Dicas e Truques

Não consegues aceder à válvula de enchimento do amortecedor?

A configuração do teu sistema de amortecimento traseiro pode dificultar o acesso à válvula do teu amortecedor para regular a pressão de ar. Qual é então a melhor solução?

1 minuto

Válvula inacessível? Qual é a melhor solução?

Alguns quadros de bicicletas de suspensão total têm sistemas que tornam difícil aceder às válvulas de controlo de pressão dos amortecedores. Ou devido ao design dos próprios quadros, ou porque em alguns tamanhos (sobretudo o XS e o S) os engenheiros não tiveram esse pormenor em conta. Nós próprios chegámos a alertar várias marcas para esse problema.

A consequência é óbvia: como o alojamento do amortecedor é num local de difícil acesso, por vezes é quase impossível aceder à válvula Schraeder para ajustar a pressão. Mas a indústria das bicicletas está sempre em constante evolução e já existem algumas soluções, como adaptadores ou extensores de válvula que podemos encontrar sem dificuldade em lojas físicas em Portugal ou mesmo na internet.

Aliás, existem extensores de válvula Schraeder derivados do mundo do motociclismo ou do mundo automóvel que podemos ver à venda em qualquer retalho especializado. No entanto, preferimos outras soluções mais leves e adaptadas de raíz para o mundo das bicicletas. 

Estes extensores também existem para válvula Presta (a válvula fina), mas neste caso estão pensados para as rodas que, dado o seu perfil, tornam difícil o acesso da bomba à válvula, um problema que é mais comum nas rodas de perfil alto das bicicletas de estrada e de triatlo/contrarrelógio.

Pela nossa experiência, sugerimos outra solução: um adaptador para bomba de pressão. Por exemplo, o Topeak Pressure-Rite, com rosca a 90 graus que facilita o ajuste da pressão em amortecedores "complicados". 

Etiquetas:

Relacionados