Numa época em que ouvimos falar constantemente de Inteligência Artificial, a RockShox deu um passo em frente usando-a na sua tecnologia Flight Attendant. Este sistema já existia nas bicicletas de Trail, All Mountain e Enduro, e graças à proliferação dos potenciómetros, foi aperfeiçoado e implementado no XC. O resultado são suspensões eletrónicas que modificam o seu comportamento automaticamente em função dos inputs que recebe.
Durante a última temporada, vimos quatro equipas de topo a competir com esta tecnologia: Scott-SRAM, Canyon Cllctv, Trek Factory Racing e Specialized Factory Racing. Os seus amortecedores e suspensões tinham umas pequenas caixas com luzes na parte superior.
Um conjunto de sensores comandados por uma central, recorrendo a um novo algoritmo, fazem com que as suspensões atuem automaticamente em função das nossas necessidades, interpretando e decidindo em milésimos de segundo a melhor configuração possível.
Este sistema está equipado em suspensões RockShox SID e amortecedores SIDLuxe com três posições (open, pedal e lock). O Flight Attendant analisa vários dados e na prática determina que posição é a mais eficiente em determinada ocasião.
Se estás familiarizado com o Brain da Specialized, seria como uma espécie de super evolução deste sistema. É mais inteligente e capacitado, além de ter um espectro de ação maior. Se estás habituado a usar bicicletas com botões de três posições, seria como se a bicicleta escolhesse por ti o mais conveniente. Assim não tens de te preocupar em acionar o controlo do sistema de amortecimento, só tens de te focar nos trilhos, pedalando, travando e alterando as mudanças. Segundo os dados da marca, isto torna o utilizador 1,8% mais rápido, o que corresponde a uma vantagem de mais de um minuto e meio numa prova de cross country de 1h30. Agora imagina em provas mais longas.
Na histórica 34ª vitória de Nino Schurter na Taça do Mundo, o sistema Flight Attendant alterou a compressão das suas suspensões 1.325 vezes sem que o campeão suíço tivesse de mexer um dedo nas suspensões, focando-se na condução da bicicleta. Isto reduz a fadiga mental, ao não serem tomadas decisões a quente.
O Flight Attendant fez alterações nas suspensões do Nino em milésimas de segundo. Tivemos a oportunidade de testar em exclusivo este sistema na nova Specialized S-Works Epic 8 que acabou de ser apresentada em simultâneo com esta tecnologia da RockShox.
Já sabíamos como é que funciona dado que, como já deves ter lido na revista BIKE, já testámos a versão anterior do Flight Attendant, mas agora, com a atualização do algoritmo, muitas coisas mudaram.
Graças a inúmeros sensores e acelerómetros, a central de comando consegue saber se a bicicleta está numa subida ou numa descida. Também consegue saber se estamos a passar numa zona com piso irregular, se estamos numa curva, a pedalar em pé ou a sprintar. Os sensores também conseguem reconhecer que desmultiplicação está engrenada, se estamos a pedalar ou não e a que intensidade.
Portanto, por esta altura já deves imaginar que componentes são necessários para este sistema funcionar: suspensão, amortecedor e um sensor de pedalada. Se adicionares uma transmissão eletrónica SRAM AXS e um comando AXS Pod, a precisão aumenta significativamente.
O espigão de selim telescópico RockShox Reverb AXS não interfere nos cálculos do Flight Attendant, pelo menos por enquanto, portanto podes usar um espigão tradicional. E se estás na dúvida se é possível usar o Flight Attendant com uma transmissão mecânica, a resposta é sim, mas o algoritmo ficará com acesso a menos informações e o sistema não mostrará todo o seu potencial.
A NOSSA EXPERIÊNCIA COM O SISTEMA
Começámos a testar este sistema no Chile num percurso de cross country preparado por Martin Vidaurre, atleta que corre pela equipa Specialized Factory Racing. Também lá estava Peter Sagan, Annika Langvad e Sofia Gómez.
Para iniciar o sistema, primeiro é preciso criar um perfil da bicicleta equipada com o Flight Attendant na aplicação SRAM AXS e depois emparelhar todos os componentes. Após ajustar a bicicleta ao nosso gosto e de confirmar a pressão dos pneus e a pré-carga das suspensões, fomos pedalar com estas ilustres figuras do BTT internacional.
