comitium

Gianni Moscon, um historial carregado de incidentes anti-desportivos

A sua desclassificação na Kuurne-Bruxelas-Kuurne, após atirar uma bicicleta contra outro ciclista, foi o episódio mais recente de uma série de incidentes protagonizados pelo italiano da Ineos.

Gianni Moscon, um historial carregado de incidentes anti-desportivos
Gianni Moscon, um historial carregado de incidentes anti-desportivos

Gianni Moscon voltou a dar que falar pelos piores motivos... Durante a clássica belga Kuurne-Bruxelas-Kuurne, o italiano da Ineos atirou uma bicicleta contra outro ciclista, num ato de fúria que foi filmado pelo helicóptero da equipa de produção, tendo sido imediatamente desclassificado pelos comissários

Gianni Moscon, um historial carregado de incidentes anti-desportivos

A pouco mais de 70 km da meta, precisamente antes de enfrentar a subida de Cote de Tieu, o pelotão rolava agrupado por estreitos caminhos rurais. De repente, essa grande concentração de ciclistas viu-se envolta numa queda numa das laterais. A queda não foi grave pois circulavam a velocidade moderada. Mas as câmaras apanharam Gianni Moscon - um dos implicados na queda - a apanhar uma das bicicletas que estavam no chão e a atirá-la contra o belga Jens Debusschere, da B&B Hotels - Vital Concept.
 

O próprio Debusschere explicou à Cyclingnews como viveu o incidente: "Caí na sarjeta e fiquei estendido no chão. De repente, vi que alguém atirou uma bicicleta na minha direção... diretamente à cabeça. Nem sequer era a minha... Tive de levantar a mão para me proteger. Nessa altura podia ter respondido, pois estava cheio de adrenalina, mas dei conta de que o melhor a fazer era voltar a montar na minha bicicleta o mais rápido possível e regressar ao pelotão. Não há tempo a perder neste tipo de provas". Como resultado desta ação, Debusschere sofreu vários arranhões e um corte na mão direita. Mas podia ter sido pior. Após rever as imagens na televisão, os comissários decidiram desclassificar o italiano.

O lamentável espetáculo do italiano não terminou aí. Alguns quilómetros depois, um comissário da corrida informou-o de que estava desclassificado, tendo o ciclista reagido de modo agressivo, retirando os dorsais das costas e atirando-os ao chão.

UM LONGO HISTORIAL DE INCIDENTES

O que aconteceu na kuurne-Bruxelas-Kuurrne é apenas mais uma mancha na carreira do italiano, que inclui agressões a colegas de profissão e um episódio racista com Kevin Reza, ciclista francês da FDJ.

No final de abril de 2015, durante a terceira etapa do Tour da Romandia, o italiano proferiu insultos racistas contra Kevin Reza, algo que confirmou mais tarde o próprio ciclista italiano, que pediu desculpa. Devido a este incidente, a equipa britânica sancionou o ciclista com seis semanas sem competir.

Moscon envolveu-se num novo episódio polémico em outubro de 2017, quando o suíço Sebastien Reichenbach (Groupama-FDJ) o acusou de ter provocado uma queda na clássica italiana Tres Valles Varesinos. Reichenbach assegurou que o empurrão que Moscon lhe deu fez com que caísse, o que provocou fraturas no cotovelo e na anca. Além disso, salienta que esse empurrão foi intencional e era uma resposta à sua declaração como testemunha dos insultos racistas que dirigiu dois anos antes ao seu colega Kevin Reza. Contudo, o comité de disciplina da UCI arquivou o processo por não ter encontrado provas evidentes.

Apenas algumas semanas antes deste episódio, Moscon tinha sido desclassificado do Mundial de estrada disputado em Bergen (Noruega) dado que os comissários apanharam o ciclista agarrado durante bastantes metros ao carro da equipa italiana.

Mas há mais... Na Volta a França de 2018, nos quilómetros finais da 15ª etapa, Moscon agrediu com um murro na cara o corredor francês Elie Gesbert, da Fortuneo-Samsic. Os comissários consideraram tratar-se de uma "agressão particularmente grave", e expulsaram-no da prova.

Arquivado em:

Gianni Moscon assina contrato com a Soudal Quick Step

Relacionado

Gianni Moscon assina contrato com a Soudal-Quick Step

Van Aert sancionado por atirar lixo fora da zona autorizada

Relacionado

Van Aert sancionado por atirar lixo fora da zona autorizada

Movistar Team rescinde o contrato de Jaime Rosón, sancionado 4 anos pela UCI

Relacionado

Movistar Team rescinde o contrato de Jaime Rosón, sancionado 4 anos pela UCI

Mario Cipollini poderá ir preso por agredir ex mulher

Relacionado

Mario Cipollini poderá ir preso por agredir a ex-mulher

Três ciclistas agridem um camionista após violenta discussão

Relacionado

[VÍDEO] Três ciclistas agridem um camionista após violenta discussão