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Flight Attendant: a Inteligência Artificial da RockShox chega ao XC

A RockShox implementou a sua tecnologia Flight Attendant no segmento de cross country, revolucionando esta disciplina com suspensões eletrónicas que modificam o seu comportamento automaticamente em função dos "inputs" que recebe.

JOSE LUIS ARCE. FOTOS: CÉSAR CABRERA

Flight Attendant, a Inteligência Artificial da RockShox chega ao XC
Flight Attendant, a Inteligência Artificial da RockShox chega ao XC

Numa época em que ouvimos falar constantemente de Inteligência Artificial, a RockShox deu um passo em frente usando-a na sua tecnologia Flight Attendant. Este sistema já existia nas bicicletas de Trail, All Mountain e Enduro, e graças à proliferação dos potenciómetros, foi aperfeiçoado e implementado no XC. O resultado são suspensões eletrónicas que modificam o seu comportamento automaticamente em função dos inputs que recebe. 

1 Accion Specialized Epics (12)

Durante a última temporada, vimos quatro equipas de topo a competir com esta tecnologia: Scott-SRAM, Canyon Cllctv, Trek Factory Racing e Specialized Factory Racing. Os seus amortecedores e suspensões tinham umas pequenas caixas com luzes na parte superior. 

Um conjunto de sensores comandados por uma central, recorrendo a um novo algoritmo, fazem com que as suspensões atuem automaticamente em função das nossas necessidades, interpretando e decidindo em milésimos de segundo a melhor configuração possível. 

2 Estdio Specialized Epic (20)

Este sistema está equipado em suspensões RockShox SID e amortecedores SIDLuxe com três posições (open, pedal e lock). O Flight Attendant analisa vários dados e na prática determina que posição é a mais eficiente em determinada ocasião.

Se estás familiarizado com o Brain da Specialized, seria como uma espécie de super evolução deste sistema. É mais inteligente e capacitado, além de ter um espectro de ação maior. Se estás habituado a usar bicicletas com botões de três posições, seria como se a bicicleta escolhesse por ti o mais conveniente. Assim não tens de te preocupar em acionar o controlo do sistema de amortecimento, só tens de te focar nos trilhos, pedalando, travando e alterando as mudanças. Segundo os dados da marca, isto torna o utilizador 1,8% mais rápido, o que corresponde a uma vantagem de mais de um minuto e meio numa prova de cross country de 1h30. Agora imagina em provas mais longas. 

Na histórica 34ª vitória de Nino Schurter na Taça do Mundo, o sistema Flight Attendant alterou a compressão das suas suspensões 1.325 vezes sem que o campeão suíço tivesse de mexer um dedo nas suspensões, focando-se na condução da bicicleta. Isto reduz a fadiga mental, ao não serem tomadas decisões a quente. 

3 Nino Schurter Lenzerheide

O Flight Attendant fez alterações nas suspensões do Nino em milésimas de segundo. Tivemos a oportunidade de testar em exclusivo este sistema na nova Specialized S-Works Epic 8 que acabou de ser apresentada em simultâneo com esta tecnologia da RockShox. 

Já sabíamos como é que funciona dado que, como já deves ter lido na revista BIKE, já testámos a versão anterior do Flight Attendant, mas agora, com a atualização do algoritmo, muitas coisas mudaram. 

4 Accion Specialized Epics (14)

Graças a inúmeros sensores e acelerómetros, a central de comando consegue saber se a bicicleta está numa subida ou numa descida. Também consegue saber se estamos a passar numa zona com piso irregular, se estamos numa curva, a pedalar em pé ou a sprintar. Os sensores também conseguem reconhecer que desmultiplicação está engrenada, se estamos a pedalar ou não e a que intensidade. 

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Portanto, por esta altura já deves imaginar que componentes são necessários para este sistema funcionar: suspensão, amortecedor e um sensor de pedalada. Se adicionares uma transmissão eletrónica SRAM AXS e um comando AXS Pod, a precisão aumenta significativamente. 

6 Sensores FA

O espigão de selim telescópico RockShox Reverb AXS não interfere nos cálculos do Flight Attendant, pelo menos por enquanto, portanto podes usar um espigão tradicional. E se estás na dúvida se é possível usar o Flight Attendant com uma transmissão mecânica, a resposta é sim, mas o algoritmo ficará com acesso a menos informações e o sistema não mostrará todo o seu potencial. 

A NOSSA EXPERIÊNCIA COM O SISTEMA

Começámos a testar este sistema no Chile num percurso de cross country preparado por Martin Vidaurre, atleta que corre pela equipa Specialized Factory Racing. Também lá estava Peter Sagan, Annika Langvad e Sofia Gómez. 

Para iniciar o sistema, primeiro é preciso criar um perfil da bicicleta equipada com o Flight Attendant na aplicação SRAM AXS e depois emparelhar todos os componentes. Após ajustar a bicicleta ao nosso gosto e de confirmar a pressão dos pneus e a pré-carga das suspensões, fomos pedalar com estas ilustres figuras do BTT internacional. 

Pedalámos em todo o tipo de terrenos e com uma grande variedade de situações (subidas, descidas, sprints, saltos, zonas com pedra, zonas mais rolantes...) e rapidamente nos apercebemos de que a bicicleta responde sozinha a todas estas circunstâncias. 

Como o Flight Attendant conta com o sistema Adaptative Ride Dynamics, analisa continuamente a forma como andamos, personalizando as nossas suspensões de acordo com o nosso estilo e esforço. Para tal, define quatro níveis de esforço que são mostrados na parte inferior da central: muito alto (amarelo), alto (vermelho), médio (verde), baixo (azul). 

7 Intensidades FA

Quanto mais andarmos com o Flight Attendant, mais ele sabe de nós, personalizando e ajustando o seu funcionamento, ficando com a informação das oito melhores voltas (e não das últimas oito voltas). Tudo isto acontece de forma automática, sem termos de fazer nada, mas o Flight Attendant também permite personalizar quase todos os parâmetros, incluindo o nível de esforço de cada zona, que pode ser modificado através da aplicação para o smartphone SRAM AXS, embora estes dados estejam presentes em watts e não em zonas de treino. Portanto não precisas de conhecer o teu limiar de potência funcional nem fazer nenhum teste. O Flight Attendant utiliza outros parâmetros para valorizar a nossa intensidade. 

8 Effort Zones

POSIÇÕES

A suspensão RockShox SID e o amortecedor RockShox SIDluXe contam com três passagens de óleo, que o Flight Attendant seleciona consoante os dados que recolhe:

Posição Open (aberto): as suspensões ficam completamente ativas e oferecem todo o curso e sensibilidade. Principalmente para enfrentar zonas rápidas e descidas. 

Neste caso o Flight Attendant percebe que há muitos impactos provenientes do solo, ou que a bicicleta está inclinada, ficando a roda dianteira debaixo da traseira, e reconhece haver movimentos laterais. 

9 AUTO OPEN

 

Posição Pedal (plataforma de pedalada): a sensibilidade da suspensão e do amortecedor fica restringida. O sistema fecha o circuito hidráulico, para minimizar a oscilação do sistema de amortecimento, permitindo pedalar com mais eficiência em zonas técnicas em plano ou em subidas que requerem tração. Neste caso, o Flight Attendant recebe alguns impactos do terreno, mas com menos intensidade. Além disso, as rodas estão equilibradas. 

10 AUTO PEDAL

Posição Lock (bloqueado): as suspensões ficam sem se mexer, não comprimem e ficam literalmente bloqueadas. Isto acontece quando o Flight Attendant nota que a bicicleta está a rolar numa susperfície plana, como asfalto ou estradão compacto. A intensidade de pedalada é alta ou muito alta e a roda dianteira está ao mesmo nível da traseira ou acima da traseira.  

11 AUTO LOCK

Posição Split (fracionado): neste caso, a posição da suspensão é distinta da do amortecedor. Quando a suspensão está na posição Open, o amortecedor está na Pedal e se a suspensão está na Pedal, o amortecedor está na Lock. Por defeito, o amortecedor estará sempre na posição mais firme do que a suspensão. Está programado desta forma e não é possível inverter esta ordem. 

MODOS

O mais habitual e recomendável é que deixes que o Flight Attendant trabalhe sozinho no modo automático, embora existam outros modos que podemos personalizar. 

Modo automático: o Adaptive Ride Dynamics atua quando o Flight Attendant está no modo automático e ajusta as suspensões a alguma das suas três posições. Este modo é identificável na central quando os ícones superiores apresentam a cor verde. 

Quando a intensidade é máxima (zona Sprint), o Adaptative Ride Dynamics faz com que o sistema bloqueie as suspensões. Quando deteta que alcançámos a nossa zona de alta intensidade, faz com que as suspensões fiquem mais firmes. Se a nossa intensidade diminuir para a zona média, equilibra em termos de conforto e eficiência. Mas se rolarmos a baixa intensidade, busca o conforto e a sensibilidade. 

12 Adapative Ride Dynamicsº

Modo Bias: se mesmo assim, as suspensões não se comportarem como gostarias, existe a opção Bias, que configura o sistema para que abra ou feche. As passagens do óleo não são modificadas, ou seja, o comportamento das suspensões será o mesmo no Open, Pedal ou Lock, mas o sistema terá tendência a passar mais ou menos tempo em cada posição para fazer prevalecer a tua prioridade. 

Se já utilizaste o sistema Brain da Specialized, o modo Bias assemelha-se a esse sistema se estivesse aberto. Possui dois graus para cada lado, ficando rosa nos ícones superiores e deslocando-se para um lado ou para o outro. Pode ser feito manualmente na central de comando clicando rapidamente no botão central. Também pode ser gerido através da aplicação SRAM AXS. 

13 BIAS

Se gostas das suspensões mais firmes e de vez em quando gostas do sistema bloqueado, ajusta a função Bias para a direita com o botão (+) e o Flight Attendant passará o mais rápido possível do modo Open para Pedal ou do Pedal para o Lock. Se, pelo contrário, preferes que as suspensões absorvam mais, clica no botão (-) e o Flight Attendant passará mais tempo na posição Open do que Pedal ou na Pedal do que na Lock. Quando o modo Split está operativo e o Bias regulado para o lado positivo, as suspensões terão tendência para o Pedal-Lock, e com o Bias negativo a tendência será Open-Pedal.

14 BIAS ZERO   TWO NEG   TWO POS

Modo Override: é um atalho pré-estabelecido que faz "saltar" as suspensões diretamente para o Open, Pedal ou Lock, podendo este pormenor ser escolhido através da aplicação. Para executar este modo, é preciso ter um comando Pod AXS adicional no guiador, permitindo passar diretamente para uma das três posições clicando num dos botões do comando, permanecendo nessa posição até a desativares, bastando para tal clicar novamente no botão. 

Este modo é bastante útil, por exemplo, quando queremos ter a certeza de que a suspensão estará num modo específico numa zona técnica ou numa subida explosiva. 

Neste Override, a parte superior da central fica cor de laranja, ficando configurado de sére na posição Lock. Não é necessário usá-lo nem modificá-lo para que o Flight Attendant funcione automaticamente, portanto podemos prescindir do segundo Pod. Se o usares e modificares, através da aplicação SRAM AXS podes decidir com que botão queres executar a ordem e se o click vai ser curto, médio ou longo. 

MANUAL OPEN + MANUAL PEDAL + MANUAL LOCK

Modo manual: anula o automatismo das suspensões e és tu quem decide que posição escolher, tal como se utilizasses uma suspensão convencional e sempre seguindo o ciclo Open, Pedal, Lock, Open, Pedal, Lock... O ideal é fazê-lo com um comando Pod adicional, mas também podes recorrer aos botões da central. Quando este modo estiver ativo, as cores dos ícones ficam vermelhas. 

15 OPEN   PEDAL   LOCK

Modo Safe: quando o sistema fica sem bateria, por defeito passa para este modo de segurança, iluminando os três ícones superiores em amarelo. As suspensões passam para o modo Open e permanecem abertas até que o sistema volte a ter bateria suficiente. 

16 SAFE

Por falar em baterias, são exatamente as mesmas usadas nas transmissões SRAM AXS, portanto podem ser retiradas e carregadas sem qualquer problema. A RockShox estima que têm uma autonomia de entre 20 a 30 horas. Tal como os componentes AXS da transmissão, podemos clicar no botão AXS e conhecer o estado da carga ou aceder à aplicação e comprovar a percentagem. 

17 Batería en la horquilla y en el amortiguador

Modo busca: quando o Flight Attendant não encontra algum dos componentes que deveria estar emparelhado, a central de comando mostra vários ícones a amarelo. Por vezes basta um componente ter entrado em modo repouso, sem bateria ou desconfigurado para isto acontecer. 

18 SEARCH

PORMENORES A TER EM CONTA

Uma das virtudes do Flight Attendant é que que não precisa de fios e cada componente é independente, portanto não precisam de estar fisicamente unidos. Também não é preciso um quadro específico, portanto pode ser montado em praticamente todos. 

19 RS SID UFA

Amortecedor RockShox SIDLuxe Ultimate Flight Attendant

20 RS SID ULT FA

Suspensão RockShox SID SL Ultimate Flight Attendant

21 RS SID SL ULT FA

Suspensão RockShox SID Ultimate Flight Attendant

O sistema Flight Attendant já está equipado em várias bicicletas e também pode ser comprado à parte. No site da RockShox podes comprovar se a tua suspensão atual é compatível, já que é possível comprar o cartucho Charger Race Day 2 Flight Attendant e assim atualizar as suspensões Sid ou Sid SL de 2024 em diante. 

O sistema pesa 220 gramas e custa 780 euros mais os respetivos componentes, dependendo do modelo da suspensão e das medidas do amortecedor. 

Tabla RockShox Flight Attendant

Com esta inovação, a RockShox mudou o paradigma nas suspensões eletrónicas de XC, com um sistema automático que se adapta às necessidades dos consumidores, causando menos fadiga, mais eficiência, velocidade e diversão. 

Trata-se de um sistema fácil e intuitivo, além de personalizável. Não se trata de inteligência artificial pura e dura, mas por vezes parece que sabe o que estamos a fazer quase por magia. Será este o início de uma nova era? 

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