No Verão de 2024 a Schwalbe apresentou uma nova carcaça dos seus pneus de BTT. Esta inovação no setor das bicicletas já é utilizada há décadas no mundo dos automóveis e motas, e, sucintamente, melhora a malha da carcaça, para permitir uma maior deformação. O resultado é óbvio: uma maior aderência e absorção dos impactos.
Os pneus são compostos por diferentes camadas de fio e borracha e os fios, no caso dos pneus convencionais, estão colocados diagonalmente (45º) em relação ao aro, disposição conhecida como "carcaça diagonal". No caso dos veículos automóveis, o ângulo é de 90º (em relação ao aro). Os fios da carcaça Radial da Schwalbe estão colocados da maneira mais inclinada possível - próximos desses 90º - mas sem chegar a este valor tão extremo, dado que, segundo os engenheiros da marca, as vantagens máximas são atingidas neste ponto, tratando-se de uma bicicleta.
A carcaça radial tem impacto direto na superfície do pneu em contato com o solo. Se compararmos com os pneus similares, ou seja, com a mesma secção transversal, o mesmo tipo e número de lonas, a mesma borracha e com a mesma pressão de 1,5 bars, o pneu Schwalbe com carcaça radial tem 30% mais superfície em contato com o solo. Mesmo se colocares mais 0.5 bars de pressão, continua a oferecer mais 10% de superfície de contato. Os fios dispostos desta forma oferecem menos resistência à deformação e esmagamento do pneu entre o solo e o aro. Na prática, isto significa uma melhor e mais suave adaptação aos obstáculos do terreno, proporcionando mais aderência, estabilidade, segurança e conforto. O ressalto da carcaça após superar um obstáculo também é otimizado, para mais confiança, mesmo nas zonas mais técnicas e agressivas.
A resistência ao rolamento pode aumentar devido à maior fricção no solo, mas a Schwalbe respondeu a esse efeito adotando um design diferente da banda central. E atualmente, já estão disponíveis 6 pneus novos com esta carcaça Radial.
Schwalbe Magic Mary Radial
Este conhecido pneu é exemplar sobretudo em terrenos suaves. Tem sólidos tacos laterais e uma banda central agressiva, para a máxima tração e reação em travagem, bem como em curva, inclusive em terrenos enlameados. O perfil permanece inalterado, mas as secções transversais mudam ligeiramente, passando a ter 63 mm (medida 2.5). Há duas versões diferentes em função do composto, o Magic Mary Gravity e o Magic Mary Trail.
- Medidas: 27,5x2.5”, 29x2.50”
- Peso: 1.220-1.340g
- Preço: 73.90-79.90€
- Medidas: 27,5x2.5”, 29x2.50”, 29x2.60”
- Peso: 1.100-1.350g
- Preço: 73.90-79.90€
- Medidas: 29x2.50”
- Peso: 1.450-1.500g
- Preço: 79.90€