Pedalámos em todo o tipo de terrenos e com uma grande variedade de situações (subidas, descidas, sprints, saltos, zonas com pedra, zonas mais rolantes...) e rapidamente nos apercebemos de que a bicicleta responde sozinha a todas estas circunstâncias.
Como o Flight Attendant conta com o sistema Adaptative Ride Dynamics, analisa continuamente a forma como andamos, personalizando as nossas suspensões de acordo com o nosso estilo e esforço. Para tal, define quatro níveis de esforço que são mostrados na parte inferior da central: muito alto (amarelo), alto (vermelho), médio (verde), baixo (azul).
Quanto mais andarmos com o Flight Attendant, mais ele sabe de nós, personalizando e ajustando o seu funcionamento, ficando com a informação das oito melhores voltas (e não das últimas oito voltas). Tudo isto acontece de forma automática, sem termos de fazer nada, mas o Flight Attendant também permite personalizar quase todos os parâmetros, incluindo o nível de esforço de cada zona, que pode ser modificado através da aplicação para o smartphone SRAM AXS, embora estes dados estejam presentes em watts e não em zonas de treino. Portanto não precisas de conhecer o teu limiar de potência funcional nem fazer nenhum teste. O Flight Attendant utiliza outros parâmetros para valorizar a nossa intensidade.
POSIÇÕES
A suspensão RockShox SID e o amortecedor RockShox SIDluXe contam com três passagens de óleo, que o Flight Attendant seleciona consoante os dados que recolhe:
Posição Open (aberto): as suspensões ficam completamente ativas e oferecem todo o curso e sensibilidade. Principalmente para enfrentar zonas rápidas e descidas.
Neste caso o Flight Attendant percebe que há muitos impactos provenientes do solo, ou que a bicicleta está inclinada, ficando a roda dianteira debaixo da traseira, e reconhece haver movimentos laterais.
Posição Pedal (plataforma de pedalada): a sensibilidade da suspensão e do amortecedor fica restringida. O sistema fecha o circuito hidráulico, para minimizar a oscilação do sistema de amortecimento, permitindo pedalar com mais eficiência em zonas técnicas em plano ou em subidas que requerem tração. Neste caso, o Flight Attendant recebe alguns impactos do terreno, mas com menos intensidade. Além disso, as rodas estão equilibradas.
Posição Lock (bloqueado): as suspensões ficam sem se mexer, não comprimem e ficam literalmente bloqueadas. Isto acontece quando o Flight Attendant nota que a bicicleta está a rolar numa susperfície plana, como asfalto ou estradão compacto. A intensidade de pedalada é alta ou muito alta e a roda dianteira está ao mesmo nível da traseira ou acima da traseira.
Posição Split (fracionado): neste caso, a posição da suspensão é distinta da do amortecedor. Quando a suspensão está na posição Open, o amortecedor está na Pedal e se a suspensão está na Pedal, o amortecedor está na Lock. Por defeito, o amortecedor estará sempre na posição mais firme do que a suspensão. Está programado desta forma e não é possível inverter esta ordem.
MODOS
O mais habitual e recomendável é que deixes que o Flight Attendant trabalhe sozinho no modo automático, embora existam outros modos que podemos personalizar.
Modo automático: o Adaptive Ride Dynamics atua quando o Flight Attendant está no modo automático e ajusta as suspensões a alguma das suas três posições. Este modo é identificável na central quando os ícones superiores apresentam a cor verde.
Quando a intensidade é máxima (zona Sprint), o Adaptative Ride Dynamics faz com que o sistema bloqueie as suspensões. Quando deteta que alcançámos a nossa zona de alta intensidade, faz com que as suspensões fiquem mais firmes. Se a nossa intensidade diminuir para a zona média, equilibra em termos de conforto e eficiência. Mas se rolarmos a baixa intensidade, busca o conforto e a sensibilidade.
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Modo Bias: se mesmo assim, as suspensões não se comportarem como gostarias, existe a opção Bias, que configura o sistema para que abra ou feche. As passagens do óleo não são modificadas, ou seja, o comportamento das suspensões será o mesmo no Open, Pedal ou Lock, mas o sistema terá tendência a passar mais ou menos tempo em cada posição para fazer prevalecer a tua prioridade.
Se já utilizaste o sistema Brain da Specialized, o modo Bias assemelha-se a esse sistema se estivesse aberto. Possui dois graus para cada lado, ficando rosa nos ícones superiores e deslocando-se para um lado ou para o outro. Pode ser feito manualmente na central de comando clicando rapidamente no botão central. Também pode ser gerido através da aplicação SRAM AXS.
