comitium

Massa lubrificante de lítio. Sabes para que serve?

Muitos receiam a utilização deste tipo de massa, outros usam e abusam. Afinal de contas, devemos ou não utilizá-la?

Massa lubrificante de lítio. Sabes para que serve?
Massa lubrificante de lítio. Sabes para que serve?

Este tipo de massa lubrificante tem um longo historial, mas há uma data específica que mudou tudo. Em 1995, quando a RockShox começou a utilizar elastómeros MCU (Uretano Micro Celular) nas suas suspensões Judy e Quadra, recomendou a não utilização de massas de lubrificação de lítio, pois afetavam este tipo de borracha (MCU), endurecendo-a e alterando o funcionamento da suspensão. Este facto criou o pânico e na altura generalizou-se a ideia de que o lítio era prejudicial em todas as borrachas, não só as MCU, o que não deixa de ser mentira, porque depende da composição da própria borracha. Acontece algo parecido no caso dos travões de disco, nos quais as juntas e os retentores que foram concebidos para trabalhar com óleo mineral, ficam deformadas se entrarem em contato com outro tipo de líquido dos travões.

Voltando ao lítio, basicamente é um composto utilizado como lubrificante viscoso e que tem propriedades anticorrosão nos metais, repele a água, e funciona muito bem mesmo em altas temperaturas e sob pressão. Por isso é ideal para os rolamentos, tanto dos cubos, como do pedaleiro, direção... E o que é que acontece aos retentores que protegem estes rolamentos da água e da sujidade? São afetados? Em princípio não, porque são retentores de borracha preparados para este tipo de utilização e compatíveis com o lítio.

Em todo o caso, a nossa recomendação é que utilizes a massa de lítio unicamente nos rolamentos e deve ser sempre uma massa lubrificante especial para bicicletas. Não utilizes uma massa para automóveis ou a chamada "massa industrial" pois contém outro tipo de aditivos especiais para o uso a que se destina. Para as restantes peças da bicicleta podes usar uma massa convencional sem lítio, ou se procuras um bom deslizamento entre as partes em contato, como os cabos e bichas, uma com Teflon é o ideal.

Arquivado em: