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Fox Factory obtém a patente para uma caixa de velocidades

O recente auge das caixas de velocidades nas bicicletas usadas na Taça do Mundo de DH parece que não é uma moda passageira. A Fox está a investir neste segmento e já tem um design próprio.

Iván Mateos

Fox Factory obtém a patente para uma caixa de velocidades
Fox Factory obtém a patente para uma caixa de velocidades

As caixas de velocidades integradas têm fãs acérrimos, mas também há quem ache que não serão o futuro. Verdade seja dita, estas caixas eliminam muitos dos problemas dos sistemas de transmissão atuais, como a vulnerabilidade dos elementos externos, a sua fragilidade e a afetação por diferentes agentes. 

Patente caja de cambios Fox 2

No início deste ano, a Fox, uma das marcas com capacidade tecnológica e financeira de mudar o mundo do BTT, obteve a patente da sua própria caixa de velocidades integrada. A patente não menciona o número de mudanças ou velocidades que poderá ter, mas revela detalhes sobre aspetos muito importantes. Um deles é a forma como o sistema reage às mudanças sob carga, ou seja, sem aliviar a tensão sobre a corrente ou correia, algo que continua a ser, atualmente, um dos grandes problemas das caixas de velocidades atuais. 

Patente caja de cambios Fox 3

No esboço a que tivemos acesso, cada carreto tem aneis (número 310) que facilitam a engrenagem, proporcionando à mudança selecionada um estado de repouso prévio, isolando a ligação entre os carretos da força da transmissão. No fundo, funciona como um anel sincronizador de uma caixa de velocidades de um automóvel. 

Patente caja de cambios Fox 4

O conceito das caixas de velocidades entrou em voga no final dos anos 90 através de marcas conhecidas e equipas que estagiaram e testaram os seus protótipos em Portugal, participando em provas como o Lisboa DownTown e testando estas caixas em Sintra e na Lousã (na revista BIKE publicámos vários artigos nessa altura a explicar o conceito). Hoje em dia este é um segmento mais explorado pela Pinion (entre outras marcas) e mais usado nas bicicletas de cidade, incluindo cargobikes e tudo indica que serão o futuro. 

Nós estaremos atentos e quando surgirem mais novidades, publicaremos, como sempre em primeira mão.

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