 142 mm, cada roda leva 24 raios e o apoio dos discos é centerlock.

Os cubos também são de boa qualidade, com os reputados rolamentos internos DT Swiss 240S e o cepo é o conhecido Ratchet EXP com 36 pontos de engate. O som característico deste cubo quando não estamos a pedalar denota a qualidade do material usado. Mas a qualidade também está presente noutros aspetos. Os raios também são da DT Swiss, neste caso os DT Aerolite 24/24 com cabeças DT Prolock.
Este carbono de nível RSL é extremamente leve e resistente. Mesmo após alguns toques involuntários (por exemplo, ao encostar noutra bicicleta), não notámos riscos ou alterações estruturais. São umas rodas que, desde que os discos e as pastilhas estejam devidamente centrados, rolam eficazmente e sem atrito.
São extremamente estáveis, suaves, equilibradas e rápidas. E apesar dos seus 51 mm, sobem quase tão bem como as rodas com muito menos perfil, mostrando a sua versatilidade. E como são mais largas, podemos usar pressões mais baixas. Usei sempre à volta de 4.8 Bar, uma pressão que proporciona muito conforto, independentamente do estado da estrada, o que se traduz em mais horas a pedalar sem massacrar o corpo. Pode parecer teoria, mas realmente funciona.

Se pretendes fazer um upgrade nas tuas rodas de estrada, estas Bontrager Aeolus são indiscutivelmente uma das melhores opções à venda no mercado, não só pela qualidade e desempenho, mas também pelo facto de a marca fornecer período experimental e uma garantia incondicional.
Também poderás encontrar na gama versões com 37 mm e com 62 mm de perfil. Salientamos que, como são Tubeless Ready, podemos optar se pretendemos usar sem câmara de ar com selante (nesse caso temos de montar as fitas fornecidas e as válvulas) ou se queremos usar com câmara de ar convencional.

Optámos pelo sistema tubeless e embora ocasionalmente tenhamos de ajustar a pressão dos pneus, praticamente não sofremos furos e todos os que surgiram o selante deu conta do recado.
Apesar dos seus 51 mm, sobem quase tão bem como as rodas com muito menos perfil, mostrando a sua versatilidade.
A roda dianteira custa 1.149,99 euros e a traseira 1.449,99 euros. Obviamente não é um preço baixo, mas estamos a falar de rodas de competição, com o melhor carbono usado pela Trek. Além disso, têm a robustez necessária para aguentar as agruras do dia a dia e não duvidamos de que pela sua qualidade vão aguentar vários anos, desde que seja feita a devida manutenção (raios e cubos).
Se pretendes fazer um upgrade nas tuas rodas de estrada, estas Bontrager Aeolus são indiscutivelmente uma das melhores opções à venda no mercado.
Poderás encontrar mais detalhes destas rodas em trekbikes.com.