Cada bicicleta é construída para condições específicas de utilização. Ou seja, o quadro e componentes são concebidos de acordo com o stress físico que se espera que recebam nessas condições. Por conseguinte, é importante avaliar o tipo de utilização que vamos fazer antes de comprar uma bicicleta nova.
Durante mais de uma década, tem sido utilizada uma classificação internacional de quadros de acordo com o tipo de utilização, a norma ASTM F2043-13*, que consiste em cinco categorias diferentes. Se uma bicicleta for utilizada numa categoria superior à definida pelo fabricante, a tensão sobre os seus materiais aumentará. Isto resulta numa vida útil mais curta de todos os componentes e, em casos extremos, pode levar a ruturas ou falhas graves com perigo de acidentes e ferimentos.
Por isso, é importante selecionar uma bicicleta cujas condições de utilização pretendidas cubram a utilização que lhe queres dar. Para além dos valores de tamanho de salto dados em cada categoria, existem outros fatores a ter em conta, tais como a técnica ou o peso do ciclista. Por exemplo, um ciclista pesado deve preferencialmente escolher uma bicicleta de categoria superior.
INTERPRETAÇÃO DA NORMA ASTM F2043-13 | |
CATEGORIA | DESCRIÇÃO DE UTILIZAÇÃO |
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Utilização da bicicleta numa superfície pavimentada regular onde os pneus mantêm contacto constante com o solo. |
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Utilização da bicicleta que inclui a Categoria 1, bem como estradas e trilhos não pavimentados e de gravilha com desníveis moderados. Neste conjunto de condições, pode ocorrer a perda de contacto do pneu com o solo (saltar), mas não mais de 15 cm de altura. |
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Utilização da bicicleta que inclui as Categorias 1 e 2, bem como trilhos ou estradas não pavimentadas, e terrenos acidentados e trilhos não condicionados que requerem conhecimentos técnicos. Os saltos e degraus devem ser inferiores a 61 cm. |
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Utilização da bicicleta, incluindo as Categorias 1, 2 e 3, ou descidas em trilhos irregulares a velocidades inferiores a 40 km/h. Os saltos devem ter uma altura inferior a 122 cm. |
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Utilização da bicicleta que inclui as Categorias 1, 2, 3 e 4, saltos extremos ou declives em pistas acidentadas a velocidades superiores a 40 km/h, ou uma combinação das mesmas. |