- Na lista de equipas UCI WorldTeam encontramos três marcas de bicicletas que patrocinam mais do que uma equipa: a Canyon, que patrocina a Movistar e a Alpecin-Deceuninck, a Specialized, que patrocina a Red Bull e a Soudal, e a Wilier, que patrocina a Astana e a Groupama.
- As marcas que apostam num modelo em vez de dois - aerodinâmica e trepadora - estão em minoria esta temporada (8 contra 10), no entanto poderemos estar a aproximar-nos de um empate após a apresentação de uma das marcas que mais apostou em dois modelos diferentes.
- Quanto às transmissões, a Campagnolo está fora do WorldTour. As equipas só usam Shimano Dura Ace Di2 ou SRAM Red AXS eTap.
- Algumas equipas em etapas planas ou com pouco acumulado de subida optam por transmissões monoprato com o objetivo de baixar o peso e obter vantagens aerodinâmicas.
- Todas as bicicletas adotam travões de disco, excepto um ou outro modelo de contrarrelógio que continua com travões de aro.
- Quanto às rodas, a Shimano está presente em cinco equipas - Alpecin, Groupama, INEOS, Soudal e Team DSM -, a Vision está em quatro - Arkéa, Astana, Bahrain e EF Education - e a Roval (marca da Specialized) em duas - Red Bull e Soudal -.
- Nos pneus, a Vittoria e a Continental são as marcas mais usadas. Ambas estão em sete equipas, depois a Specialized patrocina duas equipas e a Michelin bem como a Pirelli patrocinam uma cada.
- A maior parte das equipa adota o sistema tubeless - sem câmaras de ar - excepto em alguns casos as equipas patrocinadas pela Specialized, que continuam a usar câmara de ar. Poucos são os casos que ainda usam pneus tubulares.
- Esta temporada os selins mais usados são Prologo - estão presentes em sete equipas -. Segue-se a Selle Italia e a Fizik, com três, a Specialized, com duas e a Bontrager, Syncros e Cadex com uma equipa cada.
- Quanto a componentes, como o avanço e guiador, praticamente todas as equipas montam cockpits integrados. A FSA é a única marca que não fabrica bicicletas que está presente neste campo (neste caso nas bicicletas Merida).
- Como é habitual, as provas são o palco ideal para testar quadros, forquetas, componentes, acessórios e mesmo vestuário, capacetes e sapatos. Geralmente antes da Volta a França são apresentados modelos que foram testados durante meses nas provas WorldTour que decorreram nos meses que antecederam.
AS BICICLETAS E COMPONENTES DAS 18 EQUIPAS UCI WT 2024
[NR] Desde o início da Volta a França a denominação oficial da equipa é Red Bull - BORA - hansgrohe.
[NR] Desde o início da Volta a França a equipa está a usar a nova versão da Madone. Vê aqui.