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Eis a nova Orbea Wild

A Orbea acabou de apresentar a nova versão da Wild, uma ebike de Enduro que sofreu vários upgrades.

Ivan Mateos

Eis a nova Orbea Wild
Eis a nova Orbea Wild

Após duas temporadas, a Orbea Wild sofreu uma atualização. A nova versão mantém as rodas de 29 polegadas, 160 mm de curso atrás e 170 mm à frente, mas quase tudo o resto foi melhorado. 

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MAIS LEVE

Tudo na nova Wild é novo, mas uma das coisas que nos chamou a atenção é o seu peso. Segundo a marca, a versão topo de gama M-LTD pesa 20,9 kg e para obter este peso, o quadro em fibra de carbono, a configuração da bateria integrada de 625Wh no tubo diagonal sem a possibilidade de extração rápida, bem como o motor, são peças chave. 

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Integrar a bateria reduz o número de peças necessárias, permitindo construir paredes do quadro mais leves. O peso do novo quadro ronda os 2.670 gramas, ou seja, mais de meio quilo a menos do que a versão anterior. Quanto ao motor, o Bosch Performance Line CX é 150 gramas mais leve, graças à sua carcaça em liga de magnésio. 

MAIS INTEGRAÇÃO

A Orbea aposta na versão mais discreta do sistema elétrico Bosch Smart System nesta Wild, com um display System Controller integrado no tubo superior e um comando de controlo de tamanho reduzido, o Mini Remote, que não tem fios e comunica com o sistema através de Bluetooth. 

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Deste modo, se caires dificilmente o display ficará partido. O emparelhamento com o smartphone é feito através da aplicação eBike Flow, a qual nos permite ver todos os dados e parâmetros habituais. 

MAIS DIVERTIDA

A geometria da Wild está baseada no modelo de enduro da Orbea, a Rallón, a qual foi otimizada para esta eBike. O reach do tubo superior é mais comprido e a distância entre eixos é maior, além disso o ângulo é mais lançado do que o do modelo anterior. Tem um tubo de selim mais curto e reto, o que permite instalar espigões telescópicos com mais curso. 

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As escoras também são mais compridas. Um ponto importante é a elevação de 5 mm que o eixo dos cranques sofreu, com o objetivo de evitar que essa zona toque no solo quando pedalamos em secções com rochas ou troncos de árvores. 

MAIS DINÂMICA

O sistema de amortecimento traseiro foi melhorado, para assegurar que funciona livremente, mas sem prejudicar a agilidade da bicicleta. A nova configuração também visa evitar que tenhamos a sensação que a roda traseira anda demasiado "colada" ao solo. Para tal, a zona intermédia do curso do amortecedor tem mais suporte, o que na prática torna a bicicleta mais progressiva e mais dinâmica. 

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O amortecedor mantém o eixo concêntrico, desenhado com o objetivo de isolar a influência das forças de travagem do sistema de amortecimento. Os valores anti-squat mantêm-se, ou seja, são neutros, para proporcionar uma pedalada mais efetiva. 

MAIS POTÊNCIA

Todas as Wild trazem de origem motores Bosch Performance Line CX com 85 Nm de torque, excepto a topo de gama Wild M-LTD, que inclui o novo Performance Line CX Race, mais leve e com aptidões mais dinâmicas (poderás ler todos os detalhes aqui). 

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AUTONOMIA ELEVADA

A Bosch PowerTube com 750Wh é a bateria com mais capacidade que a Wild inclui, embora seja possível escolher uma de 625Wh no programa de personalização MyO, caso não precisemos de tanta autonomia ou a ideia seja baixar um pouco o peso. 

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A bateria de 750 Wh pesa aproximadamente 4.3 kg face aos 3.6 kg da de 625 Wh. Mas salientamos que não é possível extrair a bateria para carregamento, pois está integrada dentro do tubo diagonal. 

MAIS FIABILIDADE

Para garantir a durabilidade, fiabilidade e a menor frequência possível das manutenções, a Wild conta com retentores adicionais nos rolamentos dos eixos principais. Isto evita a entrada de água, que é a principal causa de problemas. 

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A direção também foi reforçada com 2 rolamentos Enduro de aço inoxidável (nos quadros em alumínio só o inferior é de aço). 

QUADRO RESGUARDADO DE TOQUES INVOLUNTÁRIOS

A direção inclui o sistema Spin Block que bloqueia a rotação do guiador, de modo a impedir que a manete de mudanças ou o comando do espigão telescópico possam bater no tubo horizontal em caso de queda. 

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Nos tamanhos pequenos, o tubo diagonal leva ainda uma borracha adicional no tubo diagonal, para prevenir o contato dos botões superiores da suspensão. 

DUAS GAMAS

Alumínio ou carbono? A gama Wild começa com o modelo H30 com quadro de alumínio (5.699€) e existem ainda mais dois modelos nesta liga. 

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Wild H30

O quadro de alumínio aparentemente é quase idêntico esteticamente ao de carbono, no entanto o seu peso marca a diferença: 4,2 kg, ou seja, 1.500 gramas a mais do que o de carbono. 

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A primeira Wild da gama M com quadro de carbono é a M20 (7.299€). A M-LTD é a topo de gama e a mais leve: 20,9 kg e 11.999€

MAIS TAMANHOS?

A Wild estará disponível em 4 tamanhos, do S ao XL, no entanto como tem um tubo vertical compacto, possibilita a escolha entre dois tamanhos, ou seja, podemos escolher entre um Reach mais comprido para mais estabilidade ou um mais curto para uma maior capacidade de reação. 

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