Sim, também nós já passámos esse calvário e sabemos como é frustrante. Segue estas dicas e verás que resolves o problema.
1 - Tubeless
Primeiro, deves instalar um kit Tubeless e uns pneus Tubeless. Se possível, escolhe uns que tenham os flancos protegidos ou reforçados, tipo SnakeSkin da Schwalbe, ou Armadillo da Specialized. O importante é que sejam pneus com proteção reforçada antifuro.
2 - Condução
O segundo conselho é que não arrisques em demasia nas descidas. Procura escolher um caminho que te permita evitar as rochas ou raízes mais complicadas, e utiliza os teus braços e pernas como se fossem uma suspensão adicional. Se estiveres muito rígido, toda a energia dos impactos será absorvida pelos elementos da bicicleta. Contudo, se utilizares os teus cotovelos e joelhos como se fossem uma mola, isso reduzirá a violência nos impactos, deste modo os pneus e câmaras sofrerão menos. Se o fizeres, descerás mais rápido, com mais segurança e com menos avarias.
3 - Instala uma mouse
Como medida adicional, podes instalar uma mousse no interior do pneu, o clássico tubo de espuma que evita que este tipo de furos aconteça, além de proteger os aros.