comitium

Federação vai criar um Centro Nacional de Formação de Ciclismo

Segundo o Plano de atividades e orçamentos 2019, vai ser criado um Centro Nacional de Formação de Ciclismo, com sede em Anadia, que visa modernizar a formação.

MOUNTAINBIKES.PT FOTO: FPC

Federação vai criar um Centro Nacional de Formação de Ciclismo
Federação vai criar um Centro Nacional de Formação de Ciclismo

Será criado o Centro Nacional de Formação de Ciclismo, no Centro de Alto Rendimento de Anadia já em 2019. A Federação Portuguesa de Ciclismo pretende tornar a formação mais moderna e eficaz, dotando-a de uma maior componente prática e aproximando-a da linha formativa da UCI.

O programa do Centro Nacional de Formação de Ciclismo será definido por uma comissão técnica e pedagógica, que também terá a missão de fazer um diagnóstico nacional do nível de formação e necessidades dos treinadores e demais agentes da modalidade. Os regulamentos de formação de treinadores e a definição do programa formativo terão em conta as diretrizes da UCI, assim como a legislação do Plano Nacional de Formação de Treinadores.

Será estabelecido um protocolo de formação com as escolas de ciclismo, equipas de estrada de cadetes, juniores e sub-23, equipas de BTT e equipas de BMX. Os treinadores das equipas atrás referidas terão obrigatoriamente de estar presentes em duas ações de formação, uma em janeiro e outra em novembro, às quais também terão de assistir os técnicos das Associações Regionais.

O calendário de cursos de formação de treinadores será desenhado de acordo com os resultados do estudo de diagnóstico. Serão realizadas ações de formação para suprir duas necessidades prementes da modalidade. Uma, para reforçar a segurança, será a de condutores de viaturas em provas de ciclismo. A outra, para potenciar o espectáculo ao vivo do ciclismo, será uma formação para “speakers” e animadores de espectáculos de rua. A melhoria da qualidade dos eventos de ciclismo passa pela capacidade de os organizadores interpretarem o conceito de cada prova e de cada troféu.

Assim, no início da época, a Federação irá organizar ações de formação, visando transmitir aos organizadores a filosofia pretendida para os eventos que integram os calendários nacionais.

Os melhores videos