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Vedar um pneu tubeless: o truque que pode marcar a diferença

Conseguir que um pneu tubeless fique bem vedado no aro, especialmente se é novo, por vezes é algo complicado. Este truque pode ajudar-te sem a necessidade de utilizar acessórios específicos.

Miguel Lorenzo

Vedar um pneu tubeless: o truque que pode marcar a diferença
Vedar um pneu tubeless: o truque que pode marcar a diferença

Quando estreamos um pneu tubeless, ou quando passamos do sistema de câmara de ar para o tubeless utilizando um sistema compatível, existe um momento crítico que, com frequência, marca a diferença entre o sucesso e o fracasso. Se és leitor da revista BIKE Portugal certamente já leste os nossos artigos mais extensos, onde explicamos, passo por passo, como deves proceder para montar adequadamente um tubeless, mas neste artigo iremos focar-nos nos pontos chave, ou seja, quando enchemos pela primeira vez um tubeless, para que ele fique devidamente vedado.

Convém ter a noção de que, mesmo que esteja tudo bem instalado, com a válvula específica, o aro devidamente selado e o pneu montado, o ar pode sair pura e simplesmente porque os flancos do pneu não estão devidamente encaixados no rebordo interior do aro, deixando assim espaço para o ar sair. O paradoxo é que é precisamente o fluxo de ar que faz com que o pneu "vá ao seu sítio", vedando os possíveis locais de fuga. Para conseguir que fique bem vedado é necessário aplicar um grande volume de ar em pouco tempo, ou seja, um grande caudal, algo que conseguimos fazer facilmente com um compressor, com uma botija de CO2, ou com uma bomba de oficina com reservatório de alta pressão (várias marcas vendem este tipo de bombas).

E se não tivermos nada disto? Não conseguiremos vedar? Não desesperes, o nosso truque serve para isso mesmo. Não é infalível, mas tem altas probabilidades de funcionar e no nosso caso funcionou na maioria das vezes. Por exemplo, acabámos de fazer um comparativo de pneus (testámos cerca de 20 modelos diferentes) e o truque funcionou em 18 dos pneus (vais poder ler este comparativo na edição nº18 da revista BIKE, a qual estará nas bancas em Abril e Maio). Apenas precisas da ferramenta que retira o obus da válvula (é a mesma ferramenta que se usa para voltar a colocar líquido selante no pneu) e uma bomba de pé (ou bomba de oficina, pois é o mesmo).

Vedar um pneu tubeless: o truque que pode marcar a diferença

Esta pequena ferramenta permite extrair o obus da válvula Presta. Podes adquiri-la em qualquer loja de bicicletas.

O objetivo é aumentar o caudal (ou fluxo do ar) e para isso o melhor é retirar o obus da válvula.

Vedar um pneu tubeless: o truque que pode marcar a diferença

Válvula sem o obus

A parte má deste processo é que com o obus retirado, algumas bombas de pé (devido ao bocal standard) não vão conseguir vedar corretamente, por isso o truque consiste em retirar esse bocal, deixando o tubo sem nada (vê a imagem inferior), inserindo o tubo diretamente na válvula. O tubo da bomba de pé costuma encaixar bem na válvula. Se a tua bomba tem um tubo mais largo, fazendo com que o ar saia, podes usar uma abraçadeira (zip tie) para evitar que isso aconteça.

Vedar um pneu tubeless: o truque que pode marcar a diferença

É necessário desmontar o bocal do tubo da bomba de ar

Vedar um pneu tubeless: o truque que pode marcar a diferença

O tubo deve ficar assim: completamente "nu". Lembra-te da posição das borrachas pois convém voltar a montá-las depois de tudo feito.

Desta maneira será mais eficaz e rápido encher o pneu. Só precisas de ser ágil a bombear o ar e garantimos-te que existem altas probabilidades de conseguires vedar o pneu. Logo que o conseguires (vais ouvir alguns estalos, o que significa que os flancos do pneu estão a acamar no rebordo interno do aro) aproveita para encher acima da pressão habitual recomendada, pois isso garantirá que o pneu vede completamente e fique centrado no aro.

Vedar um pneu tubeless: o truque que pode marcar a diferença

Após colocares o tubo diretamente na válvula enche com rapidez. Se o fizeres, vedarás o pneu.

Quando o pneu estiver vedado e retirares o tubo da válvula, evidentemente perderá todo o ar (pois a válvula está sem o obus). Mas isso não é problema, pois o pneu já estará devidamente vedado. Basta voltar a colocar as borrachas que retirámos do tubo da bomba de ar (ou seja, as peças que compõem o bocal) e voltar a colocar o obus na válvula (aperta-o devidamente), enchendo logo a seguir o pneu. Antes, podes aproveitar para colocar líquido selante através da válvula (sem o obus).

Conselho nº1: se não conseguires vedar o pneu, experimenta (manualmente) empurrar o pneu para o rebordo do aro dos dois lados. Isto ajudará o pneu a encaixar na posição correta.

Conselho nº2: se a tua bomba de ar não permite desmontar o bocal, pode ser que tenhas na arrecadação ou garagem uma bomba velha que já não uses e que possas sacrificar cortando o tubo (para eliminar o bocal).

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Mecânica

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