comitium

Apple poderá estar a caminho do World Tour

O ciclismo, sobretudo o de alto nível e aquele que tem mais visibilidade, é bastante apetecível para as grandes marcas, mesmo para as que nada têm a ver com o desporto. Agora chegou a vez de a Apple estar a ponderar o patrocínio de uma equipa, tendo a Jumbo-Visma reunido com o seu CEO.

Carlos Pinto. Foto: A.S.O./Charly Lopez

A.S.O. Charly Lopez
A.S.O. Charly Lopez

Patrocinar uma equipa World Tour não é barato, mas a visibilidade é enorme. Há inúmeras marcas que nada têm a ver com a modalidade, mas que aproveitam o mediatismo e a paixão dos fãs para gerar mais leads. Há também o chamado "sportswashing", ou seja, empresas, entidades e mesmo países que patrocinam equipas desportivas para melhorar a sua reputação. O ciclismo é uma das modalidades que mais sportswashing atrai e isso não é novidade para ninguém.

No caso das empresas tecnológicas, o World Tour é extremamente atrativo devido à capacidade de testar na condições mais extremas algumas tecnologias e produtos. A Garmin faz isso constantemente e agora aparentemente a Apple está a ponderar entrar no mundo do ciclismo, sobretudo após a vitória do conterrâneo Sepp Kuss na Volta a Espanha.

O responsável máximo da Apple esteve reunido com os responsáveis da Jumbo-Visma e embora não tenha sido confirmado nenhum acordo, sabemos que a equipa neerlandesa não dá nenhum ponto sem nó.

Em termos de relevância, a Apple poderia pura e simplesmente apostar numa equipa norte-americana, como a Lidl-Trek, mas como é do conhecimento geral, a Jumbo-Visma usa as mais avançadas tecnologias e métodos de treino.

A Apple sabe que existem várias empresas a crescer no ramo do desporto e da monitorização dos resultados desportivos (quer amadores, quer profissionais). Através de aplicações ou gadgets avaliam o descanso, as calorias consumidas, com indicação de dicas personalizadas, sugestões de treinos, etc. A Whoop e a Garmin são as que mais se destacam, mas o potencial é enorme.

Para além disso, a aplicação Saúde do sistema operativo exclusivo da Apple (o iOS) poderá não estar a ter o sucesso que se antecipava e apoiar uma equipa de alto nível como esta pode fornecer inputs valiosos para os programadores da empresa norte-americana. 

Veremos quais são as intenções da Apple e se de facto o "casamento" entre a empresa americana e a equipa neerlandesa é finalmente consumado. 

Arquivado em:

Amazon é o novo patrocinador da Jumbo Visma,  mas fusão com a Soudal Quick Step ainda é viável

Relacionado

Amazon é o novo patrocinador da Jumbo-Visma, mas fusão com a Soudal-Quick Step ainda é viável

Aplicação Sigma RIDE passa a ser compatível com Apple Health

Relacionado

Aplicação Sigma RIDE passa a ser compatível com Apple Health

Roglic vai deixar a Jumbo Visma

Relacionado

Roglic vai deixar a Jumbo-Visma

Os ciclistas da Jumbo Visma no pódio em Madrid

Relacionado

Quanto vai receber a Jumbo-Visma pela vitória na Vuelta?

A impressionante história da Jumbo Visma

Relacionado

A impressionante história da Jumbo-Visma

Revista CICLISMO A FUNDO nº12 já nas bancas

Relacionado

Revista CICLISMO A FUNDO nº12 já nas bancas