Quando escrevemos aqui no site um artigo sobre as diferentes transmissões que já existiram e existem no mercado, terminámos referindo a possibilidade de os motores elétricos integrarem este tipo de transmissões internas. A Shimano patenteou recentemente um sistema chamado "Sliding Component and Bicycle Internal Transmission Device" que nos dá algumas pistas acerca de quais serão os próximos passos da marca japonesa nos próximos anos e que poderão implicar uma revolução no mundo das transmissões. Não nos podemos esquecer de que uma das grandes fontes de receita deste gigante da indústria são os desviadores e as cassetes.
Com um sistema integrado, a Shimano pode estar a dar um passo em frente em termos de tecnologia face aos fabricantes atuais de transmissões para ebikes. Além disso, pode estar a colocar em cima da mesa a sua capacidade de inovação perante a mais do que previsível chegada de empresas multinacionais de grande dimensão ao setor das bicicletas.
Em vez de usar a tecnologia herdada dos seus cubos com desmultiplicação integrada como os Nexus ou Alfine, parece que a Shimano está a desenvolver um sistema que nos faz lembrar o mítico protótipo Honda NR01, contando com duas cassetes e uma corrente que modifica a engrenagem através de um desviador, de modo a combinar 13 velocidades no total.
Isto, como dissemos, pode ser apenas uma orientação ainda longe de ser um produto definitivo, já que a sua construção implicaria dimensões algo generosas (um dos carretos teria de deslizar lateralmente), bem como a necessidade de um quadro específico, ou seja, coisas que se afastam um pouco da linha de trabalho realizada pela Shimano em matéria de motores nos últimos anos.
NOVO MOTOR DA SHIMANO
De facto, a Shimano já tem quase preparado o seu novo motor para pedelec, que chegará pouco depois do seu sistema para bicicletas de estrada que, com quase toda a certeza, veremos na Primavera. O novo Steps 2020 manterá a versão atual de duas fixações ao quadro, pelo que os fabricantes poderão continuar a manter os modelos atuais com a nova motorização. Não nos devemos esquecer que o motor japonês é o mais compacto e foi o primeiro a conferir um factor Q igual ao de uma bicicleta tradicional.
Este novo motor mantém os três modos de funcionamento (Eco, Trail e Boost), contudo quase de certeza que os manípulos tipo gatilho vão desaparecer, passando a usar botões, tal como já é feito no Steps 7000. E embora a Shimano não confirme, o tamanho do motor deverá ser ainda mais pequeno, proporcionando uma distância livre ao solo maior.
O ecrã continua com a sua aparência atual, e não se descarta a hipótese de a Shimano incorporar uma ferramenta específica para que os fabricantes possam personalizar os seus motores ao estilo do Mission Control desenvolvido pela Specialized, o que, a ser verdade, seria uma grande machadada para a Bosch pois o seu seu kit não permite ser personalizado.