Se gostas das suspensões mais firmes e de vez em quando gostas do sistema bloqueado, ajusta a função Bias para a direita com o botão (+) e o Flight Attendant passará o mais rápido possível do modo Open para Pedal ou do Pedal para o Lock. Se, pelo contrário, preferes que as suspensões absorvam mais, clica no botão (-) e o Flight Attendant passará mais tempo na posição Open do que Pedal ou na Pedal do que na Lock. Quando o modo Split está operativo e o Bias regulado para o lado positivo, as suspensões terão tendência para o Pedal-Lock, e com o Bias negativo a tendência será Open-Pedal.
Modo Override: é um atalho pré-estabelecido que faz "saltar" as suspensões diretamente para o Open, Pedal ou Lock, podendo este pormenor ser escolhido através da aplicação. Para executar este modo, é preciso ter um comando Pod AXS adicional no guiador, permitindo passar diretamente para uma das três posições clicando num dos botões do comando, permanecendo nessa posição até a desativares, bastando para tal clicar novamente no botão.
Este modo é bastante útil, por exemplo, quando queremos ter a certeza de que a suspensão estará num modo específico numa zona técnica ou numa subida explosiva.
Neste Override, a parte superior da central fica cor de laranja, ficando configurado de sére na posição Lock. Não é necessário usá-lo nem modificá-lo para que o Flight Attendant funcione automaticamente, portanto podemos prescindir do segundo Pod. Se o usares e modificares, através da aplicação SRAM AXS podes decidir com que botão queres executar a ordem e se o click vai ser curto, médio ou longo.
Modo manual: anula o automatismo das suspensões e és tu quem decide que posição escolher, tal como se utilizasses uma suspensão convencional e sempre seguindo o ciclo Open, Pedal, Lock, Open, Pedal, Lock... O ideal é fazê-lo com um comando Pod adicional, mas também podes recorrer aos botões da central. Quando este modo estiver ativo, as cores dos ícones ficam vermelhas.
Modo Safe: quando o sistema fica sem bateria, por defeito passa para este modo de segurança, iluminando os três ícones superiores em amarelo. As suspensões passam para o modo Open e permanecem abertas até que o sistema volte a ter bateria suficiente.
Por falar em baterias, são exatamente as mesmas usadas nas transmissões SRAM AXS, portanto podem ser retiradas e carregadas sem qualquer problema. A RockShox estima que têm uma autonomia de entre 20 a 30 horas. Tal como os componentes AXS da transmissão, podemos clicar no botão AXS e conhecer o estado da carga ou aceder à aplicação e comprovar a percentagem.
Modo busca: quando o Flight Attendant não encontra algum dos componentes que deveria estar emparelhado, a central de comando mostra vários ícones a amarelo. Por vezes basta um componente ter entrado em modo repouso, sem bateria ou desconfigurado para isto acontecer.
PORMENORES A TER EM CONTA
Uma das virtudes do Flight Attendant é que que não precisa de fios e cada componente é independente, portanto não precisam de estar fisicamente unidos. Também não é preciso um quadro específico, portanto pode ser montado em praticamente todos.
Amortecedor RockShox SIDLuxe Ultimate Flight Attendant
Suspensão RockShox SID SL Ultimate Flight Attendant
Suspensão RockShox SID Ultimate Flight Attendant
O sistema Flight Attendant já está equipado em várias bicicletas e também pode ser comprado à parte. No site da RockShox podes comprovar se a tua suspensão atual é compatível, já que é possível comprar o cartucho Charger Race Day 2 Flight Attendant e assim atualizar as suspensões Sid ou Sid SL de 2024 em diante.
O sistema pesa 220 gramas e custa 780 euros mais os respetivos componentes, dependendo do modelo da suspensão e das medidas do amortecedor.
Com esta inovação, a RockShox mudou o paradigma nas suspensões eletrónicas de XC, com um sistema automático que se adapta às necessidades dos consumidores, causando menos fadiga, mais eficiência, velocidade e diversão.
Trata-se de um sistema fácil e intuitivo, além de personalizável. Não se trata de inteligência artificial pura e dura, mas por vezes parece que sabe o que estamos a fazer quase por magia. Será este o início de uma nova era?