A marca francesa renovou a sua gama de pneus de Downhill usando como banco de ensaios as equipas que patrocina na Taça do Mundo. A nova gama está disponível em três versões específicas: Michelin D16, Michelin DH22 e Michelin DH MUD.
CONSTRUÇÃO TOTALMENTE NOVA, PARA MAIOR ROBUSTEZ
A nova gama agora conta com uma carcaça de dupla espessura 55/120TPI para limitar a flexão nas aterragens após saltos, permitindo voltar a acelerar mais eficientemente. Ao limitar a deformação da carcaça, esta construção também melhora a estabilidade nas curvas.
Para garantir uma maior resistência aos furos, possui uma dupla camada de nylon e essa proteção está também presente nas laterais. Mas esta robustez maior não significa que o pneu seja mais pesado. Pelo contrário, é 11% mais leve do que as versões anteriores.
Todos os pneus da nova gama Michelin DH Racing Line adotam o composto Magi-X. Este composto, combinado com a banda de rolamento específica de cada modelo, melhora a aderência em diferentes tipos de terreno. Além disso, a eficiência global é 19% superior se compararmos com a geração anterior.
Por último, falta mencionar que para além da versão tradicional com o logotipo da Michelin em amarelo, está disponível uma nova opção com flancos escuros, com um efeito semelhante ao carbono.
NOVA GAMA
Os engenheiros da Michelin também redesenharam a banda de rolamento de cada versão. O Michelin DH16 é específico para superfícies duras e mistas.
O desenho específico dos tacos laterais proporciona mais aderência nas curvas. É o pneu mais compacto da gama.
Se compararmos o Michelin DH22 com a versão anterior, vemos que o novo modelo evoluiu significativamente, oferecendo um desempenho superior em terrenos soltos e mistos.
A altura dos tacos é menor e como a flexão da banda de rolamento foi minimizada sob tensão, o comportamento é superior, bem como a eficiácia em acelerações, sendo também mais estável em terrenos mais duros. O perfil progressivo dos tacos laterais reduz a resistência ao rolamento e aumenta a aderência lateral, para melhorar a precisão em curva.
Quanto ao Michelin DH Mud, como o seu nome indica, está especialmente recomendado para lama e terrenos suaves.
Graças à tecnologia "Cuttable Blocks" utilizada nos tacos da banda de rolamento, o DH Mud cobre um amplo espectro de condições. Em terrenos macios e soltos, ou quando a lama ainda é ligeira, os tacos podem ser recortados para aumentar a aderência e maximizar o comportamento. Pelo contrário, quando há mais lama, o desenho específico da banda de rolamento adapta-se perfeitamente.
A nova gama Michelin DH Racing está disponível para rodas de 27,5" e 29 polegadas, na medida 2.40.