Após rolar isolado os últimos 36 km, o britânico Harry Hudson sagrou-se em Kigali (Ruanda) campeão do mundo júnior, numa prova em que os espanhós se podem queixar de azar, dado que a 3,5 km da meta, Benjamin Noval caiu ficando fora da luta pelas medalhas.
A prova tinha 119,3 km e 2.435 metros de desnível, ou seja, oito voltas ao circuito local de Kigali. Em cada volta, os ciclistas tinham de superar a subida de Kigali Golf (800 metros a 8,1% de inclinação) e o empedrado de Kimihurura (1,3 km a 6,3%, com rampas a 11%).
Harry Hudson esteve muito ativo nas últimos duas voltas e meia, atacando na subida de Kigali.
Atrás, a perseguição era feita por vários ciclistas, mas o italiano Roberto Capello e o espanhol Javier Cubillas tentaram sair do grupo perseguidor com o intuito de tentar colar à dianteira, embora tenham sido reabsorvidos pouco depois.
A 7 km da meta, na última passagem pela subida de Kigali Golf, Benjamin Noval acelerou, levando na sua roda Javier Cubillas. O francês Johan Blanc juntou-se à dupla espanhola na perseguição do britânico, que se mantinha na dianteira com 15 segundos de vantagem. Cubillas tentou aumentar o ritmo, mas já estava esgotado e Noval, vendo que o pelotão estava no seu encalce, atacou, levando na sua roda o francês.
O asturiano de 16 anos - júnior de primeiro ano - aparentava estar em grande forma e conseguiu reduzir a vantagem do britânico, mas a 3,5 km da meta numa curva olhou para trás e foi contra as barreiras de proteção, perdendo todas as opções de lutar por um bom resultado.
#Kigali2025 | Una caída ha privado a Benjamín Noval de pelear por un arcoiris al que parecía destinado 🌈
— Real Federación Española de Ciclismo (@RFECiclismo) September 26, 2025
👉El asturiano, que ha mostrado unas sensacionales piernas hoy, nos traslada sus sensaciones.
Noval va a ser sometido a pruebas médicas en su brazo para descartar posibles… pic.twitter.com/XcXQh91gGf
Após a queda de Noval, Blanc foi incapaz de conseguir alcançar Hudson, que ganhou em grande estilo, após andar 36 km isolado. O britânico de 18 anos vai correr na próxima temporada na equipa satélite da Lidl-Trek.
Na dura subida final, o polaco Janek Jackowiak alcançou Blanc e ambos sprintaram, ficando o francês com a medalha de prata.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com